Saturday, November 26, 2022

Michelangelo em Veneza

De momento os únicos navios autorizados a atracar no porto de Veneza são os navios fluviais e os navios de pequeno porte. O Michelangelo da Croisieurope é um desses navios autorizados, apesar dos seus 110 m de comprimento e 11,4 m de largura.
Construído no ano 2000 e renovado em 2017, oferece 2 decks os seus 154 passageiros que podem ser servidos por apenas 25 tripulantes, média de 6 passageiros para cada tripulante. Um rácio que quase demonstra a selva em que se tornou Veneza, um destino fabuloso mas que se encontra poluído biologicamente por humanos, que não bebem a verdadeira essência cultural da cidade.
Registado na cidade Francesa de Estrasburgo, como é normal nos navios da CroisiEurope, O Michelangelo carrega apenas o nome de um Italiano que está entre os mais famosos criadores de arte do Ocidente, de sempre. Opera sobretudo com as partidas de Veneza e navega pelas diferentes ilhas e canais Venezianos, indo a locais como Burano, ou navegando no Canal Bianco, para que passageiros consigam visitar e conhecer cidades como Milão ou Pádua.

Andorinha e Queen Isabel

O Andorinha e o Queen Isabel atracados na Régua na operação do Verão passado. Dois dos mais recentes navios que operam no Douro, o Andorinha, navio de 80 m de comprimento entrou ao serviço em 2020. Encontra-se ao serviço pela Tauck, no Douro.

O Andorinha à esquerda e o Queen Isabel à direita, com a Régua como pano de fundo à fotografia.

Costa Deliziosa em Bari

 

O navio da Costa, o Costa Deliziosa, atracado no porto de Bari. Ao lado direito da foto podemos ver o edifício da gare de passageiros deste porto, bastante frequentado pelas companhias Italianas, Costa e MSC. No cais aguardam várias cisternas por embarcar nos navios ro-ro cargo que operam neste porto.

Rebocadores de Marghera - Veneza

Registo de alguns rebocadores que operam no porto de Marghera. Acima o Lourdes C, o Angelina C e o Marina NC. Estes rebocadores fazem parte da frota da Rimorchiatori Riuniti Panfido. O Carla Baruzzi presente na última foto introduzido na frota em 2017, continua a ser um dos maiores rebocadores da Europa com 40 m de comprimento e 9000 HP. 




Thursday, November 24, 2022

Lanchas de Pilotos

Mudam de porto para porto, mas acabam por ser quase sempre semelhantes. Abaixo mostro 4 lanchas de pilotos, nas suas lides diárias de embarcar e desembarcar pilotos para os navios maiores para que estes entrem e saiam dos portos em segurança. 
Lancha de Pilotos do porto de Bari, Itália. (Terranova)

Lancha de pilotos (Lancha Souda) do porto de Souda, Creta, Grécia. A lancha mais diferente desta série de fotos. O P mal se percepciona por cima do posto de comando.

Lancha de pilotos do porto de Kotor, Montenegro. (registo 124 KT)

Lancha de pilotos do porto de Marghera/Veneza, Itália. (registo VE 8509)


Wednesday, November 23, 2022

Superfast II

O Superfast II permite continuar os artigos sobre navios ro-ro, mas desta vez, este é um navio do tipo ro-ro passenger, ao invés dos anteriores 2 navios que são navios do tipo ro-ro cargo, utilizando as terminologias anglo saxónicas para a atribuição de nomenclaturas a tipos de navios.

O Superfast II é um navio de 2009 (Nuovi Cantieri Apuani, Itália),  com 199,14 m de comprimento, 26,6 m de largura e 102 camarotes. Com 25518 t GT, o Superfast II pode acomodar até 938 passageiros em camarotes e salões de passageiros. Em termos de carga tem 2505 m lineares. Navega com o registo Grego do porto de Piraeus e com o IMO 9458511.

O Superfast II efectua a rota entre Itália e Grécia, respectivamente entre ligando os portos de Bari, Igoumenitsa e Patras. Nas fotos vemo-lo em Bari, no Sul de Itália do lado do mar Adriático.

Os portos de Igoumenitsa e Patras são partilhados com o navio Asterion II que também liga a Itália à Grécia, mas com partidas de Veneza. 

ro-ro Olympos Seaways

Continuando a mostrar navios do tipo ro-ro hoje mostro o Olympos Seaways, fotografado a navegar no mar Adriático. Este navio efectua a ligação entre Itália e Turquia, mais concretamente entre os portos de Trieste e de Mersin, 3 vezes por semana, rota criada pela companhia Turca UND ro-ro em 2009. UND RO-RO a companhia Turca que nasceu em 1994 operando entre a Turquia e Itália.

