Tuesday, April 22, 2025

Mein Schiff 3

 

Mein Schiff 3 em mais uma escala em Lisboa, com a ponte Vasco da Gama, como pano de fundo no estuário do rio Tejo. O Mein Schiff 3 atracou em Santa Apolónia, proveniente de Ponta Delgada e saiu com destino a Leixões pelas 19h. Está a realizar um cruzeiro com partida e chegada a Bremerhaven, com a duração de 28 dias, em que se incluiu ainda a passagem pela ilha da Madeira, Canárias e Cabo Verde.
Pela popa do Mein Schiff 3 vemos o paquete Funchal e pela proa o pequeno navio de cruzeiros fluviais S. Jorge, um ex-Transtejo.

Monday, April 21, 2025

NYK Rigel e Marina L



Foram estes os dois porta contentores que estavam no terminal de Alcântara aquando da descida do Tejo pelo navio Norwegian Star. O NYK Rigel, chegou a Lisboa no passado Domingo, tendo permanecido até ao dia de hoje em porto. Daqui saiu com destino ao porto Francês de Le Havre. Havia tido procedência de Roterdão. Anteriormente esteve em Southampton, vindo da América. Faz parte dos navios que efectuam as trocas comerciais com os EUA, na agora muito em vouga, guerra comercial, liderada pelo líder dos EUA.
O NYK Rigel, já não é um navio novo, data de 2009. Tem o IMO 9416977 e navega com a bandeira do Panamá. Consegue transportar 4888 TEUS, ao longo dos seus 294,12m de comprimento e 32,2m de largura. É uma construção do estaleiro da Hynday Samho Heavy Industries, na Coreia do Sul. Tem 55487 t GT e desta vez não estava a ostentar no casco as famosas letras NYK Line, uma vez que está ao serviço da ONE (Ocean Network Express), uma empresa formada pela NYK Line, pela K Line e pela MOL. O maior acionista da ONE, é a NYK Line, daí a presença deste navio por cá.
Já o Marina L, navio mais pequeno com capacidade de apenas 1300 TEUS, é um navio que está ao serviço da Maersk e faz a rota entre Lisboa, Tânger Med e Algeciras. Navega com o IMO 9431331, tendo sendo contruído em 2009. Tem 160,84 m de comprimento e 25,41 m de boca. Já navegou com diversos nomes nomeadamente, como Julius, Mercs Jaffna, CFS Desiree e O.M. Lenitatis. 

Norwegian Star, de regresso a Lisboa

Terminou em Lisboa as suas escalas de tournaround, o navio Norwegian Star. Deixou Lisboa no dia de hoje com destino a Leixões, num cruzeiro com início na capital Portuguesa que o levará até Southampton. Deverá regressar a Lisboa, apenas a 31 de Outubro próximo. Na primeira foto vemo-lo passar ao lado do porta contentores NYK Rigel. Abaixo um dos momentos mais extasiantes para os passageiros, a passagem por debaixo da ponte 25 de Abril, que figura na lista das mais bonitas pontes por onde passam navios de cruzeiros. 



Escala esta que coincidiu com um dia de primavera, onde a chuva marcou a sua sua presença, regando e inundando os campos.

S. Julião


O catamarã S. Julião navegando no rio Tejo, quando se avizinham novos tempos para a Transtejo Soflusa, com a entrada ao serviço dos navios elétricos que foram comprados sem baterias.

