Saturday, April 2, 2022

Hanseatic's no Funchal

A Hapag Lloyd efectou uma escala dupla no porto do Funchal, com os navios Hanseatic Nature e Hanseatic Inspiration no passado dia 25 de março. No mesmo dia o Hanseatic Inspiration visitou o Porto Santo, usufruindo assim dos descontos comerciais que são dados aos navios que visitam o Funchal com escala na ilha do Porto Santo. Pelas 17 h chegou ao Funchal e atracou no cais norte. O Hanseatic Nature teve de aguardar pelas saída dos navios Marella Explorer e MSC Splendida, para então atracar no cais Sul.


O Hanseatic Nature iniciou a sua viagem em Montevideo, no Uruguai, no seu regresso à Europa. Efectuou navegação costeira até Recife no Brasil, altura em que começou a se afastar de terra dirigindo-se a Fernando de Noronha antes de iniciar a travessia do Atlântico com passagem por entre as ilhas de Cabo Verde e paragem em Santa Cruz de Tenerife. Dali partiu para Santa Cruz de  La Palma e Funchal onde ficou fundeado algumas horas até ter espaço disponível no cais para atracar. Do Funchal saiu para Marbella onde fundeou e desde então encontra-se navegando pelo Sul de Espanha. 

Já o Hanseatic Inspiration, efectuou uma viagem semelhante ao seu irmão, com início também na América do Sul, mas com passagem por fora das ilhas de Cabo Verde e maior proximidade à Costa Africana. Escalou vários portos das ilhas Canárias antes de se dirigir ao porto do Porto Santo e Funchal. Deixou o Funchal a 27 de março pelas 21 h com destino a Fuerteventura e tem permanecido desde então a viajar por entre as ilhas Canárias.

Iona na Madeira

 

O navio Britânico Iona, numa das suas mais recentes passagens pela ilha da Madeira. Em pleno inverno, os passageiros aproveitam o clima ameno da ilha para desfrutar dos espaços exteriores do navio, nomeadamente da sua piscina infinita, com parede transparente sobre o mar. Tal como em todos os navios grandes verifica-se o aglomerado de passageiros juntos dos espaços de lazer, piscinas exteriores e jacuzzis. Os solários também registam uma boa ocupação.




Escala em que teve por companhia em porto o Mein Schiff 4 que se encontra a fazer cruzeiros pelas ilhas Canárias com escala no porto do Funchal.

A piscina infinita e os jacuzzis que neste dia faziam as delícias dos passageiros, com bastante ocupação, num dia de Inverno que parecia verão para Britânicos.

Silver Dawn deixando Lisboa

Saída de Lisboa do navio Silver Dawn, o décimo navio da frota Silversea, uma subsidiária do grupo Royal Caribbean.

Foi entregue em Novembro de 2021, tendo a cerimónia de baptismo ocorrido apenas agora no porto de Lisboa, de uma forma discreta, ainda devido à pandemia.

O Silver Dawn tem 212,89 m de comprimento, 28 m de largura e 6,7 m de calado. Navega com o registo de Nassau e o IMO 9857937. Tem capacidade para 596 passageiros em 298 camarotes com varanda. É um dos poucos navios que ainda são construídos de raiz com uma biblioteca no último deck, que serve simultaneamente como observatório.


Costa Luminosa e Hanseatic Inspiration


Vista aérea sobre o porto do Funchal com a presença do navio Hanseatic Inspiration no cais norte e o Costa Luminosa no cais Sul, juntamente com o ferry Lobo Marinho. De notar ainda a presença do navio da Marinha Portuguesa NRP Mondego e o rebocador Ponta do Pargo, além da presença da Nau Santa Maria de Colombo e alguns dos poucos pesqueiros que ainda restam no maior porto da Região Autónoma da Madeira.

Wednesday, March 30, 2022

Regal Princess

O navio da Princess Cruises, Regal Princess, deixando o porto do Funchal no passado dia 20 de Março. Na base da foto, é possível vermos vários Entusiastas de Navios,  registando a sua partida deste o final do molhe do porto do Funchal, junto do farolim de entrada do porto. A Madeira é realmente um sítio mágico para fotografar navios.

O Regal Princess veio nesta viagem veio directo de Fort Lauderdale e seguiu em direcção ao Mediterrâneo, com escala em Cádiz e Málaga. A Princess não é uma companhia habitual nos portos portugueses, daí que o registo dos seus navios nos portos nacionais seja um momento quase único. No entanto com a pandemia, algumas companhias mudaram as suas estratégias de mercado, e alguns mercados menos populares tornaram-se mais apetecíveis devido às excelentes condições de segurança e conforto que oferecem aos passageiros.

Borealis no Funchal

 

O navio Borealis, ex-Amsterdam, no porto do Funchal acompanhado pelo Mein Schiff 4. Nesta escala o navio aproveitou para testar os meios de salvamento, procedimento habitual em vários portos de escala. O Mein Schiff 4 companheiro em porto, efectua mais uma escala dos cruzeiros circulares pelas ilhas Canárias e Madeira. Fotos de 9 de Março de 2022.

Tuesday, March 22, 2022

2 Princess no Funchal

Melhor do que um navio Princess só mesmo 2. E foi o que aconteceu no Porto do Funchal, no dia 20 e 21 deste mês. A escala quase simultânea dos dois irmãos de frota. Ambos em viagens posicionais da América para a Europa. Abaixo o Regal Princess e o Sky Princess juntamente com o AIDAnova. 


Tuesday, March 15, 2022

Bollete no Funchal

 

O navio Bollete na sua mais recente passagem pelo Porto do Funchal. O ex-Amsterdam da HAL, foi uma dos navios que viu o seu futuro ficar incerto quando começou a pandemia. Com a redução de frotas, foi um navio que viu a sua carreira de 22 anos ao serviço da Holland America Line chegar ao fim. Foi bastante desejado por alguns players do mercado, mas foi a Fred. Olsen que conseguiu ganhar a corrida e integrá-lo na sua frota, tal como o vemos juntamente com o seu irmão, Borealis (ex-Rotterdam). 

Monday, March 7, 2022

World Odyssey e Hamburg

 

Registo da escala do Hamburg e do World Odyssey em Lisboa. O Hamburg veio do estaleiro da Lisnave em Setúbal e seguiu viagem para Sevilha. Já o World Odyssey que se encontra ao serviço do programa Semester at Sea, fica em Lisboa até ao próximo dia 10, nas suas habituais escalas prolongadas nos portos por onde passa, ao abrigo da programação de estudo a bordo.


Sunday, February 27, 2022

Arklow Villa

Navio Arklow Villa que aguarda carregamento no cais do Poço do Bispo, porto de Lisboa. Deverá partir com destino a Sunderland no próximo dia 3 de Março. 
Os navios da Arklow são frequentes no porto de Lisboa, a partir de onde exportamos cimento para o Reino Unido.
O Arklow Villa é um navio de 2018, que navega com a bandeira Holandesa. Tem 5150 t GT, o que tal como a maior parte da frota da Arklow faz dele um navio de pequeno porte. Tem 83.93 m de comprimento e 15 m de largura. Este porte permite-lhe operar em segurança em portos pequenos e acessíveis por canais e rios.