Friday, May 12, 2023

Aquabaía


Aquabaía a estranha embarcação que opera nas jaulas marítimas de aquacultura, de Dourada na ilha da Madeira. Na foto, registo da sua entrada no porto do Caniçal após mais uma visita às jaulas da Baia D'Abra. É essencialmente uma embarcação de transporte e abastecedora das jaulas.

Wednesday, May 10, 2023

Ilhéu da Mina

Registo da draga Ilhéu da Mina (ex-Serenitas) no porto do Caniçal. Esta draga operou anteriormente nos Açores e atualmente está a operar na Madeira, reforçando assim a capacidade de extracção de areia na ilha, após a ida para a sucata da areeira Arco.

Ao fundo o porta contentores Laura S
A Ilhéu da Mina é uma draga com 46 anos de idade, que navega com o IMO 7533288. As suas dimensões principais são apenas 63 m de comprimento por 10 m de largura, com um calado de 3,6 m. 

Já navegou com o nomes Riosal (1977 até 1983), River Herald até 1988, Espero I 1989, Sandettie até 1993, Sirenitas até 2002, e desde 2002 como Ilhéu da Mina. Foi construída nos Países Baixos em 1977 pelos estaleiros Buys Scheepsbouw - Krimpen Aan Den Ijssel.

Costa Firenze

A estreia do Costa Firenze em Lisboa aconteceu no dia de hoje. O navio da Costa que homenageia a cidade de Florença, está a realizar a sua viagem posicional para o Norte da Europa, Kiel, onde ficará baseado no Verão efectuando viagens que começam em Kiel e vão até aos Fiordes Noruegueses. 





Para o próximo ano o Costa Firenze irá ostentar a denominação Carnival Firenze, e operará desde Long Beach durante um ano, começando em amio de 2024. Por essa altura o Costa Firenze terá as cores da Carnival no casco embora em termos interiores nada vá mudar.



A próxima escala do Costa Firenze em Lisboa, está agendada para o próximo dia 23 de Setembro quando regressar do Norte da Europa para o Mediterrâneo.
Os habitantes das barracas também viajam nos cruzeiros.

A tripulação espreita Lisboa, no intervalo do descanso.


A foto familiar com Santa Apolónia como fundo

A draga Porto Novo

É uma das mais antigas dragas Portuguesas, na verdade a todas as dragas nacionais, já pesam a idade. Navega nos mares da ilha da Madeira, onde curiosamente este tipo de navios é conhecido como Areeiras, ao invés de dragas.

Com 52 anos de idade a draga de sucção Porto Novo, suga diariamente os fundos marítimos da ilha, extraindo areia destinada à construção.

Com o IMO 7039464, a Porto Novo tem o seu home port no porto do Caniçal, ilha da Madeira. Opera regularmente no porto do Porto Novo, um cais comercial destinado à descarga de areia e agregados dragados destinados à construção. É propriedade de um grupo empresarial no qual se incluem as empresas António Pereira & Filhos e Arimadeira, proprietárias deste navio de 1971.

Construída nos Países Baixos como Hudson Stream, apenas em 1996 viria a mudar de nome para Bowstream. Tem 102 m de comprimento 1424 t GT e apenas 10 m de largura. Desconhece-se em que data chegou à Madeira, mas essa informação será bem vinda.
A areeira Porto Novo a ser sobrevoada por um avião da EasyJet quando se aproximava do porto do Caniçal, com as ilhas Desertas ao fundo.

Tuesday, May 9, 2023

Adilia I

Navio porta contentores Adilia I que se encontra a efectuar transhipment de Algeciras para Lisboa. no último mês. Com o IMO 9318761, o Adilia efectua uma viagem de cerca de 29 h desde Algeciras até Lisboa. O Adilia I tem 18 anos (2005), capacidade para 830 TEUs e de dimensões  principais tem 140 m de comprimento e 22,84 m de largura, com um calado de 7,2 m. Navega com a bandeira Portuguesa registado na Madeira.