O Olympos Seaways operado pela DFDS, é um navio que navega com a bandeira Turca e IMO 9242390. Tem 193 m de comprimento, 26 m de largura e 5,7 m de calado. Foi em 2002 na Alemanha que as suas 26469 t GT de aço ganharam a forma de navio ro-ro com o nome Und Birlik pela companhia Turca UN ro-ro que veio a ser adquirida pelos Dinamarqueses da DFDS em 2018. Tem capacidade para 12 passageiros, e consegue atingir os 21,5 nós de velocidade. Tem 3214 m lineares de carga.

Tuesday, November 22, 2022

Eurocargo Alexandria

 

O navio roll on - roll off Eurocargo Alexandria da Grimaldi Lines. Este navio juntamente com mais 2 unidades (Eurocargo Genova e Eurocargo Cagliari) efectuam o serviço de transporte de carga rodada entre Veneza, Bari (Itália) e Patras (Grécia). Este tipo de navios tem uma capacidade muito limitada de transporte de passageiros, apenas 12 que se resumem a motoristas dos veículos transportados. Tem uma capacidade de carga de 3810 ml, que corresponde a cerca de 1255 veículos ligeiros ou 250 camiões. 

A maior parte da carga transportada são trailers que são embarcados pelos vários tratores que os posicionam a bordo. Nas fotos podemos ver os trailers esperando no cais, pelo embarque, enquanto no deck são posicionados pelos tratores de cais os trailers já embarcados.
A viagem entre Veneza e Patras com a escala em Bari, dura menos de 2 dias (48h). o Eurocargo Alexandria é um navio ro-ro construído na Coreia do Sul tal como os seus irmãos, que recebeu o IMO 9465540. Navega com a bandeira Italiana. Tem 200 m de comprimento e 26,5 m de largura distribuídos por 32843 t GT. É mantido por 25 tripulantes.
O Eurocargo Alexandria novamente a carregar em Bari. Note-se a quantidade de trailers que aguardam transporte. Abaixo  um trator de cais movimenta um trailer para bordo do navio.

O irmão do Eurocargo Alexandria, o Eurocargo Cagliari que entrou ao serviço nesta rota em Maio deste ano. Vemo-lo a aguardar a saída do Eurocargo Alexandria, para atracar em Bari.

Monday, November 21, 2022

Norwegian Sun inicia temporada de cruzeiros em Lisboa

Primeira escala do Norwegian Sun em Lisboa, de uma série de cruzeiros que irá efectuar com partidas de Lisboa e Canárias até Abril de 2023. Em média são viagens na casa dos 1200€/passageiro. As viagens vão variando um pouco entre si, mas os portos são basicamente Funchal, Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas, Porto del Rosário, Gibraltar, Málaga e Cádiz. O porto mais a Norte é mesmo Lisboa. Portanto vamos ver com mais regularidade este navio por cá nos próximos meses, sendo a próxima escala já no dia 1 de Dezembro.
O Norwegian Sun, vem da América (atravessou o canal do Panamá a 27 de Outubro), para permanecer na Europa no Inverno Europeu, um itinerário contrário ao habitual nos navios por esta altura do ano. E o que reflecte também a saturação das Caraíbas como destino de cruzeiros e busca de novos destinos por parte dos operadores. O Norwegian Sun é um irmão afastado do extinto Costa Victoria da Costa Crocieri, daí que ao observá-lo entusiastas mais atentos possam encontrar semelhanças ou lhes faça lembrar algum navio. Mas apresenta muitas diferenças, embora partilhe a mesma base de design.

No cais de Santa Apolónia teve a companhia do Silver Dawn, que partiu pelas 23 h com destino a Málaga.

Sunday, November 20, 2022

Estreia do Azamara Onward em Lisboa

Depois de ter feito uma escala em Lisboa, para reabastecimento como P Prince, reveja-a aqui, estreou-se agora em Lisboa o novo navio da Azamara, o Azamara Onward, ex-Pacific Princess.

O navio que vem de Gibraltar e segue para Hamilton (o porto onde esteve registado anteriormente como P Prince), esteve em Lisboa cerca de 31 h. Resultado de uma escala com pernoita na capital Portuguesa.

Agora o navio da Azamara segue para a América, ficando por ali no Inverno Europeu. Deve voltar a Lisboa, para nova escala com pernoita, a 3 e 4 de Abril de 2023, apenas.

Este navio que tem o IMO 9187887, foi o R-Three da Renaissance, classe R, construído em 1999 nos estaleiros Franceses Chantiers de l'Atlantique. Tem 181m de comprimento, 25 m de largura e um calado de aproximadamente 6 m. 

Tem  9 decks de passageiros, com 351 camarotes, que podem acomodar até 762 passageiros e 372 tripulantes. Pode navegar as suas 30312 t GT até 18 nós.

No sábado o Azamara Onward teve por companheiro de cais o Costa Fascinosa, que saiu no sábado ao final da tarde, deixando-o sozinho em cais até à hora de partida de Lisboa.