Monday, November 7, 2022

Anastacia

O pequeno navio Grego de carga geral Anastacia, ex-Anke Angela. Com o IMO 8417546 este navio conta já com 38 anos de serviço. Tem 82 m de comprimento por 11 m de largura.
Nas fotos vemo-lo fundeado na baía de Souda, na ilha Grega de Creta. Destacando-se a máquina giratória acoplada à ponte rolante que serve para efectuar as operações de carga e descarga de granéis sólidos.

Tem 1547 t GT, e já ostentou os nomes Hugo Chavez Frias, Anke Angela (Ecoship), Anne Angela e Claudia Isabell. Foi construído na Alemanha decorria o ano de 1984.

Sunday, November 6, 2022

Evrima em Lisboa


O navio dos hotéis Ritz, estreou-se em Lisboa. Atracou em Santa Apolónia, ao lado do navio Vasco da Gama operado pela Nicko Cruises.

O Evrima é um navio que pretende imitar um iate, embora não o seja, mas seja vendido como tal.

Foi construído em Espanha, nos mesmos estaleiros que construíram os ferrys da Naviera Armas, os Hijos J. Barreras. Foi construído em 2021, e recebeu o IMO 9823687. Navega com a bandeira de Malta para pagar menos impostos, face a bandeiras onde as fortunas são mais taxadas, como por exemplo a bandeira Portuguesa. Tem 190m de comprimento, 23.90 m de largura e um calado de 6,05m. Tem 25401t GT, capacidade para 298 passageiros e 246 tripulantes. Consegue atingir os 20 nós. 
A plataforma de popa, é um dos detalhes que o Evrima possui que fazem lembrar um iate. Estas plataformas são usadas para a pratica de desportos náuticos quando o navio fundeia em destinos que o permitam.  

Thursday, November 3, 2022

Spirit of Discovery

Escala do Spirit of Discovery, o navio da Saga Cruises, em Lisboa no dia de hoje. Veio de Southampton e tem como destino Cartagena. Uma escala que teve uma duração aproximada de 8h.

Aspectos do navio da Saga com as embarcações estrangeiras e locais para passear turistas no rio Tejo.

Ferry Lido di Venezia


O ferry almirante dos transportes públicos de Veneza, o Lido di Venezia que liga a ilha de Lido ao terminal ferry de Veneza (Tronchetto), efectuando a linha 17 do transporte público de Veneza, que por água é operado por cerca de 160 unidades entre navios e embarcações. O Lido di Venezia, é um navio de 1998, com 24 anos portanto. Navega principalmente no canal Giudecca, o mesmo canal onde foram proibidos de navegar os navios maiores, como os navios de cruzeiros. Qualquer visitante desta cidade o pode ver cruzar várias vezes ao dia o canal Giudecca (o canal que passa em frente à Piazetta San Marco), navegando as suas 781 t GT. Tem 78,32 m de comprimento 16 m de largura e 2,2 m de calado, o que lhe permite aceder a zonas com pouca profundidade. Tem o IMO 8969044, capacidade para 700 passageiros e 100 veículos. O seu nome anterior era Salaminia fruto da sua construção no estaleiro Grego, Zervas Ambelaki na ilha de Salamina. O design que ostenta é o design típico dos ferrys Gregos que ligam as ilhas situadas a pouca distância entre si.

É um ferry com 2 rampas à proa e popa, que lhe permite embarques e desembarques rápidos quer de passageiros como veículos. Apesar de em Veneza os veículos não serem permitidos, na ilha de Lido com 18 kms de extensão já o são.

Wednesday, November 2, 2022

Seaven Luck

O navio cimenteiro Seaven Luck operando no porto de Marghera, Itália. Mais conhecido como o porto de Veneza, por se situar bastante próximo desta famosa cidade Italiana, Marghera é um dos principais portos de mercadorias Italiano.


Além de contentores este terminal movimenta muitas cargas a granel como matérias primas para a construção e indústria de transformação, químicos e derivados de petróleo. Além de sucata e materiais ferrosos para produção de metal. Também possui terminais dedicados aos cereais, passageiros e carga ro-ro com terminais ferrys dedicados.
O Seaven Luck é um navio de 1988, com 34 anos e que navega com o IMO 8717647 e bandeira do Panamá. Tem 114,8m de comprimento e 17,5m de largura. Tem um calado de 7,1m. Já ostentou o nome Kenkai Maru, até 2016, tendo sido construído e operado no Japão nos primeiros anos de vida. As suas 4906t GT navegam atualmente entre Itália e Grécia, transportando cimento. Foi construído no estaleiro NKK Shipbuilding em Yokohama no Japão, tendo na altura como homeport Osaka. 

