Sunday, March 26, 2023
O Adeus do AIDAaura a Lisboa
Wednesday, March 22, 2023
Cegonha Branca
Tuesday, March 21, 2023
ΛΣ 414
Rigel VII
O Rigel VII entrando no porto de Bari. |
MSC Sinfonia em Santorini
Wednesday, March 15, 2023
NRP Mondego
É neste momento o navio mais famoso do país, o NRP Mondego. Reveja nos seguintes links algumas vezes em que já me cruzei com ele, inclusive no porto de pesca do Porto do Funchal onde costumam permanecer atracados os navios da Marinha em missões permanentes na ilha da Madeira.
Segundo a comunicação social os marinheiros deste navio recusaram iniciar uma missão de acompanhamento de um navio quebra gelos, Russo, que navegava ao largo do Porto Santo, alegando que o navio NRP Mondego não estava em condições de segurança para sair para o mar e efectuar a missão de acompanhamento do navio Russo.
Tuesday, March 14, 2023
Mein Schiff 4
Mein Schiff 4, um dos navios que se encontra a efectuar cruzeiros com escalas regulares no porto do Funchal, no Inverno Europeu.
Equipamentos da APRAM no porto do Caniçal
Monday, March 13, 2023
Ilha da Madeira, na Madeira
O Ilha da Madeira com a companhia da Rebecca S (de Sousa). |
Até as gaivotas gostam do calor do bolbo do Ilha da Madeira. |
Saturday, March 11, 2023
Cement Trader nos Socorridos
Continua a descarregar cimento no terminal dos Socorridos, o ex-Ponta de São Lourenço da Transinsular. Este navio que já muitas toneladas de cimento transportou da Secil na Arrábida para os Cimentos Madeira, nos Socorridos, uma empresa controlada a 100% pela Secil, em Câmara de Lobos.
Agora com o nome de Cement Trader e com escalas mais regulares, do que nos últimos anos, devido à elevada procura nomeadamente pelas obras públicas em curso na ilha, podemos ver neste registo o navio a descarregar para o cais que conduz o cimento a granel para os silos, onde posteriormente será ensacado ou seguir a granel para as obras, em camiões cisterna.
O Cement Trader que ainda deixa, ver no seu constado o nome Valluga, o seu primeiro nome colocado no estaleiro Sueco Solvesborg Gotaverken, em Solvesborg.
A descarga do cimento a granel, por bombagem para o cais de 200 m que liga o navio a terra. Nos seus porões pode carregar até 4370 m3 de cimento.
O Cement Trader passando pelo ilhéu Chão das ilhas Desertas numa viagem para carregar em Setúbal e regressar novamente à Madeira.