Thursday, February 17, 2022

Vizconde de Eza


Pesqueiro espanhol Vizconde de Eza, atracado no cais da Rocha em Lisboa. Trata-se de um navio de investigação das pescas, do Ministério da agricultura, alimentação e meio ambiente. Tem 53 m de comprimento, 13 m de largura  e navega com o IMO 9206308. 

Monday, February 7, 2022

Artania

Também de passagem por Lisboa com pernoita está o navio Artania que chegou a este porto a meio da manhã e tem a sua saída agendada para o dia de amanhã pelo meio da tarde.
O ex-Royal Princess, navio que ficou famoso por ter sido baptizado pela Princesa Diana, encontra-se a realizar uma viagem de 20 dias com partida e chegada a Hamburgo, com passagem às ilhas Canárias e Madeira. Veio de Vigo e sai com destino às Canárias. Na presente viagem ainda passará pela ilha da Madeira, no próximo dia 15 de Fevereiro, de onde partirá para enfrentar 3 dias de navegação até ao Reino Unido.

O Artania e a fachada do novo albergue de turistas de Lisboa, a estação de Santa Apolónia. Habitual paradeiro de drogados e sem-abrigo.

Gunilla em Lisboa

O veleiro Gunilla, o maior veleiro Sueco, encontra-se de passagem por Lisboa. Visita habitual a este porto o Gunilla é um veleiro de 1940 que serve a Suécia como navio escola. Veio de Ponta Delgada e para lá tem partida agendada no próximo dia 13. Muito provavelmente em mais alguma viagem de formação.
 

Monday, January 24, 2022

Maria Luisa

O navio porta contentores Maria Luisa, operando no terminal de contentores de Santa Apolónia. Este navio opera na distribuição de carga pela Costa Oeste de África sendo a PSL Navegação especializada nos transportes para São Tomé e Angola. Quando chega a Namibe, o ponto mais a Sul da viagem, regressa à Europa e vai até Leixões onde carrega a carga vinda de Roterdão. O Maria Luisa tem 192 m de comprimento e 27 m de largura.   Navega com o IMO 9231133 e tem por colega de frota o Maria Francisca, navio irmão e com um passado em tudo semelhante, incluindo as dimensões e o estaleiro de construção. São as duas Marias que navegam de Portugal para África pela PSL Navegação, uma companhia Portuguesa, pouco conhecida, uma vez que opera com 3 navios apenas sendo todos fretados. Um desses navios opera apenas em África. Este navio tem 23132 t GT, navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Anteriormente já se chamou Golden Isle (2004), Cape Donington (2012) San Rafael (2017) e é desde 2018 o Maria Luisa. É uma construção Chinesa de 2003.

Wednesday, January 19, 2022

Bob Barker

O famoso navio da Sea Shepherd, encontra-se em Lisboa desde 29 de Setembro de 2021. Atualmente está no cais do estaleiro NavalRocha onde efectua alguns trabalhos. Anteriormente tem permanecido atracado no cais do Barreiro, longe dos olhares de todos e em trabalhos de manutenção também. Fala-se da preparação de novas campanhas de luta e protecção dos oceanos que aqui se preparam. Este é um dos mais famosos navios do Mundo na luta pela defesa da protecção dos animais marinhos e salvaguarda dos oceanos.
É um navio que dispensa apresentações devido à sua enorme popularidade, tendo até protagonizado programas de televisão de enorme popularidade como o Whale Wars.

Monday, January 17, 2022

Spirit of Adventure

Estreia em Lisboa do irmão gémeo do Spirit of Discovery. O navio da Saga Cruises estreou-se hoje em Lisboa, um porto que é habitual nos cruzeiros da companhia Britânica. Com a construção destes dois navios a Saga quer afirmar-se como uma companhia para pessoas mais jovens e quer atrair novos públicos. 

