Wednesday, November 23, 2022

Superfast II

O Superfast II permite continuar os artigos sobre navios ro-ro, mas desta vez, este é um navio do tipo ro-ro passenger, ao invés dos anteriores 2 navios que são navios do tipo ro-ro cargo, utilizando as terminologias anglo saxónicas para a atribuição de nomenclaturas a tipos de navios.

O Superfast II é um navio de 2009 (Nuovi Cantieri Apuani, Itália),  com 199,14 m de comprimento, 26,6 m de largura e 102 camarotes. Com 25518 t GT, o Superfast II pode acomodar até 938 passageiros em camarotes e salões de passageiros. Em termos de carga tem 2505 m lineares. Navega com o registo Grego do porto de Piraeus e com o IMO 9458511.

O Superfast II efectua a rota entre Itália e Grécia, respectivamente entre ligando os portos de Bari, Igoumenitsa e Patras. Nas fotos vemo-lo em Bari, no Sul de Itália do lado do mar Adriático.

Os portos de Igoumenitsa e Patras são partilhados com o navio Asterion II que também liga a Itália à Grécia, mas com partidas de Veneza. 

ro-ro Olympos Seaways

Continuando a mostrar navios do tipo ro-ro hoje mostro o Olympos Seaways, fotografado a navegar no mar Adriático. Este navio efectua a ligação entre Itália e Turquia, mais concretamente entre os portos de Trieste e de Mersin, 3 vezes por semana, rota criada pela companhia Turca UND ro-ro em 2009. UND RO-RO a companhia Turca que nasceu em 1994 operando entre a Turquia e Itália.

O Olympos Seaways operado pela DFDS, é um navio que navega com a bandeira Turca e IMO 9242390. Tem 193 m de comprimento, 26 m de largura e 5,7 m de calado. Foi em 2002 na Alemanha que as suas 26469 t GT de aço ganharam a forma de navio ro-ro com o nome Und Birlik pela companhia Turca UN ro-ro que veio a ser adquirida pelos Dinamarqueses da DFDS em 2018. Tem capacidade para 12 passageiros, e consegue atingir os 21,5 nós de velocidade. Tem 3214 m lineares de carga.

Tuesday, November 22, 2022

Eurocargo Alexandria

 

O navio roll on - roll off Eurocargo Alexandria da Grimaldi Lines. Este navio juntamente com mais 2 unidades (Eurocargo Genova e Eurocargo Cagliari) efectuam o serviço de transporte de carga rodada entre Veneza, Bari (Itália) e Patras (Grécia). Este tipo de navios tem uma capacidade muito limitada de transporte de passageiros, apenas 12 que se resumem a motoristas dos veículos transportados. Tem uma capacidade de carga de 3810 ml, que corresponde a cerca de 1255 veículos ligeiros ou 250 camiões. 

A maior parte da carga transportada são trailers que são embarcados pelos vários tratores que os posicionam a bordo. Nas fotos podemos ver os trailers esperando no cais, pelo embarque, enquanto no deck são posicionados pelos tratores de cais os trailers já embarcados.
A viagem entre Veneza e Patras com a escala em Bari, dura menos de 2 dias (48h). o Eurocargo Alexandria é um navio ro-ro construído na Coreia do Sul tal como os seus irmãos, que recebeu o IMO 9465540. Navega com a bandeira Italiana. Tem 200 m de comprimento e 26,5 m de largura distribuídos por 32843 t GT. É mantido por 25 tripulantes.
O Eurocargo Alexandria novamente a carregar em Bari. Note-se a quantidade de trailers que aguardam transporte. Abaixo  um trator de cais movimenta um trailer para bordo do navio.

O irmão do Eurocargo Alexandria, o Eurocargo Cagliari que entrou ao serviço nesta rota em Maio deste ano. Vemo-lo a aguardar a saída do Eurocargo Alexandria, para atracar em Bari.

Monday, November 21, 2022

Norwegian Sun inicia temporada de cruzeiros em Lisboa

Primeira escala do Norwegian Sun em Lisboa, de uma série de cruzeiros que irá efectuar com partidas de Lisboa e Canárias até Abril de 2023. Em média são viagens na casa dos 1200€/passageiro. As viagens vão variando um pouco entre si, mas os portos são basicamente Funchal, Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas, Porto del Rosário, Gibraltar, Málaga e Cádiz. O porto mais a Norte é mesmo Lisboa. Portanto vamos ver com mais regularidade este navio por cá nos próximos meses, sendo a próxima escala já no dia 1 de Dezembro.
O Norwegian Sun, vem da América (atravessou o canal do Panamá a 27 de Outubro), para permanecer na Europa no Inverno Europeu, um itinerário contrário ao habitual nos navios por esta altura do ano. E o que reflecte também a saturação das Caraíbas como destino de cruzeiros e busca de novos destinos por parte dos operadores. O Norwegian Sun é um irmão afastado do extinto Costa Victoria da Costa Crocieri, daí que ao observá-lo entusiastas mais atentos possam encontrar semelhanças ou lhes faça lembrar algum navio. Mas apresenta muitas diferenças, embora partilhe a mesma base de design.

No cais de Santa Apolónia teve a companhia do Silver Dawn, que partiu pelas 23 h com destino a Málaga.

Sunday, November 20, 2022

Estreia do Azamara Onward em Lisboa

Depois de ter feito uma escala em Lisboa, para reabastecimento como P Prince, reveja-a aqui, estreou-se agora em Lisboa o novo navio da Azamara, o Azamara Onward, ex-Pacific Princess.

