Saturday, October 14, 2023
Seaventure na Rocha, de emergência
Wednesday, October 11, 2023
Vasco da Gama e Mein Schiff 1
Vasco da Gama e pela sua proa o Mein Schiff 1 |
Ambos estes navios marcaram a sua presença em Lisboa, sendo mais destacada a presença do navio Português, Vasco da Gama, que daqui partiu para uma viagem de cruzeiro de volta ao Mundo com a duração prevista de 183 dias, uma duração típica para este tipo de viagem, certamente memorável para aqueles que a possam pagar ou que trabalhem a bordo e dela possam desfrutar parcialmente.
Monday, October 2, 2023
Scenic Eclipse II e Norwegian Viva
O Norwegian Viva no momento em que o piloto regressava à torre VTS.
Thursday, September 28, 2023
NRP Mondego e irmãos
Também numa reparação profunda está o canhoneiro da Classe Osprey 55 da Marinha Real de Marrocos, o El Tawfiq (P309), sendo já um dos vários navios desta classe que o estaleiro do Alfeite efetua reparações profundas para esta Marinha.
Tuesday, September 26, 2023
Expresso do Triângulo e Trafaria Praia
O navio construído em 1983 no estaleiro Fjellstrand na Noruega, operou nos mares dos Açores desde agosto de 2001 até sensivelmente 2014, altura em que cessou operações e ficou parado no porto da Horta até 2018, data em que deixou a frota da AtlânticoLine e rumou até Aveiro, por inviabilidade de reclassificação e poder continuar a operar no transporte de passageiros nos mares dos Açores.
Nos Açores, o Expresso do Triângulo, a partir de Dezembro de 2001, esteve ao serviço da Transmaçor assegurando o transporte de passageiros entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge (Triângulo). Tem 31,5 m de comprimento, 9,40 m de boca e 3,5 m de pontal. Tem uma arqueação de 287 t e atinge uma velocidade de 22 nós.
Encontra-se ao lado do Trafaria Praia o cacilheiro que foi adquirido por um cidadão do Porto e chegou a operar no Tejo transportando turistas, sem sucesso, depois de uma cidadã obesa o ter transformado numa pseudo obra de arte e que inclusive representou Portugal numa exposição em Veneza.