Visitar o Douro é revisitar navios que já operaram na ilha da Madeira. Uma passagem pelo Douro significa revisitar o Independência e o Pirata Azul. Nas imagens abaixo podemos constatar o bem que se encontra o Independência, carregando passageiros no Cais da Régua para mais uma subida do rio Douro.
Os passageiros no momento do embarque para mais um cruzeiro panorâmico Douro Acima, no navio catamarã que foi pioneiro neste tipo de casco, para a actividade turística com passageiros no Douro.
Monday, August 29, 2022
Sunday, August 28, 2022
Viking Hemming
O Viking Hemming manobrando na Régua de partida com destino ao Porto. O Viking Hemming é um dos 4 navios da Douro Azul que operam em exclusivo para a Viking Cruises no Rio Douro. Os outros irmãos são o seu irmão gémeo Viking Torgil o Viking Helgrim e o Viking Osfrid. A construção do Viking Hemming e do Viking Torgil foram financiados com fundos Europeus.
O Viking Hemming navegando em frente à Quinta da Pacheca |
Embarcações tradicionais do Tejo
Com o turistas em alta em Lisboa, as embarcações tradicionais do Tejo voltaram a navegar pelo rio. Ao menos que assim seja, mostrando Lisboa aos turistas em embarcações típicas ao contrários dos triciclos do Oriente que proliferam nas estradas da Capital de Portugal.
Star Legend de Dublin para Piraeus
O Star Legend saindo de Lisboa, com destino a Portimão depois de ter vindo de Leixões. Terminou neste porto uma viagem de 8 dias que teve início em Dublin e aqui iniciou uma nova viagem com destino a Piraeus, na Grécia com a duração de 18 dias.
Star Legend deixando Lisboa acompanhado pelo iate Lady Moura e pelo rebocador Alerta. |
Lady Moura
Tem despertado as atenções, fundeado no Tejo o iate Lady Moura. Faz parte dos 100 maiores iates a nível mundial ocupando os quadragésimos lugares, o iate de Ricardo Salinas, um bilionário Mexicano, que esteve de férias a bordo, em Lisboa, onde até aproveitou para se divertir a andar de autocarro em Sintra, numa visita ao Palácio da Pena.O Lady Moura tem 105 m de comprimento, 19 m de boca e 5,5 m de calado. Tem casco de aço e foi construído em 1990 nos estaleiros Alemães Blohm+Voss. O seu primeiro proprietário foi o Árabe Nasser Al-Rashid, antes de ter caído da nona para a quadragésima oitava posição do ranking mundial dos maiores iates do mundo. Os destinos onde costuma estar atracado centram-se no Mónaco, Palma de Maiorca, Denia e Porto Cervo em Itália.Ficará no Tejo até ao primeiro dia de Setembro, antes de seguir viagem para Gibraltar, o navio com o IMO 1002380 e com registo nas Bahamas.
Wednesday, August 24, 2022
aRosa Alva em Cambres
aRosa Alva, o navio da aRosa que opera no rio Douro, atracado ao porto comercial de Cambres . Régua/Lamego, provavelmente abastecendo combustível. Construído em Viana do Castelo em 2019 o aRosa Alva tem capacidade para receber um máximo de 126 passageiros, com uma tripulação de cerca de 30 pessoas. Este navio tem 80 m de comprimento, 11,4 m de largura e um calado de 1,8 m. Faz parte do universo Douro Azul, com a marca aRosa.
Uma viagem de 7 noites neste navio pelo rio Douro tem valores que variam entre 1600 e 2200€, com a língua a bordo a ser o Inglês e o Alemão, mercado destinatário deste tipo de produto e origem da aRosa, empresa que já chegou a operar navios oceânicos mas que abandonou esse ramo de negócio possuindo agora apenas navios fluviais, cerca de 14 pelos diferentes rios da Europa.
Douro Splendour
O navio Douro Splendour navegando no Rio Douro, cumprindo mais um dos seus cruzeiros de Verão ao serviço da Douro Azul.
Thursday, August 18, 2022
Valentin Butuzov
O navio Valentin Butuzov saindo do estaleiro da Lisnave em Setúbal com destino a um país que fica situado a Norte, para lá da Estónia. O navio com bandeira da Libéria deixou o estaleiro de Setúbal e dirige-se para esse país ao que tudo indica sem carga, uma vez que está proibido o transporte de carga da UE para esse país. É provável que vá ser utilizado para transportar cereais roubados.
O Valentin Butuzov é um navio de 2015, com 199 m de comprimento e 32 m de boca. Tem 36355 t GT. Entrou na Lisnave a 2 de Agosto e saiu a 14 de Agosto, uma reparação que demorou apenas 12 dias. Este navio navega com a bandeira da Libéria.
Wednesday, August 17, 2022
HS Prometheus
O navio da Marinha Grega, Hellenic Ship (HS) Prometheus, navegando ao largo do Cabo Espichel em direcção ao porto de Setúbal no passado Domingo. Com o número de casco A 374 o HS Prometheus é um navio com 146 m de comprimento e 21 m de largura. Tem um calado de 7,4 m. Foi construído pelos estaleiros Elefsis Shipyards entre 2000 e 2002, tendo entrado ao serviço em 08 de Julho de 2003. É o maior navio da Marinha Grega e é utilizado como navio de comando. Faz parte da Classe Etna uma classe de navios que é partilhada também com a Marinha Italiana (com o navio logístico Etna). Tem uma velocidade máxima de 21 nós. Em termos bélicos possui uma peça Oto Melara de 76mm, diferenciando-se do Etna em termos de equipamentos bélicos.
Friday, August 5, 2022
Carnival Pride e AIDAstella
Vídeo da partida do Carnival Pride do porto de Lisboa com destino a Bilbao.
Raros mas mesmo assim não de todo impossíveis de atracar, são justamente estes os navios da companhia mãe do Grupo Carnival. O Caso deste navio Carnival Pride que é a mesma plataforma que deu origem ao Costa Mediterranea e Costa Atlantica.
Subscribe to:
Posts (Atom)