Thursday, June 2, 2022

Sea Star

O navio Sea Star, o navio mais recente da Barcadouro, no momento da aproximação e passagem na barragem de Bagaúste, barragem da Régua, rio Douro.

O Sea Star é um navio de 1991, construído no estaleiro Belga B.V.B.A. Scheepswerf, com 45 m de comprimento e 10 m de largura. Com um calado de 2 m. Navega com o IMO 9034286. Veio da Croácia para o Douro e tal como o Independência e o Pirata Azul, faz parte da frota da Barcadouro uma das empresas de cruzeiros fluviais no rio Douro que oferece viagens de um dia a bordo dos seus navios oferecendo aos seus passageiros a experiência de subir ou descer o rio Douro com refeições a bordo.


O Sea Star no interior da eclusa no momento em que esta enchia e o navio era elevado. Repare-se no mastro deitado para não embater na parte superior da eclusa/barragem.
A saída da eclusa num dia em que muitas pessoas assistiam à operação de elevação do navio e de abertura e fecho de comportas.

A popa do Sea Star com a embarcação auxiliar e o registo Douro.

As exportações Portuguesas

Um navio a carregar recursos naturais Portugueses para exportação. Trata-se do Turgut Sahin que estava a carregar areia com destino a Immigham (Inglaterra). Desconhece-se se este produto se destina à construção ou se é para transformação industrial.
Tal como as imagens mostram o carregamento faz-se diretamente do camião para o navio através de um  tapete rolante com funil de descarga direcionável.
O Turgut Sahin é um navio graneleiro de porão único, com 91 m de comprimento e 14 m de largura. Tem 2909 t (GT), e foi construído em 1997. Navega com a bandeira do Panamá. Já ostentou os nomes Shaheen I, Laudio, Hadia K, Sea Kig e Sea King. Tem um calado de 5,8m. Consegue navegar a 12 nós. 
Este tipo de navios para carregar abre as tampas do porão por deslizamento para a proa e para a popa. Por serem navios de pequena dimensão, as tampas do porão abertas impedem a visibilidade da ponte de comando.

Hatice C

 

O Hatice C, um dos inúmeros navios graneleiros que demando o porto de Lisboa, para nos virem trazer os cereais que nem nos damos ao trabalho de produzir. Este navio é particularmente bonito, com uma linha de água a branco que lhe confere uma beleza ao casco. É um navio de 2007, com 147 m de comprimento e 21 m de largura. Navega com a bandeira do Panamá, uma das mais antigas bandeiras em navios. Navega as suas 10122 t (GT) com o IMO 9396555.

Thursday, May 26, 2022

Revisitando o Funchal


Esquecido no Cais da Matinha, continua a morrer aos poucos o paquete Funchal. Depois de ter sido vendido a um pirata que o esventrou e tirou parte da identidade de navio. Depois de muitas  promessas parvas onde se incluía muita mentira e tentava captar lavagens de dinheiro, com construções megalómanas de marinas e luxos, acabou no mesmo cais de onde saiu, mas muito mais destruído e com pior aspecto do que quando dali saiu. Triste Funchal, apenas precisa de uns retoques interiores, uns cuidados no Cais e está pronto a receber hóspedes a bordo como navio hotel neste mesmo lugar...sem que para isso seja preciso lavar dinheiro ou criptomoedas. Não basta ter muito dinheiro, para realizar projectos, basta gostar-se daquilo que se faz, para o conseguir de forma perfeita. Não se pode ver lucro em tudo, porque depois acontece isto que está a acontecer ao Funchal...
As madeiras retiradas dos decks do navio. Pelos vistos o estaleiro não quis ficar com o lixo.

As baleeiras abertas, cada vez mais raras de avistar em navios.

A proa desprovida de aparelhos de navegação que ali existiam

Ventura

O navio Ventura habitual frequentador do porto de Lisboa, está a efetuar uma escala de 2 dias em Lisboa. Chegou hoje pelas 7 h e sairá apenas amanhã pelas 17:30 h com destino a Leixões. Nesta viagem com início em Southampton, antes de Lisboa escalou Vigo.



Wednesday, May 25, 2022

Enchanted Princess

O porto de Lisboa voltou a receber uma escala inaugural de um navio Princess. Hoje foi a vez do Enchanted Princess se estrear em Lisboa numa escala com cerca de 15 h de duração. Este é um dos navios que viu a sua entrada em serviço ser adiada pela pandemia tendo sido entregue em Setembro de 2020 e apenas realizado a sua viagem inaugural em Novembro de 2021. 

É um navio com 330 m de comprimento, 38,4 m de largura e com um calado de 8,49 m. Tem a bandeira de Hamilton, 19 decks e capacidade para 3660 passageiros assistidos por 1346 tripulantes. 

Construído em Monfalcone, pelos estaleiros Fincantieri é um navio da Royal Class classe onde se inclui o navio Britannia da P&O Cruises e os irmãos da Princess; Royal, Regal, Majestic, Sky e Discovery. 

O Enchanted Princess desceu o Tejo por volta das 19 h com destino a Gibraltar.

Friday, May 20, 2022

Ilha da Madeira, de azul

O mais bonito navio porta contentores das ilhas. Isto porque ostenta o nome mais bonito de todos. Com a ida ao estaleiro, ainda ficou mais bonito, com o casco azul e vermelho as típicas cores da Transinsular. Nas imagens vemo-lo prestes a largar de Santa Apolónia com destino a Leixões com um carregamento de Fiat Panda que provavelmente se destinam a reforçar a frota de veículos de aluguer da ilha da Madeira para o Verão que aí se aproxima. 
No meio dos contentores transporta ainda um autocarro também. Na foto acima pela popa vemos o Insular a carregar para largar com destino a Ponta Delgada e ainda ao fundo é possível ver o Corvo também a carregar para largar com o mesmo destino que o Insular. O Ilha da Madeira e o Insular são navios da Transinsular e o Corvo é da Mutualista Açoreana.

Costa Diadema

 

O Costa Diadema, ao lado do terminal de cruzeiros de Lisboa, numa escala prolongada. Deve partir com destino a La Coruña pelas 22h, nesta viagem de 14 noites que o leva desde Barcelona até Copenhaga.
O navio atracado em Santa Apolónia, onde se encontra o bairro Francês de Lisboa, antigo bairro de Alfama.
O museu militar, um dos museus que escapou às jogadas políticas e ainda não foi transformado em hotel ou residências de luxo, tal como aconteceu a muito património público nos últimos anos.


Thursday, May 12, 2022

Britannia e Le Bellot

Foram estes os 2 navios que desfilaram no Tejo pelas 18 h com destino a Southampton (Britannia) e Leixões (Le Bellot). O Britannia efectua a segunda escala em menos de um mês. Esteve cá a 21 de Abril numa viagem ao Mediterrâneo. Desta vez está de regresso a Southampton depois de uma viagem à Madeira e ilhas Canárias.

Já o Le Bellot, vai para Norte depois de uma série de viagens na Grécia e navegação para Ocidente com escalas em vários portos de Itália e Espanha.


A passagem frente à praia do Porto Brandão.

A torre de Belém já é demasiado pequena para este tipo de fotografias...



Mas continua grandiosa perante outros navios mais pequenos.