Monday, January 13, 2025

Zakynthos at night

 

Apenas o navio tanque Zakynthos, aguardando numa noite de inverno, a entrada na doca seca, para reparação no estaleiro NavalRocha, em Lisboa.

Sunday, January 12, 2025

Zakynthos

O navio taque Zakynthos a aguardar entrada na doca seca do Esaleiro da naval Rocha para "lavar a cara".

Svenja

 O navio de transportes especiais Svenja, com uma carga de pás eólicas, fundeado no Tejo para reabastecimento de comsbustível na sua viagem de Portsmouth para Port Louis nas ilhas Maurício (próximo de Madagáscar).

Sunday, January 5, 2025

Stadt Dresden

O navio porta contentores Stadt Dresden sendo reabastecido pelo navio tanque Galbot. O Stadt Dresden veio de Tager Med e partiu com destino a Nova Iorque. Operou no terminal de contentores de Alcântara.

O Stadt Dresden, tem o IMO 9320049. É um navio de casco duplo construído em 2006, com 221,72 m de comprimento, 29,86 m de comprimento e um calado de até 16,4m. Tem 27971 t GT, e capacidade para 2700 TEUS. Já navegou com o nome SCI Kiran. Tem 2 motores e navega até 21,9 nós de velocidade. Navega com a bandeira Portuguesa ao abrigo do registo de navios da Madeira.

Novamente o Funchal

Com o início de 2025, retomo algumas imagens do estado atual do Paquete Funchal, atracado em Lisboa. Com o futuro ainda incerto o navio permanece atracado no cais montate de Santa Apolónia, aguardando por um futuro que lhe confira mais dignidade. Lisboa despreza assim a oportunidade que muitas cidades europeias queriam, de ter um navio tão valioso transformado em hotel flutuante.

Ao Funchal já atracam os batelões de transportes fluviais que sem qualquer cuidado lhe começam a destruir o casco.
 

Saturday, January 4, 2025

Regressos da passagem de ano no Funchal


Lisboa, recebeu no dia de ontem 3 dos navios que participaram na passagem de ano no Funchal. O Spirit of Discovery, o Aurora e o Europa. Este último veio a Lisboa terminar a sua viagem e aqui dar início a um novo cruzeiro que o levará novamente ao Funchal e posteriormente ilhas Canárias. Já o Aurora e o Spirit of Discovery irão descarregar no próximo dia 6 em terras de sua majestade. O Aurora viaja para Southampton e o Spirit of Discovery para Portsmouth.




Tuesday, December 31, 2024

Iona e Bolette, passam o ano em Lisboa

Lisboa recebe no último dia do ano de 2024, os navios Iona e Bolette. Dois navios de duas companhias frequentes neste porto, a Britânica P&O Cruises e a Fred. Olsen Cruise Lines. 
Depois da meia noite, ambos deixam Lisboa. O Bolette vai terminar a presente viagem a Liverpool e o Iona continua o seu cruzeiro de Inverno pelas ilhas Canárias e Madeira.

Os navios Bolette e Iona, no último pôr do sol em Lisboa do ano de 2024, vendo-se ao fundo a ponte 25 de Abril ponto alto para a entrada e saída no porto de Lisboa.

12 navios de cruzeiros na passagem de ano do Funchal


São 12 os navios de cruzeiros que marcam presença esta noite na cidade do Funchal para a passagem de ano. Um número estonteante de turistas e riqueza que contrasta com o agravamento generalizado da probreza que se tem acentuado bastante na ilha nos últimos anos, para os cidadãos madeirenses. Note-se que a pobreza na ilha está a atingir níveis bastante preocupantes com famílias sem poder de aquisição face à venda da ilha aos turistas, ao agravamento da corrupção em todos os sectores com o sector político sendo o mais grave. Contudo festas de arromba como a passagem de ano, vendem a ideia de que esta ilha é um paraíso, o que atrai cada vez mais turistas, enriquece determinados grupos económicos liderados por clãs e agrava a pobreza dos residentes.

Os navios que marcam a sua presença no porto do Funchal esta noite são o Amera, o Queen Anne, o AIDAblu, o Borealis, o Marella Explorer, os irmãos Saga, Spirit of Adventure e Spirit of Discovery, o Europa, o Aurora, e o irmãos Mein Schiff 5 e Mein Schiff 7 e ainda o veleiro Português Santa Maria Manuela.

Saturday, December 28, 2024

Amera a caminho do Ano Novo no Funchal

O Amera ex-Prinsendam e ex-Royal Viking Sun de 1988, esteve hoje em Lisboa, numa escala de cerca de 10h de duração. Chegou por volta das 8 h de Leixões e saiu pelas 18 h com destino ao Funchal, onde será um dos 11 navios de cruzeiros que ali se reunirão para receber 2025.
O Amera que tem a curiosidade de ter perdido a sua piscina central, nesta última mudança de nome, uma vez que maioritariamente realiza viagens em climas menos propícios a banhos de piscina.
Contudo mantém a piscina de popa e mais uns acréscimos face ao seu aspecto original.

Friday, December 27, 2024

Porto de Lisboa


Uma visão diferente sobre o porto de Lisboa. Em primeiro planos o navio Funchal atracado no Cais de Santa Apolónia montante. Atrás dele os navios que abastecem as ilhas Portuguesas, neste caso o Monte Brasil e o Jaime S, ambos tiveram proveniencia do porto do Caniçal, Madeira. Ao fundo no terminal da Sotagus está o EA Noddy e por estibordo deste mais a montante o Bering Fin já no Cais do Beato. Note-se que nos últimos tempos o Cais da Sotagus foi comprado pelo Grupo Sousa em 50% tornando assim a sua posição ainda mais relevante no negócio portuário no porto de Lisboa. Do lado esquerdo da foto, vemos o que habitualmente não aparece neste blogue, a cidade de Lisboa, com a estação de Santa Apolónia, mesmo ao lado do porto, uma das principais vias rodoviárias da cidade, a Avenida Infante D. Henrique e parte da malha urbana mais próxima do rio.