Os 16 decks e 306 m do Apex comparados com os 2 decks e 31 m do cacilheiro Campolide. |
Monday, September 19, 2022
A estreia do Apex em Lisboa
Tuesday, September 13, 2022
Seaventure de regresso ao estaleiro, em Lisboa
Mourning on board His Majesty's Ship Lancaster
O Luto pela morte da Rainha Elizabeth II, faz-se sentir em todos os navios da Coroa Britânica. É o caso do HMS Lancaster (F229), que se encontra em Portugal desde a morte da Rainha.
O navio encontrava-se em Setúbal quando a rainha faleceu. Naquele porto efectuou uma salva de artilharia no dia seguinte à morte da Rainha. Agora encontra-se em Lisboa, desde o passado dia 9. Sairá amanhã pelas 18h, com destino não revelado ainda.
A bordo o Luto pela morte da Monarca, nota-se pela presença das bandeiras dos mastros a meia haste, tal como em todos os locais públicos do Reino Unido, durante estes 10 dias de luto que assinalam as cerimónias fúnebres.
H2OLIsboa Chegou a Lisboa a bordo do Panthera J
Tratando-se de uma carga de dimensões fora do normal, está a gerar algum aparato no descarga, em especial nos meios utilizados para movimentação da carga e armazenagem no cais, camiões de transportes especiais.
O Panthera J e o pesqueiro Stella Maris |
O Panthera J, é um navio com 21 anos, que navega com a bandeira de conveniência da Libéria. Tem 6274t GT e 118 m de comprimento por 20 m de boca. É um navio de carga geral de média dimensão. Tem um calado de cerca de 7m.
Friday, September 9, 2022
Queen Elizabeth 2
Queen Elizabeth 2, o navio que ostentou o nome da rainha, diferindo apenas no tipo de numeração. O navio atracado em Alcântara, Lisboa em 2008.
Tuesday, September 6, 2022
Salvaram-me e Gavião dos Mares
Alguns pormenores da canoa do Tejo, com o nome Gavião dos Mares a partir da canoa Salvaram-me.
Um dos cruzeiros mais solicitados é o cruzeiro do Pôr do Sol e que está tendo bastante sucesso entre os turistas que visitam Lisboa.
As velas abertas e os motores desligados são o momento considerado o ponto alto da viagem, aquele em que só se ouve o barulho da água a bater no casco e o vento nas velas.
Tuesday, August 30, 2022
OS35 a afundar em Gibraltar
Atualizado 1 Setembro 8h:
O casco do OS35 partiu-se. É o pior cenário possível, visto inviabilizar a recuperação do navio. A remoção do navio e carga passam a ser feitas de forma diferente.
Atualizado às 21:55h
O navio graneleiro OS35 carregado com barras de aço, colidiu na baía de Gibraltar com o navio Adam LNG. Encontra-se a afundar tendo sendo pedido pelas autoridades portuárias que se desloca-se para mais próximo de terra de forma a poder afundar e ficar com a parte submersa a tocar num fundo a pouca profundidade de forma a poder facilitar um eventual resgate. Mais desenvolvimento e informação devem aparecer nas próximas horas na comunicação social e aqui neste blogue através de um shipspotter amigo residente em Gibraltar, kite.observer.
O Adam LNG, o navio com o qual chocou o OS35. |
O Adam LNG. |
A zona do ADAM LNG, onde se deu o embate |
Monday, August 29, 2022
Pirata Azul no Douro
Se não conhece este navio releia toda a sua história, mais abaixo. Nestas imagens vêmo-lo a manobrar para atracar no Cais de Cambres e abastecer combustível antes de iniciar mais um cruzeiro com início no cais da Régua.
Independência no Douro
Os passageiros no momento do embarque para mais um cruzeiro panorâmico Douro Acima, no navio catamarã que foi pioneiro neste tipo de casco, para a actividade turística com passageiros no Douro.