A estreia do MSC Seaside em Lisboa

 


Estreou-se hoje em Lisboa o MSC Seaside, numa viagem que o trás de Miami até Valência no seu regresso à Europa. Nesta escala teve proveniência do Funchal e como destino Gibraltar. Em Lisboa e como é habitual neste tipo de escalas, recebeu a bordo convidados e a comunicação social com o intuito de divulgar o navio e falar-se da companhia, para atrair a atenção e clientes, para este gigante que pode receber mais de 5 mil passageiros.
A par dos seus 3 irmãos, MSC Seaview, MSC Seashore, MSC Seascape, o MSC Seaside é um navio com 323 m de comprimento, 41 m de boca e 8,5m de calado. Tem 18 decks e consegue navegar a 21,3 nós, aproximadamente 40km/h. Tem 153516 t GT, e navega desde Novembro de 2017 (8 anos). Note-se que a MSC Cruzeiros é de momento uma das companhias que mais cruzeiros vende no mercado Português, uma vez que é a que tem os preços mais atrativos face aos rendimentos dos Portugueses. É também a companhia que nos últimos anos tem possibilitado que muitos portugueses naveguem e façam cruzeiros pela primeira vez, o mesmo não acontecendo com companhias de cruzeiros nacionais.

Friday, April 18, 2025

Caledonian Sky ex-Hebridean Spirit

Acima, o navio Hebridean Spirit em Abril de 2008, no porto de Lisboa, cais interior da Doca da Rocha Conde D'Óbidos. Abaixo o mesmo navio 17 anos depois, descendo o rio Tejo com o nome Caledonian Sky, no dia de hoje. 

A principal diferença que se nota no ex-Renaissance VI, Sun Viva 2 ou MegaStar Capricorn é na popa, com o desparecimento das embarcações auxiliares que o Hebridean Spirit possuia e o surgimento de um bar à popa com um toldo semi-circular a fazer lembrar uma barraca de venda de cachorros quentes nos arraiais. A chaminé continua original neste pequeno navio com capacidade para 100 passageiros. 



Abril, navios Mil

Abril e novembro são por excelência os meses de maior movimento de navios de cruzeiros no porto de Lisboa. E este ano, este mês, tem provado uma vez mais, exactamente isso. Com uma lista de escalas bem repleta com vários navios por dia a efectuar escalas em Lisboa. Hoje foi a vez o Queen Victoria, do L'Austral, Caledonian Sky e do Star Flyer. Navios pouco frequentes por cá, mas que por esta altura do ano efectuam as suas viagens posicionais e acabam por utilizar Lisboa, como porto de passagem.




O veleiro Star Flyer, foi o último a deixar Lisboa, tendo partido com destino a Portimão, já passava das 21h.

Tuesday, April 8, 2025

Wind Spirit

 

O navio de cruzeiros Wind Spirit deixando Lisboa em um fim de tarde primaveril deste mês de Abril de 2025. Saiu com destino a Gibraltar, um porto pouco comum nas saídas de Lisboa. Provavelmente navegará içando as velas nesta viagem.

Sunday, March 30, 2025

Argus




O navio Dinamarquês, Argus, fundeado no Mar da Palha em Lisboa. O Argus é um navio quebra gelos com 54 anos de idade, que é operado pela Icetugs, uma empresa que se dedica ao turismo em locais remotos. Tem 68,5 m de comprimento, 12 m de boca e um calado de 4,60m. Tem 1244 t GT, e pode receber até 48 passageiros a bordo, em 37 camarotes. A Icetugs tem escritórios na Islândia e costuma operar na Gronelândia.
 

Tuesday, March 25, 2025

O acidente da Vigorosa

Com a passagem de uma pequena tempestade em Lisboa, um dos danos causados pelos ventos fortes foi o arrastamento da grua flutuante Vigorosa, que acabou por embater na ponte cais da Matinha, destruindo parcialmente parte da ponte já em muito mau estado e por causar o afundamento parcial desta grua flutuante icónica do porto de Lisboa.
O batelão Rute, onde a grua Vigorosa costumava atracar nos últimos tempos, conforme foto abaixo e de onde terá partido arrastada pelo vento, destruindo também na sua passagem uma antiga ponte cais que já se encontrava desactivada devido ao avançado mau estado de conservação e risco de colapso.



Espera-se que a Vigorosa volte à posição vertical em breve e que possa continuar a operar no Tejo por mais alguns anos, na estiva dos graneleiros, em pleno rio.