Sunday, October 13, 2024

Altair

Altair, navio que aparentemente está detido em Lisboa. O Altair é um navio de carga geral, construído em 1978 (46 anos) IMO 7700001, e que está a navegar com a bandeira do Panamá. Chegou a Lisboa no passado dia 25 de Setembro vindo do Tarrafal com escala em Las Palmas de Gran Canária, e ainda não deixou Lisboa, Tem 94,21 m de comprimento, 15,42m de largura e 3086 t GT. Tem capacidade para 150 TEUS no convés, e 5493 m³ de carga. Ja navegou com os nomes Charm, até 1982, Keflavik até Janeiro de 1989,Irafoss até dezembro de 1997, e AAsfjord até agosto de 2011. Tem um duplo casco parcial em aço, e consegue atingir 8,5 nós de velocidade.

O Altair,deslocou-se do cais do Beato para o terminal da Rocha, onde se encontra atracado ao lado do Mário Ruivo, o navio de investigação do IPMA.

Kefalónia em Lisboa

O navio tanque Kefalonia, com o casco num estado menos apresentável, aguardando entrada no estaleiro da NavalRocha, para melhorar este visual. O Kefalonia é um navio da MM Marine um cliente habitual deste estaleiro e que aqui tem trazido os seus navios para diversas reparações, sobretudo pequenos navios tanque e de "bunkering". O Kefalonia, aguarda vaga na doca seca, para entrar no estaleiro, vaga que deverá acontecer na próxima quarta-feira, na doca nº 1.
 

Monte Brasil testando a grua

Depois de no últimopost sobre a docagem do Monte Brasil, termos mostrado a intervenção na grua de vante, na foto acima, no dia de ontem, fomos novamente revisitar o navio no mesmo local e estavam a decorrer os ensaios de carga da mesma grua.

Teste de carga da grua, após intervenção de reabilitação.

A carga de ensaio. 2 bolsas de água.

O ensaio decorre no meio da tampa do porão içando a carga a uma determinada altura por um certo período de tempo. Desconhece-se se existem mais testes, como sejam teste de vários ângulos de carga/lança.

Cisne Branco e Sagres em doca seca

Da esquerda para a direita: Monte Brasil, Sagres, Cisne Branco, Celtic Explorer, e atrás à direita o Mário Ruivo e o Altair.
Não é comum e até é raro, o momento em que dois grandes veleiros estão simultanemanete no estaleiro da Naval Rocha, em Lisboa. De momento encontram-se no estaleiro, os navios, Sagres e o veleiro Brasileiro, Cisne Branco. Mais curioso, o facto do Cisne Branco estar a partilhar a doca com o Celtic Explorer, um navio de investigação Irlandês, que atesta a capacidade deste estaleiro em reparar navios de todo o Mundo.


Cisne Branco

NRP Sagres




Duas estreias em Lisboa

Hoje o porto de Lisboa registou duas estreias de navios de cruzeiros, o Explora II da MSC Cruises e o Odyssey, da Villa Vie Residences, o novo conceito de casa no mar. A fazer-lhes companhia esteve o Norwegian Prima. Todos os navios têm curiosidades, O Odyssey é um navio quase em fim de vida, trata-se do ex-Braemar da Fred. Olsen Cruises. Nesta nova fase da sua vida, retoma à cor branca que tão bem lhe fica e estreia-se como o "Alojamento Local" dos mares. Se calhar ficou mais barato comprar um navio do que um edifício para esse fim. Sinais dos tempos...
Foto de Rui Agostinho

O Explora II é um navio da MSC mas para os passageiros que não comem no buffet nas taças e pratos de plástico usadas nos outros navios. Os peditórios para a Unicef não devem existir neste navio, tal como existem na restante frota.
Foto de Rui Agostinho

Já o Norwegian Prima é o irmão do Norwegian Viva que por aqui tem feito algumas escalas e foi o primeiro navio a ter uma pista de karts a bordo.


Foto de Rui Agostinho

Monday, October 7, 2024

Menos 3 navios na Transtejo

 O Madragoa no seu estado atual, na Doca 13, em Cacilhas.
A Transtejo está novamente a reduzir a sua frota de navios mais antigos, sem antes adicionar novas unidades no serviço regular de passageiros, na travessia do rio Tejo. Uma boa prática de gestão de frota e de serviço e atenção para com os passageiros, ou não...

Desta vez os navios que estão a deixar a frota são o Madragoa, o Aroeira, e o Campolide. O valor da venda e procedimentos encontram-se disponiveis no site da Transtejo.

Entretanto aguarda-se a entrada ao serviço dos navios elétricos que se espera entrem ao serviço quando Deus quiser.

O Aroeira em plena actividade em setembro de 2021.

A surpresa deste lote de venda vai para a retirada do Campolide...um dos últimos sobreviventes da travessia do Tejo entre Cacilhas e Cais do Sodré.

Thursday, October 3, 2024

Dispositivo naval da Marinha em Portimão

Parte do dispositivo naval da Marinha, em serviço no ponto de apoio naval de Portimão. Em cima podemos ver a lancha Hidra e em baixo acabada de atracar ao seu lado a Cassiopeia. Atracada ao cais está uma outra unidade que não consegui identificar desta classe de 5 lanchas iguais da Classe Argus. (Argus, Dragão, Escorpião, Cassiopeia e Hidra).
Estes navios contribuem para a dissuasão de práticas crimonosas junto à costa Sul de Portugal.

Sunday, September 29, 2024

Seabourn Sojourn em Portimão

O navio Seabourn Sojourn atracado no porto de Portimão no dia de hoje. O navio nesta sua viagem tocou em 3 portos nacionais de Norte para Sul. Leixões, Lisboa e Portimão. Saiu do Rio Arade com destino a Tânger, pelas 18h.

O Seabourn Sojourn deixa assim as viagens pelo Norte da Europa e regressa aos mares mais a Sul. Já em Portimão, a próxima escala prevista é do Emerald Sakara no próximo dia 7 de Outubro.

O Seabourn Sojourn atracado no rio Arade, espreitando o Atlântico.



Sunday, September 22, 2024

Libertas-H





O porta contentores Libertas-H deixando Lisboa, um pouco antes do Costa Favolosa com destino a Leixões.
O Libertas-H está ao serviço da OOCL. Juntamente com os navios Wec Majorelle e K-River, efectuam o serviço denominado Spain Morocco Express-SMX, que tem escalas em Lisboa e Leixões. Em Espanha escalam os portos de Vigo, Barcelona, Algeciras e Valencia. EM Marrocos, fazem escala em Tanger Med e Casablanca.

Costa Favolosa

Marcou hoje presença em Lisboa, o Costa Favolosa, no seu regresso ao Mediterrâneo, depois da operação Verão 2024, no Norte da Europa. Agora fica a efetuar viagens pelo Mediterrâneo até 13 de novembro, altura em que irá cruzar o Atlântico rumo às viagens com saída do Rio de Janeiro e Buenos Aires, até abril de 2025.