Tuesday, May 9, 2023

Queen Victoria em Lisboa no dia da coroação.

Registo da saída do navio Queen Victoria em mais uma escala no porto de Lisboa. Esta escala apesar de banal, teve um registo especial uma vez que aconteceu no dia em que na Inglaterra foi coroado o novo rei, mais de 7 décadas depois da última coroação. A Cunard uma das mais antigas companhias de navegação Inglesas e uma das mais conservadoras em termos de mercado de passageiros, é uma habitual visitante dos portos nacionais dando continuidade à mais antiga aliança do mundo firmada entre Portugal e Inglaterra neste caso com benefícios mútuos para ambos.

Registo de uma escala do Queen Victoria em Lisboa em 2016.

O Queen Victoria deixando Lisboa no dia em que o Rei Carlos recebeu a coroa.


Passageiros nas varandas dos camarotes, esperam a saída do navio do porto para irem dormir, um cenário típico nos navios da terceira idade.

Sunday, May 7, 2023

Sirena

O navio Sirena da Oceania Cruises, partindo de Lisboa com destino a Portimão, na tarde de ontem. o Ex-Ocean Princess , ex-Thaitian Princess e ex-R Four, é um navio que tem feito passagens mais ou menos regulares por Lisboa ao longo da sua vida de navio.

Acima e abaixo dois registos do atual Sirena, ainda como Ocean Princess numa das suas passagens por Lisboa ao serviço da Princess Cruises.

World Traveller

 

Registo do World Traveller, descendo o rio Tejo esta tarde com destino a Portimão, ao serviço da Atlas. Este navio navega com o registo da Madeira onde esteve a 25 de Abril último na ilha do Porto Santo após uma passagem pelo porto do Funchal.

O World Traveller é o quarto navio que saiu dos estaleiros de Viana do Castelo, após o World Navigator, World Voyager e o World Explorer, numa série de navios gémeos que está prevista possuir 7 navios iguais. Todos para explorar em regime de fretamento a operadores diversos.
A icónica passagem pelo Cristo Rei e ponte 25 de Abril, um local único e relevante para todos os que partem nos navios desde Lisboa. À popa ostenta uma bandeira enorme de Portugal, levando-o pelo mundo, um pouco por toda a parte onde navega.

Saturday, May 6, 2023

Lady Ariette

 

O pequeno navio de carga geral, Lady Ariette fundeado em Cascais. Proveninete de Papemburgo, na Alemanha o navio enfrentou uma viagem de 7 dias. Com o IMO 9760378, o Lady Ariette, navega há 7 anos com a bandeira dos países baixos. Tem 88 m de comprimento, 14 m de largura e 2544 t (GT).
A 6 de Abril, este navio esteve no porto de Setúbal onde a Wijnne barends é uma companhia regular.

Duke Santos

 

O navio graneleiro Duke Santos fundeado em Cascais aguardando espaço em cais para descarregar os cereais brasileiros em Lisboa. O navio teve precedência do porto de Santarém, na Amazónia, Brasil. Daí zarpou no dia 19 de abril e chegou a Cascais no dia 1 de maio.
A compra de cereais ao estrangeiro é bastante normal por parte do nosso país, por isso pagamos o papo seco mais caro da Europa, porque simplesmente vive-se num país onde se incentiva a não trabalhar para produzir a matéria prima mais básica da nossa alimentação.
O Duke Santos 44397 t (GT) é um graneleiro com 4 anos de idade, construído em 2019. Navega com a bandeira do Panamá. Tem o IMO 9785988 e como dimensões principais tem 229 m de comprimento, 32 m de boca e cerca de 12 m de calado.

Friday, May 5, 2023

Friesche Poort e Vila Portuguesa

Novo registo do Friesche Poort acompanhado do seu colega, Vila Portuguesa atracados no cais de Vila Velha de Ródão. Ambos efectuam passeios no rio Tejo, na zona do Monumento natural das Portas de Ródão.


Elita- embarcação MT de passeios no rio Tejo em Vila Velha de Ródão.

O Vila Portuguesa acompanhado no cais por mais duas embarcações que realizam passeios para observação do monumento natural desde o interior do rio.
São as embarcações maiores que navegam nas águas desta zona do rio, chegam inclusive a realizar passeios com refeições a bordo.


Monumento Natural das Portas de Ródão

A ponte da estrada nacional 18, sobre o rio Tejo, com o seu tabuleiro reflectido nas águas calmas que o rio proporciona antes deste estreito natural.

SH Diana

O pequeno novo navio da Swan Hellenic, o Diana. Passou por Lisboa numa viagem ao Mediterrâneo, este que é um navio de porte pequeno e diferenciador em relação aos atuais navios de maiores dimensões. Vemo-lo nas imagens a navegar num mar de prata, na sua passagem por Belém e Oeiras.

Ventura e a Bolota

O navio Francês Le Bellot (mais conhecido em Português como "A Bolota"), atracado no cais da Rocha Conde D'Óbidos, em Lisboa. Atrás podemos ver os mastros do Royal Clipper, na doca seca do estaleiro da NavalRocha.
Abaixo o Ventura desfilando rio abaixo e fazendo a sua passagem pela Bolota Francesa. 


Enquanto isso os tripulantes de descanso, aproveitam as raras folgas a bordo para descansar na piscina do navios, a eles dedicada em exclusividade.

Os passageiros, lutam apinhados uns em cima dos outros por uma boa foto do Cristo Rei, enquanto alguns aproveitam as filas pequenas nos bares para se começarem a atascar antes que caia a noite.

Monte Brasil

O velhinho porta contentores nacional, Monte Brasil, saindo de Lisboa em direcção aos Açores em mais uma viagem de abastecimentos de víveres das ilhas de bruma. No sentido oposto costuma trazer lacticínios de vacas felizes que duplicam ou triplicam de valor durante a viagem, consoante as vagas de ondulação e a inércia dos consumidores.


O Monte Brasil é um navio de 1994, com 7039 t (GT) e capacidade para 621 TEUS. Tem 29 anos, navega a caminho dos 30 anos, pelo que a sua substituição poderá já andar no mínimo a ser pensada. Tem 126,25 m de comprimento, 19,4 m de largura e claro está, navega com bandeira Portuguesa, sendo operado pela Transinsular no serviço transinsular expresso. Um serviço de carga regular entre o continente português e as suas ilhas que garante o transporte rápido de produtos frescos e entrega rápida de cargas.


Monte Brasil, é uma homenagem ao monte vulcânico Açoriano situado na ilha Terceira na cidade de Angra do Heroísmo.

CT Daniel

O navio porta contentores CT Daniel saindo de Lisboa, em mais uma das suas rotações entre os portos de Lisboa, Algeciras, Mérin (Pontevedra) e Vigo.
O CT Daniel navega com o IMO 9326988 e com a bandeira Portuguesa. É um navio celular, porta contentores (862 TEUS), de 2006 com 134 m de comprimento e 22,5 m de largura.
Tem 9990 t (GT) e já navegou com o nomes NCL Alesund e Daniel. É uma presença habitual no porto de Lisboa, onde opera no cais de Santa Apolónia.