Wednesday, March 30, 2022

Regal Princess

O navio da Princess Cruises, Regal Princess, deixando o porto do Funchal no passado dia 20 de Março. Na base da foto, é possível vermos vários Entusiastas de Navios,  registando a sua partida deste o final do molhe do porto do Funchal, junto do farolim de entrada do porto. A Madeira é realmente um sítio mágico para fotografar navios.

O Regal Princess veio nesta viagem veio directo de Fort Lauderdale e seguiu em direcção ao Mediterrâneo, com escala em Cádiz e Málaga. A Princess não é uma companhia habitual nos portos portugueses, daí que o registo dos seus navios nos portos nacionais seja um momento quase único. No entanto com a pandemia, algumas companhias mudaram as suas estratégias de mercado, e alguns mercados menos populares tornaram-se mais apetecíveis devido às excelentes condições de segurança e conforto que oferecem aos passageiros.

Borealis no Funchal

 

O navio Borealis, ex-Amsterdam, no porto do Funchal acompanhado pelo Mein Schiff 4. Nesta escala o navio aproveitou para testar os meios de salvamento, procedimento habitual em vários portos de escala. O Mein Schiff 4 companheiro em porto, efectua mais uma escala dos cruzeiros circulares pelas ilhas Canárias e Madeira. Fotos de 9 de Março de 2022.

Tuesday, March 22, 2022

2 Princess no Funchal

Melhor do que um navio Princess só mesmo 2. E foi o que aconteceu no Porto do Funchal, no dia 20 e 21 deste mês. A escala quase simultânea dos dois irmãos de frota. Ambos em viagens posicionais da América para a Europa. Abaixo o Regal Princess e o Sky Princess juntamente com o AIDAnova. 


Tuesday, March 15, 2022

Bollete no Funchal

 

O navio Bollete na sua mais recente passagem pelo Porto do Funchal. O ex-Amsterdam da HAL, foi uma dos navios que viu o seu futuro ficar incerto quando começou a pandemia. Com a redução de frotas, foi um navio que viu a sua carreira de 22 anos ao serviço da Holland America Line chegar ao fim. Foi bastante desejado por alguns players do mercado, mas foi a Fred. Olsen que conseguiu ganhar a corrida e integrá-lo na sua frota, tal como o vemos juntamente com o seu irmão, Borealis (ex-Rotterdam). 

Monday, March 7, 2022

World Odyssey e Hamburg

 

Registo da escala do Hamburg e do World Odyssey em Lisboa. O Hamburg veio do estaleiro da Lisnave em Setúbal e seguiu viagem para Sevilha. Já o World Odyssey que se encontra ao serviço do programa Semester at Sea, fica em Lisboa até ao próximo dia 10, nas suas habituais escalas prolongadas nos portos por onde passa, ao abrigo da programação de estudo a bordo.


Sunday, February 27, 2022

Arklow Villa

Navio Arklow Villa que aguarda carregamento no cais do Poço do Bispo, porto de Lisboa. Deverá partir com destino a Sunderland no próximo dia 3 de Março. 
Os navios da Arklow são frequentes no porto de Lisboa, a partir de onde exportamos cimento para o Reino Unido.
O Arklow Villa é um navio de 2018, que navega com a bandeira Holandesa. Tem 5150 t GT, o que tal como a maior parte da frota da Arklow faz dele um navio de pequeno porte. Tem 83.93 m de comprimento e 15 m de largura. Este porte permite-lhe operar em segurança em portos pequenos e acessíveis por canais e rios.

Mar Negro vazio de navios ao largo da Ucrânia


O Mar Negro na costa da Ucrânia, o país que está sendo barbaramente invadido e massacrado por um exército de bandidos genocidas que ainda acham mal serem punidos com sanções pesadas. Como se pode ver os navios que estavam fundeados ao largo de Odessa saíram todos daquela zona e procuraram abrigo em águas territoriais da Roménia. Do lado direito podemos ver a Península da Crimeia, uma parte da Ucrânia que está ocupada desde 2014 pelos genocidas. Slava Ukraine. 

Slava Ukraine

 


SLAVA UKRAINE!


THIS IS UKRAINE, NOT the land that threw TOYS with weapons, to kill childrens. SHAME, on you!


SAY YES TO PEACE; NO TO WAR.


Wednesday, February 23, 2022

Balboa

Balboa, apenas mais um dos grandes graneleiros que evidenciam a dependência de Portugal das importações dos produtos mais básicos como sejam aqueles que se destinam à alimentação. Infelizmente a maior parte destes navios efectua escala em Lisboa, apenas para descarregar, visto que não produzimos nada que aqui possa ser carregado para exportar. No caso deste navio veio do principal porto da Rússia, na exportação de grão, Novorossiysk. Após descarga seguiu viagem para Odessa, na Ucrânia, curiosamente os dois países que estão a liderar a atualidade e dos quais Portugal depende até para se alimentar e alimentar os seus animais. 


ACTUALIZAÇÃO 27/FEVEREIRO: DEVIDO À INVASÃO do pedaço de terra dos URSOS, à Ucrânia, o navio Balboa teve de reverter a sua viagem. Agora está de regresso passando ao largo de Gibraltar, numa viagem que já o levava ao largo da Sicília. 19:15h Atualmente o navio dirige-se para os Estado Unidos da América já navegando no Oceano Atlântico.

Sunday, February 20, 2022

O regresso dos cruzeiros diários ao Tejo

Com a pandemia a dar sinais de não conseguir vencer a gigante campanha mundial de vacinação, a vida começa a voltar ao normal. Sinais disso são as embarcações de volta ao Tejo com cruzeiros para turistas. Nesta tarde registei a passagem do Príncipe da Beira, e da embarcação da foto abaixo, nas suas viagens de cruzeiros pelo rio, destinadas a turistas.

Ambos compunham o rio na saída do Seabourn Encore.

Acompanhando esta actividade marítima navegou no Tejo também este pequeno modelo de brinquedo que fez as delícias de um adulto, disfarçando que brincava com uma criança. Para quem tiver interesse em adquirir um igual, podem encontrá-lo no El Corte Inglês por cerca de 45€, muito mais económico do que fazer um cruzeiro no Tejo nos dias que correm, onde os preços são apenas para turistas nesta Lisbolândia, em que se tornou Lisboa.