Tuesday, December 6, 2022

Y/B NHPEYΣ

O Submarino Grego Nereus. De origem Alemã este submarino insere-se numa classe de 4 encomendados à Alemanha pela Grécia entre 1968 e 1972. Com 1100 t GT estes submarinos têm vindo a sofrer actualizações ao longo dos anos, podendo estar provavelmente já perto do seu final de vida. O Nereus foi fotografado na base naval do porto de Souda.

Monday, December 5, 2022

Baltic Tern

Um dos navios regulares em Lisboa, associados ao short sea, o Baltic Tern, operado pela X-Press feeders. Efectua transhipment desde Roterdão até Lisboa com escala em Leixões. No sentido inverso, efectua escala em Vigo e Roterdão. Tem bandeira Cipriota e efectua esta linha juntamente com o navio Essence.



Os produtos frescos são uma das principais cargas devido à rapidez de transporte dada pelos 5 dias de mar, entre Roterdão e Lisboa. É um navio porta contentores com a particularidade de não possuir gruas por isso está limitado a operar apenas em portos que disponham destes meios de descarga/carga.

Bow Saga

Mais um navio dos que apenas vêm ao Tejo reabastecer e depois partem. Neste caso o navio tanque Bow Saga, que veio do Médio Oriente e saiu com destino aos Estados Unidos, Charleston. 


Navio da Odfjell tankers, companhia que se orgulha de ser centenária através da mensagem pintada no casario do navio 1914-2014. Navega com a bandeira Norueguesa, um dos poucos países que gosta de manter os seus navios tanque sob a sua bandeira.

A passagem pelo Bugio antes de entrar em pleno Oceano Atlântico para mais alguns dias de viagem até ao destino.

Norwegian Sun

 


Alguns aspectos no Norwegian Sun, atracado no cais do Jardim do Tabaco, aos pés de Alfama. O navio que nos visita neste Inverno e dá a possibilidade aos Portugueses de conhecerem um dos navios mais antigos da frota da Norwegian Cruise Line. Ao fundo ainda é possível ver o porta contentores CT Daniel.

Thursday, December 1, 2022

Tripla escala em Lisboa

No primeiro dia de Dezembro, Lisboa registou uma tripla escala de navios de cruzeiros. O AIDAbella cuja tripulação aproveitou para fazer um simulacro e treino de incêndio, o Costa Fascinosa e o Norwegian Sun que regressou com os primeiros Portugueses que viajaram neste navio com embarque e desembarque em Lisboa.



Ao fundo o Diane A que aguarda cais para descarregar, juntamente com o CT Daniel, ambos fundeados no Tejo.

Wednesday, November 30, 2022

Sea Star

Sea Star, não o navio que efectua cruzeiros diários no rio Douro pela Barcadouro, mas sim um seu homónimo em Santorini. Estes pequenos navios da Santotini Boat Men, efectuam serviços de desembarque de passageiros dos navios de cruzeiros, em Santorini e portos Gregos próximos. 

O Sea Star é um dos maiores navios desta associação que dinamiza também excursões pela ilha de Santorini e outras próximas, assim como presta serviços de transporte e aluguer de embarcações para fins turísticos. O Sea Star é uma embarcação com casco em fibra de vidro, construído na Grécia em 2020. Tem 25 m de comprimento e 7 m de largura. Consegue transportar 284 passageiros até 28 nós de velocidade.

Tuesday, November 29, 2022

SS La Venezia

 

O navio que homenageia Veneza, o S.S. La Venezia da Uniworld. Nas fotos vemo-lo atracado justamente no porto de Veneza, quase a partir para mais um dos seus cruzeiros pela região de Veneza e Verona. 

Em termos de dimensões o S.S. La Venezia tem 110 m de comprimento, 11,4 m de largura e capacidade para 128 passageiros e 44 tripulantes. Navega com o ENI 7001802. Tem 63 camarotes incluindo suites de grandes dimensões. Entrou ao serviço da Uniworld em Veneza no ano de 2020, até então navegava com o nome River Countess também pela Uniworld, mas nos rios Europeus a Norte de Veneza tais como Danúbio, Sena e Reno, desde 2003 ano que foi construído.

Note-se que a Uniworld também opera no rio Douro com o navio São Gabriel.

Um dos itinerários de 7 dias do navio S.S. La Venezia. Viagens que são preenchidas por muitas actividades e excursões em terra, pratica bastante usual nos navios fluviais.

Pellestrina

O ferry dos transportes públicos de Veneza, Pellestrina que liga Pellestrina à ilha de Lido di Venezia (Alberoni), num pequeno estreito com apenas algumas dezenas de metros, viagem que é realizada numa rota com pouco mais de 1200 m.
O Pellestrina foi construído em 1972 (50 anos), no estaleiro de Poli em Veneza. Tem 282 t GT, um comprimento de 41 m, 9 m de boca e 2,20 m de calado. Navega com o IMO 8137988. 

"Autocarro" Veneziano

 

Numa região onde se vive entre canais, é normal a deslocação por via marítima e fluvial. Tão normal que se chega a confundir "autocarro" com embarcação e o transporte público adapta-se ao ponto de ser feito pela água em embarcações. Esta é a realidade dos locais onde existem muitos canais, mas uma realidade bastante conhecida no caso Veneziano, talvez o mais famoso a nível mundial. Na imagem vemos uma dessas situações, um "autocarro" com o registo VE 9163 que aguarda na paragem pelo início da sua carreira, em Punta Fusina, extremo sul da região de Marghera. Carreira que liga Punta Fusina a Zaterre próximo da Praça de São Marcos. Note-se o abrigo de paragem, muito melhor do que qualquer um abrigo de paragem de autocarro nas cidades e vilas de Portugal. 

MSC Giovanna

MSC Giovanna um dos mais de 200 navios cargueiros propriedade da MSC Cargo, visto operando no porto de Marghera. Este navio costuma operar no Mediterrâneooriental nomeadamente entre Turquia, Israel e Itália.

É também um dos navios mais velhos da frota com 35 anos.