Tuesday, November 29, 2022

Pellestrina

O ferry dos transportes públicos de Veneza, Pellestrina que liga Pellestrina à ilha de Lido di Venezia (Alberoni), num pequeno estreito com apenas algumas dezenas de metros, viagem que é realizada numa rota com pouco mais de 1200 m.
O Pellestrina foi construído em 1972 (50 anos), no estaleiro de Poli em Veneza. Tem 282 t GT, um comprimento de 41 m, 9 m de boca e 2,20 m de calado. Navega com o IMO 8137988. 

"Autocarro" Veneziano

 

Numa região onde se vive entre canais, é normal a deslocação por via marítima e fluvial. Tão normal que se chega a confundir "autocarro" com embarcação e o transporte público adapta-se ao ponto de ser feito pela água em embarcações. Esta é a realidade dos locais onde existem muitos canais, mas uma realidade bastante conhecida no caso Veneziano, talvez o mais famoso a nível mundial. Na imagem vemos uma dessas situações, um "autocarro" com o registo VE 9163 que aguarda na paragem pelo início da sua carreira, em Punta Fusina, extremo sul da região de Marghera. Carreira que liga Punta Fusina a Zaterre próximo da Praça de São Marcos. Note-se o abrigo de paragem, muito melhor do que qualquer um abrigo de paragem de autocarro nas cidades e vilas de Portugal. 

MSC Giovanna

MSC Giovanna um dos mais de 200 navios cargueiros propriedade da MSC Cargo, visto operando no porto de Marghera. Este navio costuma operar no Mediterrâneooriental nomeadamente entre Turquia, Israel e Itália.

É também um dos navios mais velhos da frota com 35 anos.

Encontro de Azamaras em Lisboa

O isolamento da zona destinada a estaleiro de obras em Santa Apolónia, nos próximos anos.

 Lisboa teve hoje em cais os navios em escala longa, Azamara Pursuit e do Azamara Journey.
Ambos deverão deixar Lisboa com destino ao Funchal, pelas 2h do primeiro dia de Dezembro.

Saturday, November 26, 2022

Michelangelo em Veneza

De momento os únicos navios autorizados a atracar no porto de Veneza são os navios fluviais e os navios de pequeno porte. O Michelangelo da Croisieurope é um desses navios autorizados, apesar dos seus 110 m de comprimento e 11,4 m de largura.
Construído no ano 2000 e renovado em 2017, oferece 2 decks os seus 154 passageiros que podem ser servidos por apenas 25 tripulantes, média de 6 passageiros para cada tripulante. Um rácio que quase demonstra a selva em que se tornou Veneza, um destino fabuloso mas que se encontra poluído biologicamente por humanos, que não bebem a verdadeira essência cultural da cidade.
Registado na cidade Francesa de Estrasburgo, como é normal nos navios da CroisiEurope, O Michelangelo carrega apenas o nome de um Italiano que está entre os mais famosos criadores de arte do Ocidente, de sempre. Opera sobretudo com as partidas de Veneza e navega pelas diferentes ilhas e canais Venezianos, indo a locais como Burano, ou navegando no Canal Bianco, para que passageiros consigam visitar e conhecer cidades como Milão ou Pádua.

Andorinha e Queen Isabel

O Andorinha e o Queen Isabel atracados na Régua na operação do Verão passado. Dois dos mais recentes navios que operam no Douro, o Andorinha, navio de 80 m de comprimento entrou ao serviço em 2020. Encontra-se ao serviço pela Tauck, no Douro.

O Andorinha à esquerda e o Queen Isabel à direita, com a Régua como pano de fundo à fotografia.

Costa Deliziosa em Bari

 

O navio da Costa, o Costa Deliziosa, atracado no porto de Bari. Ao lado direito da foto podemos ver o edifício da gare de passageiros deste porto, bastante frequentado pelas companhias Italianas, Costa e MSC. No cais aguardam várias cisternas por embarcar nos navios ro-ro cargo que operam neste porto.

Rebocadores de Marghera - Veneza

Registo de alguns rebocadores que operam no porto de Marghera. Acima o Lourdes C, o Angelina C e o Marina NC. Estes rebocadores fazem parte da frota da Rimorchiatori Riuniti Panfido. O Carla Baruzzi presente na última foto introduzido na frota em 2017, continua a ser um dos maiores rebocadores da Europa com 40 m de comprimento e 9000 HP. 




Thursday, November 24, 2022

Lanchas de Pilotos

Mudam de porto para porto, mas acabam por ser quase sempre semelhantes. Abaixo mostro 4 lanchas de pilotos, nas suas lides diárias de embarcar e desembarcar pilotos para os navios maiores para que estes entrem e saiam dos portos em segurança. 
Lancha de Pilotos do porto de Bari, Itália. (Terranova)

Lancha de pilotos (Lancha Souda) do porto de Souda, Creta, Grécia. A lancha mais diferente desta série de fotos. O P mal se percepciona por cima do posto de comando.

Lancha de pilotos do porto de Kotor, Montenegro. (registo 124 KT)

Lancha de pilotos do porto de Marghera/Veneza, Itália. (registo VE 8509)


Wednesday, November 23, 2022

Superfast II

O Superfast II permite continuar os artigos sobre navios ro-ro, mas desta vez, este é um navio do tipo ro-ro passenger, ao invés dos anteriores 2 navios que são navios do tipo ro-ro cargo, utilizando as terminologias anglo saxónicas para a atribuição de nomenclaturas a tipos de navios.

O Superfast II é um navio de 2009 (Nuovi Cantieri Apuani, Itália),  com 199,14 m de comprimento, 26,6 m de largura e 102 camarotes. Com 25518 t GT, o Superfast II pode acomodar até 938 passageiros em camarotes e salões de passageiros. Em termos de carga tem 2505 m lineares. Navega com o registo Grego do porto de Piraeus e com o IMO 9458511.

O Superfast II efectua a rota entre Itália e Grécia, respectivamente entre ligando os portos de Bari, Igoumenitsa e Patras. Nas fotos vemo-lo em Bari, no Sul de Itália do lado do mar Adriático.

Os portos de Igoumenitsa e Patras são partilhados com o navio Asterion II que também liga a Itália à Grécia, mas com partidas de Veneza.