Monday, March 27, 2023

NRP Mondego volta a falhar


O velhinho NRP Mondego voltou a falhar as partidas do Porto do Funchal no dia de hoje, para ir efectuar a troca de pessoal nas ilhas Selvagens onde iriam render colegas da Polícia Marítima e os guardas do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza. Não se sabe se os marinheiros voltaram a recusar a saída mas a verdade é que por duas vezes o navio adiou a saída do porto do Funchal que estava marcada para o dia de hoje, pela manhã. No primeiro adiamento da partida, passou para o final da tarde e posteriormente para a noite, tendo inclusive surgido no noticiário da RTP Madeira com tanto fumo que parecia que estava a incendiar-se.



Apesar do "fumo de churrasco" que se observou o navio acabou por partir pelas 22:20 com destino às ilhas Selvagens. 

Actualização 28 de Março:

Não conseguiu efectuar a viagem, tendo problemas durante a noite e regressou  reboque para o porto do Caniçal onde se encontra agora.



O rebocador Mitrena

O velhinho rebocador Mitrena ex-Rebonave agora com nova "pelagem". Rebocador de 1975, que maioritariamente tem efectuado serviço no estaleiro da Lisnave em Setúbal. Nas fotos presta assistência à entrada de mais um navio cargueiro no porto de Setúbal, com as praias de Tróia em fundo.

SeaScan 1 continua por Setúbal


O SeaScan 1 (Offshore Supply Vessel) que continua detido em Setúbal, tendo já revertido a favor do estado Português, contudo não tendo o estado conseguido vendê-lo até agora. Aparenta estar em boas condições, talvez com alguns ajustes até servisse os interesses do próprio estado ou de empresas nacionais de reboques que o poderiam voltar a colocar no mercado como aconteceu com um navio de passageiros, um caso bem conhecido e divulgado pela comunicação social.

Cement Trader na Secil - Outão

Ainda este mês, registei a Cement Trader no terminal dos Socorridos na ilha da Madeira (Veja aqui). Hoje voltei a registar no navio a carregar no terminal privativo da Secil - Outão. Muito provavelmente irá carregar novamente cimento com destino à ilha da Madeira, não havendo contudo a certeza dessa provável viagem.

Sunday, March 26, 2023

O Adeus do AIDAaura a Lisboa

A saída do AIDAaura hoje pelas 19h, do porto de Lisboa foi repleta de apitos de despedida. Foi dessa forma que o navio da AIDA Cruises se despediu de Lisboa, muito provavelmente pela última vez ao serviço da AIDA. 

A AIDA anunciou em Janeiro deste ano que o navio de 20 anos deixará a frota em Setembro deste ano, após ter realizado mais de 800 cruzeiros ao serviço da companhia. É o mais pequeno navio da AIDA neste momento depois da venda do AIDAcara em Junho de 2021 e do AIDAvita (gémeo do AIDAaura) no Verão passado, que até ao momento permanece em Tallin com o nome Avitak.



Wednesday, March 22, 2023

Cegonha Branca

Chegou a Lisboa no passado dia 18 de março de 2023, o navio eléctrico Cegonha Branca. O primeiro de 10 navios novos que irão substituir os velhinhos cacilheiros laranja. O Cegonha Branca foi construído pelos estaleiros Espanhóis Gondan. Trata-se de um navio de propulsão eléctrica, o único que neste momento ao que parece, possui bateria. É um navio com 40 m de comprimento, 12 m de boca e 3,13 m de calado. Tem uma capacidade de 2x930kWh, com 2 motores de 2x550 kW e 2 propulsores de proa com 55kW cada. Pode atingir velocidades de até 17 nós sendo a sua velocidade de serviço 16 nós. A média de cada ciclo de baterias em operação é de 70 minutos. O Cegoha Branca homenageia a fauna do Estuário do Tejo, onde irá navegar no Tráfego Local (TL) com o registo PT-111767-TL
    

O estaleiro divulgou as imagens que aqui se apresentam. Na nossa opinião continuamos a achar este tipo de navio não adequado para travessias curtas tais como Cacilhas - Cais do Sodré, onde se deveria implementar navios de duas proas, para evitar manobras e gastos de energia desnecessários mesmo que isso implique a adaptação dos cais existentes. O interior apresentado parece pobre em conforto e estética, para os passageiros, algo que não é de todo muito diferente para este tipo de navios em toda a parte.

Tuesday, March 21, 2023

ΛΣ 414

 


Navio Grego de combate à poluição marítima. Unidade da Marinha Helénica, que tem a particularidade de ser um projecto do estaleiro Espanhol Gondan, o mesmo estaleiro que está a construir navios sem baterias para a empresa pública Transtejo. É um avio com 29 m de comprimento, 6,2 m de boca e 3,2 m de calado. Entrou ao serviço em 1994, tendo sido construído pelo estaleiro Grego Motomarine.

Rigel VII

Alguns aspectos do velhinho Rigel VII, o navio da Ventouris Ferries que liga Itália, porto de Bari e Albânia, porto de Durres numa viagem de cerca de 8 horas e 30 minutos. O Rigel VII é um navio ferry misto do tipo Ro-Ro e Passageiros, de origem Japonesa construído em 1994, como Orange 7, posteriormente navegou também com o nome Orenge 7. Tem 163,57 m de comprimento, 25,6 m de boca e cerca de 6 m de calado. Navega com o registo de Limassol (Chipre) e com o IMO 9087726. O navio tem 21646 t GT. Foi construído no estaleiro Imabari shipbuilding Co. Ltd, no Japão. 



O Rigel VII entrando no porto de Bari.


MSC Sinfonia em Santorini

Mais alguns registos da temporada do MSC Sinfonia em Santorini, no Verão passado, antes de ter rumado à África do Sul. Teve por companheiros de escala, visiveis nestes registos, o Norwegian Gem acima e o AIDAblu.


Wednesday, March 15, 2023

NRP Mondego

É neste momento o navio mais famoso do país, o NRP Mondego. Reveja nos seguintes links algumas vezes em que já me cruzei com ele, inclusive no porto de pesca do Porto do Funchal onde costumam permanecer atracados os navios da Marinha em missões permanentes na ilha da Madeira.

Segundo a comunicação social os marinheiros deste navio recusaram iniciar uma missão de acompanhamento de um navio quebra gelos, Russo, que navegava ao largo do Porto Santo, alegando que o navio NRP Mondego não estava em condições de segurança para sair para o mar e efectuar a missão de acompanhamento do navio Russo.

NRP Mondego na Madeira

NRP Mondego a largar do Tejo

NRP Tejo, irmão do NRP Mondego