Construído em 2020, foi um dos navios que teve de adiar a sua estreia devido à pandemia que se continua a viver nos dias de hoje. Tem 236 m de comprimento, 31 m de largura e 58119 t GT. Navega com o registo de Londres na popa, coisa extremamente muito rara nos dias de hoje um navio navegar com um registo que não é conhecido pelo esclavagismo de tripulantes. À saída pelas 17 h o navio foi escoltado pelo rebocador ex-Svitzer Viana, que o levou até ao Cristo Rei que o abençoou nesta viagem que o leva até Leixões no dia de amanhã.. 





Os camarotes exteriores com varanda. algo muito desejado pelos passageiros da Saga, e que agora finalmente conseguem ter esta comodidade nestes navios mais recentes da companhia.
A bonita chaminé do Spirit of Adventure algo que se está a tornar cada vez mais raro e difícil de encontrar nos navios atuais, chaminés bonitas.
O rebocador que acompanhou a saída do navio num gesto de boas vindas e saudação nesta sua estreia em Lisboa, o Portugs Viana.

Saturday, January 15, 2022

Warnow Master

Warnow Master o navio que liga o porto de Roterdão ao Porto de Lisboa. Roterdão o porto mais a Norte e Lisboa mais a Sul, numa viagem de distribuição de carga pela Península Ibérica, com origem em Roterdão e escalas em Leixões e Vigo. Efectua serviço pela Evergreen. 
As mais recentes viagens efectuadas pelo Warnow Master.

O Warnow Master é um navio de porta contentores que navega com o IMO 9449833. Leva na popa o registo de Limassol, bandeira Cipriota. Tem 17068 toneladas GT, em 180 m de comprimento e 25 m de largura. É uma construção Chinesa (Zhejiang Ouhua Shipbuilding - Zhoushan), do ano 2009. 

Cabo Mondego

 

A lancha de pilotos Cabo Mondego, uma das unidades que efetua serviços de pilotagem no porto da Figueira da Foz. Cabo Mondego é o local onde a Serra da Boa Viagem encontra o oceano Atlântico na Figueira da Foz e onde se situa o farol com o mesmo nome, numa falésia de elevado valor geológico.

Monday, January 10, 2022

AIDAnova em mudança de tripulação

Voltou a Lisboa o navio AIDAnova numa escala assinalada como mudança de tripulação. Em tudo estará relacionada com o recente surto de doença a bordo. Recorde-se que o navio tem cruzeiros agendados para daqui a 5 dias nas ilhas Canárias. A hora de partida está assinalada para as 12h perfazendo uma escala de cerca de 6 h. 


Sunday, January 9, 2022

Biglift Barentsz

O navio Biglift Barentsz que se encontra em Lisboa a descarregar os novos pórticos de cais para o terminal de Alcântara. Estas novas gruas de descarga de navios, permitem alcançar até 22 fiadas de contentores o que permite que navios de maiores dimensões venham a operar em Lisboa num futuro que se pretende próximo. Assim navios post Panamax poderão vir a operar em Alcântara. Recorde-se que nos últimos anos os grandes navios porta contentores foram desviados de Lisboa, devido a conflitos laborais, os quais as companhias de transporte marítimo eram alheias e desviaram as suas operações encontrando alternativas em portos Espanhóis próximos onde as situações laborais estão mais resolvidas do que por cá. Porquanto, a carga que devia ser transportada para o hinterland do porto de Lisboa, era transportada por via terrestre desde os portos Espanhóis, acarretando maiores custos para o consumidor final.

Os novos pórticos de descarga de navios irão permitir uma maior eficiência na operação portuária neste terminal. Como shipspotters e apreciadores de navios, apenas esperamos que estas gruas permitam trazer mais navios a Lisboa. Este investimento, não é mais do que o cumprir de uma obrigação perante o Estado Português para a implementação de medidas ambientais mais eficientes na operação portuária e que já deviam ter sido realizadas em 2019, em função do contrato de concessão em vigor.
Parte dos equipamentos que serão substituídos e vista parcial de alguns recentemente adquiridos que ainda não operam em pleno. Os antigos pórticos e gruas de cais de fabrico Português com a marca Mague, ex-empresa de Vila Franca de Xira, mais concretamente Alverca do Ribatejo (Atual urbanização Malvarosa).