Sunday, April 28, 2024

Ventura descendo o Tejo

O Ventura realizou mais uma escala em Lisboa, na passada sexta-feira dia 26. O navio que há 16 anos visita Lisboa, já vai apresentando alguns sinais que lhe marcam as milhas navegadas ao longo destas quase 2 décadas de mar.

A chaminé azul com o logo da P&O Cruises, companhia que muito provavelmente detém o recorde de escalas em portos nacionais.

Antarctica Cruises, de passagem por Lisboa

Dois dos navios operados pela Antarctica Cruises, de regresso à Europa, efetuaram uma paragem técnica em Lisboa, basicamente para abastecimento e prosseguiram as suas viagens de Montevidéu para o Norte da Europa.
O primeiro a escalar Lisboa foi o Ocean Albatross que atracou no cais da Rocha onde o Rui Agostinho o fotografou, nos dois registos acima. O navio esteve em Lisboa umas horas na segunda-feira dia 22 de Abril. Já o Ocean Victory, visitou Lisboa, na sexta-feira dia 26 e esteve fundeado no quadro central, numa escala técnica apenas para abastecimento de combustível. Saiu pelas 18 h atrás do Norwegian Viva.




O registo destes navios é especial devido a serem dos poucos navios com proa do tipo x-bow, a operarem como navios de cruzeiros. Tipicamente estes navios operam em condições muito difíceis mas em tarefas de trabalho, não propriamente para passear turistas pelos mares gelados dos pólos.

Thursday, April 25, 2024

Atlantic Wolff

Registo da escala do ex-Aquabus Jet 1, ferry boat de 2018, de passagem por Lisboa. Este navio tem estado desde 2022 ao serviço na rota Formentera - Ibiza (30 min - 10€/pax). Anteriormente este catamarã construído pela Damen, Holandesa, que recebeu o IMO 9840013, esteve ao serviço nas Filipinas entre Kalibo-Boracay, numa rota que servia os passageiros da companhia aérea Philippine Airlines. Aí operava pela Mabuhay Maritime Express, companhia detida pela própria companhia aérea. Tem previsão de saída ao final da tarde para Santander.



Polar e Zarco



OS dois navios da Marinha Portuguesa, NRP Polar (TSP 551) e o NRP Zarco (POR 165, ex-Blaus VII), em formação ao largo de Sesimbra, zona de aprendizagem e treino militar da Marinha Portuguesa.

Monday, April 15, 2024

Ilha da Madeira de regresso ao activo

Registo da saída do porta contentores, Ilha da Madeira com destino a Ponta Delgada. Com a avaria, o navio acabou por ficar na rota dos Açores, oportunidade em que o vimos sair carregado de contentores e com alguns veículos que mostram a forma terceiro mundista como ainda se transportam veículos no espaço insular Português. Este panorama tem de mudar, esta forma de transportar veículos é obsoleta e ultrapassada. Não se pode continuar a transportar veículos para as ilhas desta forma, é urgente a existência de navios ferry na união entre as ilhas e o continente português, dando dessa forma continuidade ao espaço geográfico português melhorando e facilitando a acessibilidade sem que veículos sejam içados por gruas, para bordo de navios, para poderem viajar. Os veículos são autónomos, não precisam de gruas para entrarem num navio. O navio é que necessita ser adaptado para os poder receber veículos. 

Ainda o Nordalsfjord

Já adiou por várias vezes a sua saída de Lisboa, e o pior acabou mesmo por se confirmar. O Norddalsfjord tem mesmo uma avaria nos propulsores que o está a impedir de prosseguir viagem. No passado dia 10, foi até Cascais e voltou de novo para o cais da Rocha de onde não deverá sair antes de quinta-feira. Situações que são normais de acontecerem com máquinas novas, e que apenas carecem de ajustes e reparações para que fique tudo a trabalhar a 100%.
O Norddalsfjord atracado no Cais da Rocha Conde d'Óbidos, em Lisboa.

ARC Glória


Encontra-se atracada no Cais da Rocha Conde de Óbidos o navio embaixador da Colômbia. O navio está a receber visitantes até quarta-feira. Oportunidade para a comunidade de Colombianos que reside em Portugal, poder voltar a casa por uns instantes. A bordo pode encontrar uma feira de produtos Colombianos, incluindo café, pins, bonés, pulseiras, brincos, ímanes entre outros artigos promocionais da cultura Colombiana. O navio embaixador da Armada Nacional da República Colombiana, foi construído em Espanha, em 1966. É irmão gémeos de outros 3 embaixadores de países da America Latina, o Cuauhtémoc do México, o Simón Bolívar da Venezuela e o Guayas do Equador. Esta não é a primeira vez que este navio visita Portugal. Anteriormente já efetuou escalas em Lisboa e em outros portos nacionais, como a Horta em 2015, ou a participação na Expo 98, da qual tem uma cresta exposta a bordo.









Sunday, April 7, 2024

Norddalsfjord


Registo do ferry de tráfego local, Norddalsfjord que ainda continua por Lisboa, muito possivelmente aguardando melhores condições de mar que o levem até à Noruega. 

Amadea (ex-Asuka)

Esteve hoje em Lisboa, numa curta escala o Amadea. Saiu de Lisboa pelas 14:30h com destino a Bremerhaven, depois de ter vindo de Bridgetown em Barbados. Um verdadeiro navio a fazer uma verdadeira viagem de cruzeiros, para quem realmente gosta de navegar e do mar, ao contrário do conceito que se vende atualmente nos navios de cruzeiros.

O desembarque do piloto, sempre na zona de Belém, para a lancha Baía de Cascais.


Tuesday, April 2, 2024

Baleeiras

De pequenas embarcações obrigatórias a estarem presentes nos tombadilhos dos navios maiores a autênticas mini navios, é naquilo que se têm vindo a transformar as baleeiras dos navios maiores. Dois exemplos de como cresceram estas embarcações auxiliares dos navios maiores. Em cima a baleeira nº 10 do Queen Victoria e em baixo a baleeira nº 9 do Mein Schiff 1.