Sunday, December 5, 2021

Queen Mary 2


Esteve hoje de regresso ao Tejo, o navio almirante da Cunard, o Queen Mary 2. A última escala em Lisboa, deste navio, aconteceu a 13 de Janeiro de 2020, no seu cruzeiro de volta ao mundo que veio a ser cancelado a 15 de Março de 2020, quando o navio já se encontrava a navegar na Austrália. Reveja a escala em Lisboa, desse cruzeiro aqui


O Queen Mary 2 minutos antes de deixar Lisboa

O Queen Mary 2, está a repor viagens entretanto canceladas devido à pandemia. Nesta viagem o navio veio de Southampton e seguiu a sua viagem com destino a Cádiz. O seu programa de cruzeiros, inicia-se a sério no próximo dia 13 com uma partida de Southampton, que se espera venha mesmo a realizar-se, apesar dos números da pandemia a nível global continuarem a aumentar nos últimos dias.

Thursday, December 2, 2021

Corinthian e Tejo Algés


Corinthian, atracado no cais do estaleiro naval NavalRocha. O navio está em reparações. Já o Tejo Algés, saiu da doca seca e atracou no interior do cais da Rocha Conde D'Óbidos.

Sam Simon fora da doca seca

O navio da Sea Shepherd, Sam Simon, atracado no exterior do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. Encontra-se a ultimar os preparativos antes de voltar ao mar, em defesa dos ecossistemas e fauna marinha.


A chaminé continua em reparação, um dos trabalhos que podem ser efetuados fora da doca seca, com o navio atracado.

Mestre Jaime Feijó

O ferry de tráfego local, Mestre Jaime Feijó, escapando de Lisboa, rumo a casa. O Mestre Jaime Feijó esteve em Lisboa, em reparação e saiu no dia da Restauração da Independência, tendo a sua chegada aos Açores agendada para o dia de sábado, pelas 17 h no porto da Horta, onde irá continuar a efetuar as triangulações entre as ilhas do Faial, a ilha com a montanha mais alta de Portugal, Pico e São Jorge.

O relógio de popa marcava a hora da partida no horário de Verão de Portugal continental. De registar também, a alteração do registo onde já esteve escrito Horta, agora está escrito Portugal.
O cruzamento com o ferry Lisboeta único no planeta, por possuir portas laterais pretendendo dessa forma ser competitivo no transporte de viaturas no rio Tejo.

Monday, November 29, 2021

Chemical Master

Chemical Master, o navio que teve um acidente grave a bordo, ao largo de Portugal, do qual resultaram mortos. O navio encontra-se agora fundeado no rio Tejo, aguardando reparações. Segundo a comunicação social o navio sofreu um incêndio na casa das máquinas. Foi dado o alerta e pedido de socorro quando navegava a cerca de 25 milhas náuticas a Sul do Cabo Espichel. Foram evacuados 2 homens por via aérea, que vieram a falecer tendo o seu óbito sido declarado na chegada ao hospital, supondo-se que tenha tido origem na inalação de fumo. O acidente podia ter tido consequências bem mais graves, visto que este é um navio de transporte de mercadorias perigosas, nomeadamente ácidos altamente inflamáveis.

Rolldock Storm

Navio de transportes especiais Rolldock Storm, que se encontra em Lisboa a descarregar carris. Proveniente de Piombino em Itália, lá carregou os carris e para lá irá voltar muito provavelmente para carregar novamente mais carris.
 Assim começa a evolução da  ferrovia em Portugal, nos portos.

O Rolldock Storm é um navio de transportes especiais, construído em 2014, com 15382 t GT. Tem 151,5 m de comprimento, por 25,5 m de largura. O seu calado é de 5,67 m. Navega com a bandeira Holandesa e com o IMO 9656503.

Saturday, November 27, 2021

O pequeno Funchal

Foi um navio bastante bonito, o Porto, ex-Arion. Construído em 1965 na Jugoslávia, nada teve a ver com o projeto do paquete Funchal, mas após as obras a que foi sujeito quando foi adquirido pela Classic International Cruises, ficou conhecido como o pequeno Funchal. Foi mais um navio condenado ao fracasso por gente que nada percebia de navios e de negócios com navios. Uma vez mais ficou provado que lavar dinheiro é diferente de investir.

Sunborn Barcelona

Revisitando o Sunborn Barcelona, um dos poucos navios que servem apenas como hotel. Com as mesmas funções do que este, pelo mundo ainda não muitos os que existem. Este navio foi construído mesmo com este propósito, na Malásia. Encontra-se atracado e preso a terra em Gibraltar. 
Num dos locais do Mundo onde a falta de espaço é um problema, esta foi a solução encontrada para oferecer mais um espaço de alojamento com preços ainda mais caros do que os outros hotéis do Rochedo. Pelos vistos o negócio está a funcionar bem visto que ali se mantém já desde 2013. O Sunborn Barcelona, mais conhecido como Sunborn Gibraltar Hotel/Casino, é um navio com propulsão própria e com número IMO 9475272. Tem 142 m de comprimento e 23 m de largura num calado de apenas 3,9 m. Tem um outro navio hotel semelhante como irmão de frota, que se encontra em Londres.

Monday, November 22, 2021

Mestre Jaime Feijó


O navio de tráfego local, Mestre Jaime Feijó, atracado na entrada da doca de Alcântara, em aprestamentos após a saída da doca seca, no estaleiro naval do porto de Lisboa.

O brasão de armas dos Açores, presente no costado no navio, com as duas vacas bravas que foram lançadas nas ruas dos Açores, em defesa da sua população face à invasão Espanhola, que deram origem à divisa, "Antes morrer livres que em paz sujeitos" (1582).
O logótipo da Atlântico Line, um design suave e bastante simplificado.

NavalRocha

Um registo do movimento de navios em reparação no estaleiro da NavalRocha, neste fim de semana. Da esquerda para a direita, o navio tanque Naxos II, o iate Balto e o rebocador Sapartacus que aguarda entrada na doca seca. Na doca nº 2 o navio Sam Simon da Sea Sheperd, o Tejo Algés da TSL na doca nº1 e ainda os navios Mestre Jaime Feijó da Atlântico Line que se encontra a finalizar trabalhos de pintura. Ao fundo ainda o navio Corinthian que aguarda a entrada no estaleiro.
 Gostamos de ver os estaleiros assim, sempre cheios de navios.