Tuesday, May 9, 2023

Adilia I

Navio porta contentores Adilia I que se encontra a efectuar transhipment de Algeciras para Lisboa. no último mês. Com o IMO 9318761, o Adilia efectua uma viagem de cerca de 29 h desde Algeciras até Lisboa. O Adilia I tem 18 anos (2005), capacidade para 830 TEUs e de dimensões  principais tem 140 m de comprimento e 22,84 m de largura, com um calado de 7,2 m. Navega com a bandeira Portuguesa registado na Madeira.

Ostenta uma tonelagem bruta de 9701 t. O nome anterior foi E.R. Auckland com a bandeira da Libéria. Já esteve em Lisboa várias vezes inclusive com o nome anterior.

O Adilia I fundeado no Tejo, com a ponte Vasco da Gama como fundo, enquanto aguarda espaço no cais de Santa Apolónia para descarregar.

Star Astrid

Fundeado em Cascais desde 19 de Abril está o Star Astrid numa viagem de cerca de um mês que o trouxe desde Adelaide na Austrália. O navio está a aguardar cais no terminal de granéis da Silopor, onde tem escala agendada no dia 12 de maio apenas.
O Star Astrid é um navio graneleiro construído em 2012 que navega com a bandeira das ilhas Marshall. Tem 229 m de comprimento e 32,26 m de boca. A sua capacidade de carga são 82158 t, nas suas 430004 t (GT). Já nevegou como Songa Hadong, e pela Hanjin como Hanjin Hadong. 

Essence

O navio Essence que a par do Baltic Tern efectua o serviço de short sea ligando Lisboa ao norte da Europa. Roterdão,Antuérpia,Vigo, Leixões e Lisboa são os portos onde este porta contentores efectua escalas.
O Essence é mais um dos navios porta contentores sem gruas, que regularmente efectua escala em Lisboa. Tem 12 anos de idade (2011), navega com o IMO 9491496 e com a bandeira dos Países Baixos. Com 168 m de comprimento e 25,83 m de largura o Essence pode transportar até 1349 TEUS. Anteriormente já se chamou Aalderdijk.
Aspectos da saída do piloto para a lancha de pilotos Baía de Cascais que continua em serviço da pilotagem no porto de Lisboa.

Navigator Grace

O smile do Navigator Grace


O navio tanque, Navigator Grace, fundeado ao largo de Cascais, depois de ter carregado na Argélia, porto de Arzew. Descarregou no Barreiro e seguiu a sua viagem desde o norte da Europa para o Egipto.
Com 154 m de comprimento e 13 anos de idade, tem capacidade para 22601 metros cúbicos de gás, distribuidos nos seus tanques e 25,5 m de largura. A cor do casario denuncia o seu anterior operador, a Maersk, onde navegou com o nome Maersk Grace.
Navega com o IMO 9531478 pela Northern Marine. 

Nieuw Statendam

Escala do Nieuw Statendam em Lisboa. O navio está a realizar uma viagem de 22 noites que o levará até ao Cabo Norte para os passageiros terem a oportunidade de ver o sol da meia noite. Daí regressam a Amesterdão, de onde o navio partirá então num novo cruzeiro pelo Norte da Europa.

O Nieuw Statendam é um navio da Holland America Line, pouco habitual no porto de Lisboa. Apenas por cá passa nas suas viagens posicionais como é esta o caso. A sua próxima escala neste porto será a 12 de Setembro no seu novo posicionamento do Norte da Europa para o Mediterrâneo. Faz parte da classe Pinnacle e é gémeo do Konigsdam e do Rotterdam. Como curiosidade foi baptizado pela apresentadora de televisão Oprah Winfrey.

O Nieuw Statendam subindo o Tejo com o trambolho MH 3 Fadista em primeiro plano.

Queen Victoria em Lisboa no dia da coroação.

Registo da saída do navio Queen Victoria em mais uma escala no porto de Lisboa. Esta escala apesar de banal, teve um registo especial uma vez que aconteceu no dia em que na Inglaterra foi coroado o novo rei, mais de 7 décadas depois da última coroação. A Cunard uma das mais antigas companhias de navegação Inglesas e uma das mais conservadoras em termos de mercado de passageiros, é uma habitual visitante dos portos nacionais dando continuidade à mais antiga aliança do mundo firmada entre Portugal e Inglaterra neste caso com benefícios mútuos para ambos.

Registo de uma escala do Queen Victoria em Lisboa em 2016.

O Queen Victoria deixando Lisboa no dia em que o Rei Carlos recebeu a coroa.


Passageiros nas varandas dos camarotes, esperam a saída do navio do porto para irem dormir, um cenário típico nos navios da terceira idade.

Sunday, May 7, 2023

Sirena

O navio Sirena da Oceania Cruises, partindo de Lisboa com destino a Portimão, na tarde de ontem. o Ex-Ocean Princess , ex-Thaitian Princess e ex-R Four, é um navio que tem feito passagens mais ou menos regulares por Lisboa ao longo da sua vida de navio.

Acima e abaixo dois registos do atual Sirena, ainda como Ocean Princess numa das suas passagens por Lisboa ao serviço da Princess Cruises.

World Traveller

 

Registo do World Traveller, descendo o rio Tejo esta tarde com destino a Portimão, ao serviço da Atlas. Este navio navega com o registo da Madeira onde esteve a 25 de Abril último na ilha do Porto Santo após uma passagem pelo porto do Funchal.

O World Traveller é o quarto navio que saiu dos estaleiros de Viana do Castelo, após o World Navigator, World Voyager e o World Explorer, numa série de navios gémeos que está prevista possuir 7 navios iguais. Todos para explorar em regime de fretamento a operadores diversos.
A icónica passagem pelo Cristo Rei e ponte 25 de Abril, um local único e relevante para todos os que partem nos navios desde Lisboa. À popa ostenta uma bandeira enorme de Portugal, levando-o pelo mundo, um pouco por toda a parte onde navega.

Saturday, May 6, 2023

Lady Ariette

 

O pequeno navio de carga geral, Lady Ariette fundeado em Cascais. Proveninete de Papemburgo, na Alemanha o navio enfrentou uma viagem de 7 dias. Com o IMO 9760378, o Lady Ariette, navega há 7 anos com a bandeira dos países baixos. Tem 88 m de comprimento, 14 m de largura e 2544 t (GT).
A 6 de Abril, este navio esteve no porto de Setúbal onde a Wijnne barends é uma companhia regular.

Duke Santos

 

O navio graneleiro Duke Santos fundeado em Cascais aguardando espaço em cais para descarregar os cereais brasileiros em Lisboa. O navio teve precedência do porto de Santarém, na Amazónia, Brasil. Daí zarpou no dia 19 de abril e chegou a Cascais no dia 1 de maio.
A compra de cereais ao estrangeiro é bastante normal por parte do nosso país, por isso pagamos o papo seco mais caro da Europa, porque simplesmente vive-se num país onde se incentiva a não trabalhar para produzir a matéria prima mais básica da nossa alimentação.
O Duke Santos 44397 t (GT) é um graneleiro com 4 anos de idade, construído em 2019. Navega com a bandeira do Panamá. Tem o IMO 9785988 e como dimensões principais tem 229 m de comprimento, 32 m de boca e cerca de 12 m de calado.