Friday, September 23, 2022

Azamara Pursuit

Lisboa recebeu hoje a escala do Azamara Pursuit. O navio esteve em Lisboa numa escala de cerca de 12h e meia. Daqui partiu com destino a Sevilha, pelas 19h. 

Em companhia de cais teve o HMS Lancaster

O Azamara Pursuit com o bairro de Alfama em primeiro plano.

Wednesday, September 21, 2022

Ferdinanda S.

É hoje avançado pela comunicação social de que o Grupo Sousa adquiriu um novo navio porta contentores. O ex-Marine Taraba e ex-Safmarine Taraba que já esteve em Lisboa em 2011, vê o seu destino voltar a Ocidente. O navio encontra-se actualmente fundeado em Port Klang na Malásia, reportando já o sinal com a indicação do novo nome Ferdinanda S. Este armador, tem por tradição baptizar os navios com os nomes das mulheres da sua família. Neste caso nomeou o navio com o nome da sua mãe. 

É um navio com 14 anos de idade, gémeo do atual Raquel S. Deverá destinar-se ao tráfego internacional com origem em portos Portugueses.

Monday, September 19, 2022

World Odyssey

O navio World Odyssey (Deutschland), realizando mais um fretamento pela universidade 'Colorado State University' através do programa Semester at Sea, em Lisboa. Nesta escala traz uma nova imagem gráfica, mais jovial. Está no início da viagem, que só irá terminar a 22 de Dezembro.



O Worl Odyssey deixa amanhã Lisboa com destino a Casablanca antes de entrar no Mediterrâneo.

A estreia do Apex em Lisboa

Estreou-se hoje no porto de Lisboa o Celebrity APEX. O navio está a descer do Norte da Europa para efectuar alguns cruzeiros no Mediterrâneo com partidas de Civitavecchia, antes de rumar para a temporada de Inverno Europeu, nas Caraíbas. 

Este navio que se estreou em 2020 e cuja entrada em serviço foi adiada pela pandemia, apenas deverá voltar a Lisboa a 19 de Setembro do próximo ano. Este é o segundo navio da classe Edge, uma classe de navios construídos em Saint Nazaire, que se diferencia pelo design de proa e popa e com a principal característica a ser o denominado tapete voador (originalmente como Magic Carpet) que não é nada mais nada menos que uma plataforma que sobe e desce ao longo do costado do navio onde se servem refeições tanto ao nível da água como suspensos a 12 decks de altura. 


O Apex tem 306 m de comprimento por 39 m de boca. Tem 16 decks e 129500 t GT. A capacidade de passageiros ronda os 2910. A principal moeda a bordo é o Dolar Americano.





Os 16 decks e 306 m do Apex comparados com os 2 decks e 31 m do cacilheiro Campolide.

Tuesday, September 13, 2022

Seaventure de regresso ao estaleiro, em Lisboa

De regresso a Lisboa para manutenção está o navio Seaventure. Encontra-se atracado ao Cais da Rocha e aqui deverá permanecer durante mais algum tempo não estando prevista entrada na doca seca. Desta vez não traz, os logótipos da Polar Latitudes, tal como aconteceu em abril último, quando o ex-Bremen chegou a Lisbao com os logótipos da Polar Latitudes no casco. Veja aqui.

Mourning on board His Majesty's Ship Lancaster


O Luto pela morte da Rainha Elizabeth II, faz-se sentir em todos os navios da Coroa Britânica. É o caso do HMS Lancaster (F229), que se encontra em Portugal desde a morte da Rainha. 

O navio encontrava-se em Setúbal quando a rainha faleceu. Naquele porto efectuou uma salva de artilharia no dia seguinte à morte da Rainha. Agora encontra-se em Lisboa, desde o passado dia 9. Sairá amanhã pelas 18h, com destino não revelado ainda. 

A bordo o Luto pela morte da Monarca, nota-se pela presença das bandeiras dos mastros a meia haste, tal como em todos os locais públicos do Reino Unido, durante estes 10 dias de luto que assinalam as cerimónias fúnebres. 