O Seaven Luck numa foto do site do seu operador, a Seaven.

Tuesday, November 1, 2022

Norwegian Viva e Queen Anne

São os dois navios que se encontram em construção no estaleiro da Fincantieri em Marghera, o Norwegian Viva já numa fase final de aprestamentos e construção bastante avançada e o Queen Anne o futuro navio da Cunard, que teve o seu assentamento de quilha neste estaleiro no passado dia 8 de Setembro, sendo o casco nº 6274 deste estaleiro.

O Norwegian Viva o segundo de uma classe de 6 navios da classe Prima, será diferente dos restantes apenas na pintura do casco. è um navio que será destinado ao mercado das Caraíbas. Deverá começar a navegar em Junho próximo. O seu irmão mais velho, o Norwegian Prima, entrou ao serviço no mês passado. O Norwegian Viva foi lançado à agua a 2 de Agosto último, apenas alguns dias depois do estaleiro ter entregue o seu irmão. 

O Norwegian Viva terá 142500 t GT e capacidade para 3215 passageiros. Uma das suas atracções será a pista de Karts que ocuparã 3 decks. A Norwegian diz também que este navio terá mais espaços exteriores e piscinas infinitas do que os restantes da frota.

Monday, October 31, 2022

Neptune Iliad

O navio de transporte de veículos Neptune Iliad navegando no Adriático com destino à Turquia. O navio efectua a rotação entre Eslovénia, Itália, Turquia e Grécia, distribuindo veículos por estes países.
É um navio com 12 anos de idade, com o IMO 9440100, que navega com a bandeira de Malta e com o olho Grego no costado, sinal de boa sorte. Em termos de dimensões tem 169,58 m de comprimento, 28,02 m de boca e tem 36902 t GT.

Friday, October 28, 2022

Asterion II

O ferry de 1991 Asterion II, atracado no porto de Marghera, Itália. O Asterion II é um navio com 32071 t GT, do tipo Ro-Ro/Passageiros, mais vulgarmente conhecido como ferry boat. No entanto é um ferry que transporta além de carga rodada, passageiros.

O Asterion II tem 192.5m de comprimento e 27 m de boca. Navega com a bandeira Cipriota com registo em Limassol. É um dos raros navios Gregos que navegam sem a bandeira mãe, para a empresa Grega Superfast Ferries. Pelo seu design consegue-se perceber que é um ferry Japonês. Foi construído pela Mitsubishi e operou até 2018 no Japão, altura em que a companhia Grega Anek adquiriu este ferry com capacidade para 720 passageiros e o trouxe para a Europa. Tem capacidade para 840 veículos, 117 camiões e possui 451 camas para os passageiros.



A chaminé do Asterion II faz lembrar a chaminé do extinto Melody da MSC. O Asterion II começou a navegar como Ishikaro na rota Nagoya-Sendai-Tomakomai. Entre 2010 e 2018 passou a navegar entre a China e a Coreia do Sul com o nome Grand Spring, ainda visível, oculto no casco. De momento serve a linha Veneza-Igoumenitsa-Patras. Tem um calado de 6.6 m e pode atingir 22 nós de velocidade. Tem 3 rampas, uma delas lateral na proa, tal como se pode ver abaixo. 

Thursday, October 27, 2022

NPO Viana do Castelo

O NRP Viana do Castelo atracado em Bari, vendo-se ao fundo os ferrys locais Superfast II que liga a Itália à Grécia (porto de Patras) e o Rigel VII que efectua a ligação entre Itália e a Albânia (porto de Durres).

O NRP Viana do Castelo. um dos super patrulhões Portugueses é o maior navio desta armada da NATO que patrulha o Mediterrâneo, maioritariamente para auxílio à imigração ilegal e salvaguarda da vida humana no mar.

Tuesday, October 25, 2022

Excellence Adria

O iate Excellence Adria com o IMO 9906142, navegando na costa da Croácia país que lhe empresta a bandeira.

Com capacidade para 37 passageiros, este iate oferece vários itinerários pelo Adriático em modo cruzeiro de luxo. Tem 499 t GT, 53 m de comprimento e 9 m de largura. É um navio construído em 2020 na ilha de Korcula, pelo estaleiro Radez, para a Adria Tours.

O Excellence Adria navegando ao lado de antigas baterias de defesas marítimas da segunda guerra mundial.