Ostenta uma tonelagem bruta de 9701 t. O nome anterior foi E.R. Auckland com a bandeira da Libéria. Já esteve em Lisboa várias vezes inclusive com o nome anterior.

O Adilia I fundeado no Tejo, com a ponte Vasco da Gama como fundo, enquanto aguarda espaço no cais de Santa Apolónia para descarregar.

Star Astrid

Fundeado em Cascais desde 19 de Abril está o Star Astrid numa viagem de cerca de um mês que o trouxe desde Adelaide na Austrália. O navio está a aguardar cais no terminal de granéis da Silopor, onde tem escala agendada no dia 12 de maio apenas.
O Star Astrid é um navio graneleiro construído em 2012 que navega com a bandeira das ilhas Marshall. Tem 229 m de comprimento e 32,26 m de boca. A sua capacidade de carga são 82158 t, nas suas 430004 t (GT). Já nevegou como Songa Hadong, e pela Hanjin como Hanjin Hadong. 

Essence

O navio Essence que a par do Baltic Tern efectua o serviço de short sea ligando Lisboa ao norte da Europa. Roterdão,Antuérpia,Vigo, Leixões e Lisboa são os portos onde este porta contentores efectua escalas.
O Essence é mais um dos navios porta contentores sem gruas, que regularmente efectua escala em Lisboa. Tem 12 anos de idade (2011), navega com o IMO 9491496 e com a bandeira dos Países Baixos. Com 168 m de comprimento e 25,83 m de largura o Essence pode transportar até 1349 TEUS. Anteriormente já se chamou Aalderdijk.
Aspectos da saída do piloto para a lancha de pilotos Baía de Cascais que continua em serviço da pilotagem no porto de Lisboa.

Navigator Grace

O smile do Navigator Grace


O navio tanque, Navigator Grace, fundeado ao largo de Cascais, depois de ter carregado na Argélia, porto de Arzew. Descarregou no Barreiro e seguiu a sua viagem desde o norte da Europa para o Egipto.
Com 154 m de comprimento e 13 anos de idade, tem capacidade para 22601 metros cúbicos de gás, distribuidos nos seus tanques e 25,5 m de largura. A cor do casario denuncia o seu anterior operador, a Maersk, onde navegou com o nome Maersk Grace.
Navega com o IMO 9531478 pela Northern Marine. 

Nieuw Statendam

Escala do Nieuw Statendam em Lisboa. O navio está a realizar uma viagem de 22 noites que o levará até ao Cabo Norte para os passageiros terem a oportunidade de ver o sol da meia noite. Daí regressam a Amesterdão, de onde o navio partirá então num novo cruzeiro pelo Norte da Europa.

O Nieuw Statendam é um navio da Holland America Line, pouco habitual no porto de Lisboa. Apenas por cá passa nas suas viagens posicionais como é esta o caso. A sua próxima escala neste porto será a 12 de Setembro no seu novo posicionamento do Norte da Europa para o Mediterrâneo. Faz parte da classe Pinnacle e é gémeo do Konigsdam e do Rotterdam. Como curiosidade foi baptizado pela apresentadora de televisão Oprah Winfrey.

O Nieuw Statendam subindo o Tejo com o trambolho MH 3 Fadista em primeiro plano.

Queen Victoria em Lisboa no dia da coroação.

Registo da saída do navio Queen Victoria em mais uma escala no porto de Lisboa. Esta escala apesar de banal, teve um registo especial uma vez que aconteceu no dia em que na Inglaterra foi coroado o novo rei, mais de 7 décadas depois da última coroação. A Cunard uma das mais antigas companhias de navegação Inglesas e uma das mais conservadoras em termos de mercado de passageiros, é uma habitual visitante dos portos nacionais dando continuidade à mais antiga aliança do mundo firmada entre Portugal e Inglaterra neste caso com benefícios mútuos para ambos.

Registo de uma escala do Queen Victoria em Lisboa em 2016.

O Queen Victoria deixando Lisboa no dia em que o Rei Carlos recebeu a coroa.


Passageiros nas varandas dos camarotes, esperam a saída do navio do porto para irem dormir, um cenário típico nos navios da terceira idade.