H2OLIsboa Chegou a Lisboa a bordo do Panthera J

Já está a descarregar em Lisboa o navio Pantheja J, um navio de carga geral que vem a este porto descarregar a tuneladora H2OLIsboa comprada na China pela Câmara de Lisboa. O navio está a descarregar os elementos da tuneladora no Cais do Beato, desde o dia de ontem quando ali chegou, operação que se deve prolongar por mais alguns dias. O Panthera J, veio da China via Canal do Suez, mas antes foi até Emden, Radicatel próximo de Le Havre de onde saiu para Montrose antes de vir a Lisboa descarregar a tuneladora. Certamente uma viagem bastante lucrativa esta.

Tratando-se de uma carga de dimensões fora do normal, está a gerar algum aparato no descarga, em especial nos meios utilizados para movimentação da carga e armazenagem no cais, camiões de transportes especiais.

O Panthera J e o pesqueiro Stella Maris

O Panthera J, é um navio com 21 anos, que navega com a bandeira de conveniência da Libéria. Tem 6274t GT e 118 m de comprimento por 20 m de boca. É um navio de carga geral de média dimensão. Tem um calado de cerca de 7m.

Friday, September 9, 2022

Queen Elizabeth 2

 

Queen Elizabeth 2, o navio que ostentou o nome da rainha, diferindo apenas no tipo de numeração. O navio atracado em Alcântara, Lisboa em 2008. 

Tuesday, September 6, 2022

Salvaram-me e Gavião dos Mares

 

Alguns pormenores da canoa do Tejo, com o nome Gavião dos Mares a partir da canoa Salvaram-me.


Estas duas embarcações são típicas do rio Tejo, que agora efetuam cruzeiros no rio. São parte do espólio vivo do Museu de Marinha Nacional. São propriedade de particulares sobretudo com origens na margem Sul do rio Tejo, de onde são originárias estas embarcações que remontam ao início das travessias do Tejo por motivos comercias com a cidade de Lisboa.


Um dos cruzeiros mais solicitados é o cruzeiro do Pôr do Sol e que está tendo bastante sucesso entre os turistas que visitam Lisboa.
Recomendo que caso esteja a pensar fazer um cruzeiro no Tejo possa escolher este tipo de embarcações para viajar. Irá certamente experienciar uma viagem diferente e ficar a conhecer um Tejo desconhecido para a maioria dos habitantes da margem do Rio, assim como ficar a conhecer uma história marítima que desconhece.
Pormenor da pintura manual dos cascos das canoas com a multiplicidade de cores
As velas abertas e os motores desligados são o momento considerado o ponto alto da viagem, aquele em que só se ouve o barulho da água a bater no casco e o vento nas velas.

Tuesday, August 30, 2022

OS35 a afundar em Gibraltar

Atualizado 1 Setembro 8h:

O casco do OS35 partiu-se. É o pior cenário possível,  visto inviabilizar a recuperação do navio. A remoção do navio e carga passam a ser feitas de forma diferente. 


Atualizado às 21:55h

O navio graneleiro OS35 carregado com barras de aço, colidiu na baía de Gibraltar com o navio Adam LNG. Encontra-se a afundar tendo sendo pedido pelas autoridades portuárias que se desloca-se para mais próximo de terra de forma a poder afundar e ficar com a parte submersa a tocar num fundo a pouca profundidade de forma a poder facilitar um eventual resgate. Mais desenvolvimento e informação devem aparecer nas próximas horas na comunicação social e aqui neste blogue através de um shipspotter amigo residente em Gibraltar, kite.observer.


O Adam LNG, o navio com o qual chocou o OS35.
Fotos: kite.observer, Gibraltar shipspotter

Mais alguns aspectos, do acidente ocorrido a noite passada em Gibraltar. Fotos de Kite.observer



O Adam LNG.






A zona do ADAM LNG, onde se deu o embate