Friday, May 5, 2023

Monte Brasil

O velhinho porta contentores nacional, Monte Brasil, saindo de Lisboa em direcção aos Açores em mais uma viagem de abastecimentos de víveres das ilhas de bruma. No sentido oposto costuma trazer lacticínios de vacas felizes que duplicam ou triplicam de valor durante a viagem, consoante as vagas de ondulação e a inércia dos consumidores.


O Monte Brasil é um navio de 1994, com 7039 t (GT) e capacidade para 621 TEUS. Tem 29 anos, navega a caminho dos 30 anos, pelo que a sua substituição poderá já andar no mínimo a ser pensada. Tem 126,25 m de comprimento, 19,4 m de largura e claro está, navega com bandeira Portuguesa, sendo operado pela Transinsular no serviço transinsular expresso. Um serviço de carga regular entre o continente português e as suas ilhas que garante o transporte rápido de produtos frescos e entrega rápida de cargas.


Monte Brasil, é uma homenagem ao monte vulcânico Açoriano situado na ilha Terceira na cidade de Angra do Heroísmo.

CT Daniel

O navio porta contentores CT Daniel saindo de Lisboa, em mais uma das suas rotações entre os portos de Lisboa, Algeciras, Mérin (Pontevedra) e Vigo.
O CT Daniel navega com o IMO 9326988 e com a bandeira Portuguesa. É um navio celular, porta contentores (862 TEUS), de 2006 com 134 m de comprimento e 22,5 m de largura.
Tem 9990 t (GT) e já navegou com o nomes NCL Alesund e Daniel. É uma presença habitual no porto de Lisboa, onde opera no cais de Santa Apolónia.

Wec Frans Hals

 

O navio celular Wec Frans Hals, deixando o porto de Setúbal, passando pelos bancos de areia de depósito do rio Sado. O Wec Frans Hals está a navegar com a bandeira Portuguesa com escalas regulares em Leixões e Setúbal. É um navio com 18 anos de idade que navega com o IMO 9326964. Tem 134,4 m de comprimento e 23,5 m de largura. Já navegou com vários nomes e por várias companhias incluindo a Maersk em que navegou como Maersk Fawley, pela CMA CGM como CMA CGM Casablanca, e ainda navegou com os nomes Passat e como NCL Svelgen.

Wednesday, May 3, 2023

Gilberto Mariano

 O Gilberto Mariano, hoje pela manhã, na viagem do Pico para São Jorge.


Partidas do Viking Neptune e MSC Virtuosa

Registo das partidas dos dois navios que hoje marcaram presença no porto de Lisboa, o Viking Neptune na sua estreia neste porto e o MSC Virtuosa.






O graneleiro Jasmund passando pelo MSC Virtuosa




Thursday, April 27, 2023

Celebrity Infinity

Registo da passagem do Celebrity Infinity por Lisboa e Leixões onde se encontra a pernoitar. Regressa novamente a estes portos já no próximo mês.

Friday, April 21, 2023

Britannia e Queen Victoria

Queen Vistoria e Britannia, foram os 2 responsáveis pelo desembarque de milhares de passageiros em Lisboa, neste dia 20 de Abril de 2023.

Apesar de não terem estado sozinhos em cais, ambos os navios descarregaram milhares de Britânicos, àvidos de vitamina D.
Os veleiros Sea Cloud e Sea Cloud II também marcaram a sua presença em porto, tendo ficado atracados a Santa Apolónia Montante.


Fridtjof Nansen

A estreia absoluta do Fridtjof Nansen em Lisboa aconteceu, ontem dia 19 de Abril de 2023. O navio proveniente do Mindelo fez escala em Lisboa para carregar passageiros. Veio desde Buenos Aires até Lisboa sem passageiros. Neste porto fez um embarque que os levará até Hamburgo com uma quase navegação costeira pela Península Ibérica e França. 

O atraso à saída de quase 2h em nada o atrasou à chegada ao próximo porto, Leixões.


Tuesday, April 18, 2023

Muleta - Álvaro Velho

Não se pode ficar indiferentes à beleza da Muleta da Câmara Municipal do Barreiro, que se tem feito mostrar pelo rio Tejo, na zona de Lisboa. Abaixo um pequeno texto com a descrição das Muletas presente no site da Autarquia.


Desde tempos ancestrais que o Tejo se povoou de barcos numa azáfama de aproveitamento de ventos, marés e correntes, quer no transporte de mercadorias entre as duas margens quer no labor da pesca.
Uma das embarcações usadas nessa atividade foi a Muleta do Tejo, também denominada como “do Barreiro” ou “do Seixal”, e considerada por muitos como a mais extraordinária embarcação tradicional portuguesa. Este barco de pesca é arcaico na forma do casco aparentando ter origem no Mediterrâneo Oriental, de proa proeminente redonda, bélica no aspeto, onde ostenta pequenos esporões, e de popa fortemente encurvada. Apresenta um casco chato mas arqueado no sentido longitudinal. Apesar da sua estranha aparência, a muleta é uma embarcação altamente equipada para a pesca e é perfeitamente adaptada ao seu trabalho em que uma campanha de 15 homens, dirigida por um mestre e dois moços auxiliares, empregam a tartaranha rede de arrasto e de alar, mas também aplicavam redes à deriva dentro do estuário e fora da barra. Arvora um só mastro inclinado para a proa onde cruza a verga para uma grande vela latina, o resto do seu equipamento de velejar dava-lhe uma enorme propulsão, dois panos na ré e seis na proa que compensam mantendo a muleta atravessada para arrastar. Operava dentro do estuário do Tejo da foz até ao mar da palha, e fora do Tejo percorria o espaço entre os dois cabos, o Espichel e o da Roca.

Álvaro Velho terá nascido no Barreiro e fez parte da expedição que descobriu o caminho marítimo para a Índia.




O controlo do leme, com uma postura de manequim.

Wind Star

O bonito navio de cruzeiros à vela, Wind Star deixando Lisboa num final de tarde primaveril.