Monday, February 7, 2022
Artania
Gunilla em Lisboa
Monday, January 24, 2022
Maria Luisa
Wednesday, January 19, 2022
Bob Barker
Monday, January 17, 2022
Spirit of Adventure
Construído em 2020, foi um dos navios que teve de adiar a sua estreia devido à pandemia que se continua a viver nos dias de hoje. Tem 236 m de comprimento, 31 m de largura e 58119 t GT. Navega com o registo de Londres na popa, coisa extremamente muito rara nos dias de hoje um navio navegar com um registo que não é conhecido pelo esclavagismo de tripulantes. À saída pelas 17 h o navio foi escoltado pelo rebocador ex-Svitzer Viana, que o levou até ao Cristo Rei que o abençoou nesta viagem que o leva até Leixões no dia de amanhã..
Os camarotes exteriores com varanda. algo muito desejado pelos passageiros da Saga, e que agora finalmente conseguem ter esta comodidade nestes navios mais recentes da companhia.
A bonita chaminé do Spirit of Adventure algo que se está a tornar cada vez mais raro e difícil de encontrar nos navios atuais, chaminés bonitas.
O rebocador que acompanhou a saída do navio num gesto de boas vindas e saudação nesta sua estreia em Lisboa, o Portugs Viana.
Saturday, January 15, 2022
Warnow Master
As mais recentes viagens efectuadas pelo Warnow Master. |
O Warnow Master é um navio de porta contentores que navega com o IMO 9449833. Leva na popa o registo de Limassol, bandeira Cipriota. Tem 17068 toneladas GT, em 180 m de comprimento e 25 m de largura. É uma construção Chinesa (Zhejiang Ouhua Shipbuilding - Zhoushan), do ano 2009.
Cabo Mondego
Monday, January 10, 2022
AIDAnova em mudança de tripulação
Voltou a Lisboa o navio AIDAnova numa escala assinalada como mudança de tripulação. Em tudo estará relacionada com o recente surto de doença a bordo. Recorde-se que o navio tem cruzeiros agendados para daqui a 5 dias nas ilhas Canárias. A hora de partida está assinalada para as 12h perfazendo uma escala de cerca de 6 h.
Sunday, January 9, 2022
Biglift Barentsz
Salish Heron
Tem capacidade para 600 pessoas, entre passageiros e tripulantes e 138 veículos. Navega nesta viagem com o registo de Oslo, mas por baixo já possui a inscrição Victoria, muito provavelmente porque ainda não é propriedade oficial da BC Ferries e poderá ainda pertencer ao estaleiro Remontowa Shipbuilding, em Gdansk, Polónia.
O Salish Heron tem propulsão de Gás Natural tal como os seus outros 3 irmãos gémeos mais velhos, da classe Salish, construídos desde 2016. São eles o Salish Orca, o Salish Eagle e o Salish Raven. Esta classe homenageia o povo Salish, um povo com elevada importância cultural neste país. Como tal, a BC Ferries convidou diversos artistas plásticos deste povo para efetuarem a decoração exterior e interior destes navios. Abaixo mostra-se como irá ficar o casco da "Garça Salish", no projecto do artista Maynard Johnny Junior.
Imagem BC Ferries |
Das principais características desde navio que se destacam num ferry de curta distância como este, e que fazem dele um navio eficiente no tipo de transporte que efectua, é a existência de 2 proas. Este tipo de ferrys devia ser introduzido no rio Tejo nas travessias fluviais. Pois os ferries que virão substituir os atuais cacilheiros, já estão desatualizados e ainda nem cá chegaram, apesar de terem propulsão eléctrica. Outra característica deste ferry que podia ser introduzida nos navios que diariamente sulcam as águas do Tejo, são os decks abertos com cadeiras e até mesas para os passageiros desfrutarem do ar livre e exterior dos navios, tal como este navio que navegará num país onde o clima é bem mais severo do que em Lisboa, mas que possui espaços exteriores onde os passageiros poderão desfrutar da viagem.