O navio que vem de Gibraltar e segue para Hamilton (o porto onde esteve registado anteriormente como P Prince), esteve em Lisboa cerca de 31 h. Resultado de uma escala com pernoita na capital Portuguesa.

Agora o navio da Azamara segue para a América, ficando por ali no Inverno Europeu. Deve voltar a Lisboa, para nova escala com pernoita, a 3 e 4 de Abril de 2023, apenas.

Este navio que tem o IMO 9187887, foi o R-Three da Renaissance, classe R, construído em 1999 nos estaleiros Franceses Chantiers de l'Atlantique. Tem 181m de comprimento, 25 m de largura e um calado de aproximadamente 6 m. 

Tem  9 decks de passageiros, com 351 camarotes, que podem acomodar até 762 passageiros e 372 tripulantes. Pode navegar as suas 30312 t GT até 18 nós.

No sábado o Azamara Onward teve por companheiro de cais o Costa Fascinosa, que saiu no sábado ao final da tarde, deixando-o sozinho em cais até à hora de partida de Lisboa.

Thursday, November 17, 2022

Um navio de cereais Ucraniano

Com a invasão da Ucrânia, um dos principais produtores de cereais a nível mundial, os cereais produzidos por este país deixaram de ser exportados livremente, estando sujeitos a um acordo com os bandidos. Fomos encontrar um navio Ucraniano a descarregar cereais em Creta, na Grécia. O Mekhanik Cherevko que está a utilizar os portos mais ocidentais da Ucrânia para operar e sair do país com cereais utilizando uma rota quase costeira o mais longe possível da zona de bombardeamentos selvagens e inadmissíveis para os dias em que se pretende viver num mundo de paz e união entre povos, salvaguardando e respeitando para tal o seu espaço físico e fronteiras.




O Mekhanik Cherevko, é um navio graneleiro, construído em 1999, com o IMO 9137222, que navega orgulhosamente com a bandeira Ucraniana. Tem 97,98 m de comprimento, 16 m de largura e 4,m de calado. Nota-se que está a precisar de alguns cuidados no casco, situação que pode estar directamente relacionada com a guerra que o país está a viver. Este navio tem 2842 t GT e porto de registo em Kherson, cidades que nem conhecíamos mas que agora sabemos que são território Ucraniano. O Mekhanik Cherevko foi construído  no estaleiro Navol Oltenita, em Oltenita na Roménia, e é propriedade da Ukrrichflot Shipping com sede em Kiev.

Wednesday, November 16, 2022

Athena em Santorini


O pequeno navio de cruzeiros, Athena fundeando para largada de passageiros no porto velho de Santorini. Daqui rumou a Oia, onde fundeou, tendo regressado mais tarde ao ponto de desembarque dos passageiros, para voltar a embarcá-los e seguir viagem pelas ilhas Gregas.
O Athena é um navio de 2007, construído em Split, Croácia. Opera pela Grand Circle Holdings de Boston, com a marca Overseas Adventure Travel. Tem apenas 59 m de comprimento, 10 m de largura e pesa 1206 t. Tem o IMO 9398008, e opera com a bandeira de Malta porto de registo La Valleta. Faz parte do vastíssimo lote de pequenos navios de cruzeiros, que não têm os portos Portugueses nas suas rotas de viagens de cruzeiros. 
O Athena fundeado em frente a Oia, Santorini, onde os seus 3 metros de calado lhe permitem uma aproximação a terra muito superior do que a navios de maiores dimensões. Inclusive consegue atracar no porto velho de Santorini.

O Athena consegue transportar 50 passageiros distribuídos nos seus 3 decks destinados a passageiros.

AIDAstella

Registo da escala do AIDAstella, em mais uma das suas escalas regulares por Lisboa. Escalas que se vão prolongar, até Outubro de 2023, altura em que passará a operar nas Canárias. Note-se que este navio já está a realizar escalas regulares em Lisboa, desde Novembro de 2021, um ano portanto.



Tuesday, November 15, 2022

Ventura e Amera

Registo da passagem do Ventura e do Amera por Lisboa, no dia em que o Spitsbergen deixou a capital com destino ao porto de Leixões, no seu regresso ao norte da Europa.

O Spitsbergen ao fundo, deixando Lisbolândia.

Monday, November 14, 2022

Nissos Chrissi ex-Rungholt

O "novo" ferry boat Grego, o ex-Rungholt da companhia Alemã  W.D.R. (Wyker Dampfshiffs-Reederei Föhr-Amrum GmgH. Este ferry efectuou as ligações entre o continente Alemão e as ilhas muito próximas deste, Foehr e Amrum, desde 1992, ano em que entrou ao serviço nesta linha. Com 2268 t GT, 67,85 m de comprimento, 14,8 m de largura, capacidade para 1190 passageiros e 53 veículos este ferry está sendo transformado e adaptado para operar na ilha de Creta, Grécia, para onde foi vendido em Outubro de 2019. A capacidade de passageiros é visível que foi aumentada com o aumento de espaços exteriores do navio e total adaptação da porta de proa, criando um deck superior na proa. A popa também foi alterada criando mais espaços exteriores para os passageiros, no geral o Rungholt ficou bem mais bonito com a transformação que sofreu nos estaleiros de Perama, em Piraeus.
Os gregos decidiram não alterar o antigo nome e mantém-no na placa identificativa no topo do convés, contudo na popa e proa ostenta o novo nome escrito em Grego e em Inglês.