Monday, February 17, 2025

RRS Discovery

O navio Britânico de investigação marinha, encontra-se em Lisboa, numa visita oficial de um mês. O navio deverá deixar Lisboa no próximo dia 19. Nesta visita recebeu cientistas a bordo e aproveitou para efectuar alguns trabalhos a bordo, de manutenção. O Royal Research Ship Discovery estuda o efeito dos oceanos na regulação climática. 
O Discovery navega com a bandeira, do Reino Unido com registo em Southampton. Tem cerca de 100m de comprimento e 18m de boca. Navega com o IMO 9588029 e o seu próximo porto será a ilha Grega de Creta, porto de Heraklion.

Saturday, February 8, 2025

Sultan Atasoy


O pequeno navio graneleiro Sultan Atasoy carregando cereais no terminal do Beato. O navio tem como destino o porto de Tyne. O método de carregamento deste navio também é curioso, embora seja um método frequentemente utilizado neste terminal. Os camiões com báscula descarregam para um funil num tapete de carga que por sua vez descarrega directamente no porão do navio.
O Sultan Atasoy navega com o IMO 9565467, e teve proveniêmcia do porto de Setúbal. É um navio de 2010, com 109 m de comprimento e 16 m de boca. Navega com  a bandeira da Monróvia e tem 4807 t GT. Pode carregar 8632m³ de carga nos seus porões e transportá-la a uma velocidade de 12,5 nós (aprox. 23km/h).

Novamente os Arklow's


Registo de mais dois navios Arklow a operar no porto de Lisboa, ambos no terminal do Beato. A Arklow é uma das mais assíduas companhias que opera neste terminal. Aqui carregam sobretudo cimento e grãos com destino ao Reino Unido. Acima o Arklow Venture, e abaixo o Arklow Castle ambos navios de 2017 (8 anos) e com características muito parecidas. Ambos têm aproximadamente 87 m de comprimento e 15 m de largura. O Arklow Castle é em tudo similar ao Arklow Venture. Apenas diferem porque um opera com a bandeira Irlandesa e outro (Arklow Venture) com a bandeira Holandesa.

O Arklow Castle acima, opera com o IMO 9757101e o Arklow Venture abaixo com o IMO 9772589. São navios recentes com um design de proa arrojado e que são a verdadeira imagem dos cargueiros. Operam em rotas curtas e têm dimensões que lhes permitem navegar em rios e canais interiores pela Europa, permitindo-lhes chegar mais  perto dos centros de produção das matérias primas que transportam, algo que navios maiores não conseguem fazer. De qualquer forma não deixa sempre de impressionar como é que estes navios pequenos conseguem navegar em oceano aberto, exemplo do Arklow Venture com uma linha de água tão curta como a foto abaixo mostra...

Sunday, January 26, 2025

Zakynthos


O navio de bancas Zakynthos, continua a sua lavagem de cara no estaleiro da NavalRocha. Pormenor da sua asa da ponte com o nome bem visível a bombordo.
 

Amor da Ilha e Avô Zuca

Duas das embarcações da Silnido que fazem a travessia da Ria Formosa entre Tavira e a Ilha de Tavira. Uma travessia de curta distância (pouco mais de uma milha náutica), operada por este tipo de emabarcações que possuem o seu auge da actividade na época de veraneio, uma vez que são a melhor opção para chegar às praias desta região de Tavira.
O Avô Zuca atracado ao lodo da embarcação Silnido. O Avô Zuca é uma embarcação do tipo trimaran do estaleiro Nautiber. Tem 17,80 m de comprimento e capacidade para até 300 passageiros. Tem 8 m de boca e está equipado com algumas comodidades como instalaões sanitárias. o seu pontal é de 2,15m. 
São retratos pouco habituais por este blogue, mas que mostram a realidade náutica do Sul do país. São uma boa opção de turismo "low-cost" mas verdadeiro e genuíno da realidade dos habitantes de Tavira. Tendencialmente este tipo de embarcações poderá vir a desaparecer nos próximos anos, pelo que ainda vale muito observá-las subindo e descendo o rio Gilão, em direcção ao mar.

Saturday, January 25, 2025

Ana Edite




A embarcação  Ana Edite a seco, em Tavira. Esta embarcação opera na Ria Formosa em Tavira. Pertence à empresa Silnido e serve sobretudo para passeios marítimo turístico na Ria Formosa na zona de Tavira.

A Empresa Silnido efetua também o transporte regular de passageiros entre Tavira, rio Gilão (centro da cidade) e a Ilha de Tavira. Faz o mesmo serviço também entre as 4 Águas e a ilha de Tavira. A diferença entre ambos os serviços é que a partida de 4 Àguas permite uma travessia da Ria mais curta, em tempo e em distância.
A Ana Edite, infelizmente tem uma dívida muito grande à estética naval...mas lá vai servindo o seu propósito. É uma construção do estaleiro Nautiber, de Vila Real de Santo António, em plástico reforçado a fibra de vidro (PRFV). Tem 9 m de comprimento, 6 m de boca, o que a faz ter um aspecto "quadrado". Tem um pontal de 1,90 m uma vez que navega em águas rasas com dois motores. Tem uma capacidade para até 105 passageiros. 

Veleiro Nave Santa Maria

O elegante veleiro Nave Santa Maria, atracado ao cais de aprestamentos do estaleiro Naval Rocha, em Lisboa. Com o IMO 6417499 o Nave Santa Maria navega desde 1964. Atualmente navega com a bandeira do Panamá e está classificado como desempenho de apoio logístico à atividade de mergulho.

Tem 50 m de comprimento por 7 m de largura e 4 m de calado. Pesa 194 t GT. Tem o casco em aço e consegue navegar até 9 nós.
Empresta a sua beleza ao Cais da Rocha até ao próximo dia 30, altura em que está previsto largar de Lisboa 

Thursday, January 23, 2025

Mount Kibo

O navio tanque Mount Kibo na ponte cais da Tanquisado, mesmo ao lado do estaleiro da Lisnave. O Mount Kibo é um navio tanque com 184,3 m de comprimento e 27,4 m de boca. Com um calado máximo de 17,2m. Tem 23313 t GT e uma capacidade de transporte de 40847 m³. Consegue navegar até 21 nós com um motor único. Tem casco duplo e navega com o IMO 9470997 desde 2010. Atualmente navega com a bandeira da Monróvia.

Sunday, January 19, 2025

Neptune Aegli e Algoberta

O navio ro-ro cargo Neptune Aegli na doca 33 da Lisnave e o navio tanque químico, Algoberta, na doca 32. 
O Neptune Aegli tem 23 anos. Mede 158,5 m de comprimento e 24,4 m de boca. Encontra-se na fase de pintura do casco. Já o Algoberta acabou de chegar a Setúbal, para alguns dias de manutenção na doca seca da Lisnave.
Tem a particularidade de ter uma rampa à popa e outra lateral também na popa. 

Musa ex-Negra Matea

 

Musa, é assim que se chama agora o ex-Negra Matea. Na foto vemo-lo atracado no estaleiro da Lisnave, na Mitrena, ao lado do navio de transportes especiais da Jumbo, o Jumbo Vision. 
Ao lado destes dois navios ainda é possível ver o casario e parte do Randgrid. O Jumbo Vision com os seus 110 m de comprimento e 21 m de boca, parece pequeno ao lado dos 183 m de comprimento e 32 m de boca do Musa.
Note-se que o Musa, é um dos navios da PDVSA (Petróleos de Venezuela), que veio para reparação na Lisnave e nunca mais regressou ao país de origem.