Tuesday, October 19, 2021

Costa Diadema

O navio Costa Diadema efectuou mais uma escala em Lisboa dos seus cruzeiros regulares ao Mediterrâneo Ocidental. Chegou ontem pela manhã, 7 h, e saiu apenas hoje ao final da tarde, 17 h, deixando assim o dia de navegação previsto nesta viagem, de fora do programa previsto. 

A presente viagem teve início em Barcelona no dia 12 do corrente mês, e irá terminar no mesmo porto no próximo dia 22. O Costa Diadema irá regressar a Lisboa nos próximos 2 meses, mais algumas vezes, efetuando este mesmo cruzeiro com saída de Barcelona ou a opção de embarque também em Savona.




Os adultos aproveitando para ser crianças novamente, com uma desculpa plausível.

Os passageiros a desfrutarem da esplanada do LaBuena Bar no deck 5.

Monday, October 18, 2021

Ilhéu de Cima


Ilhéu de Cima é a porção de terra rodeada por mar, situada mais a Leste da Ilha do Porto Santo no seu lado Sul. Este foi também o nome que a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira escolheu para batizar o seu rebocador mais pequeno. Construído pelos estaleiro Armon em 2005,  tem 14,4 m de comprimento, 5,15 m de largura e um calado de 2,5 m. Normalmente efectua serviço no porto do Caniçal, ilha da Madeira.

Douro Cruiser

Navio Douro Cruiser, operado no rio Douro sob a insígnia da Nicko Cruises. O Douro Cruiser é um navio com 78,11 m de comprimento e 11,4 m de largura. Foi construído em 2005, nos estaleiros de Viana do Castelo com o nome Algarve Cruiser. Pretendia oferecer cruzeiros no Sul de Portugal, nomeadamente no rio Guadiana, mas após alguns meses de operação o sucesso não foi ditado e voltou ao Douro até aos dias de hoje.

O navio Rabelo Distinto, que embeleza as margens do rio Douro, em Gaia, visto num cenário que inclui um outro navio rabelo que passeia turistas pelas pontes do rio Douro.
O Douro Cruiser com a cidade do Porto em pano de fundo.

Veteranos do Porto Santo


Os dois navios que serviram durante anos a ilha do Porto Santo. O Pirata Azul e o Independência. Agora ambos continuam lado a lado, operando no rio Douro pela empresa Barcadouro.

Saturday, October 16, 2021

MSC Seaview

O MSC Seaview chegou pela madrugada do dia de hoje a Lisboa, 5 h, vindo de França, porto de Cherbourg e saiu pelas 18 h com destino a Cádiz.
Na saída de Lisboa, numa viagem com destino a Cádiz, num posicionamento do Norte da Europa para o Mediterrâneo, proporcionou-nos estas imagens, de beleza ímpar na sua descida do rio Tejo.

Thursday, October 14, 2021

Mestre Jaime Feijó

O navio Mestre Jaime Feijó da Atlântico Line, encontra-se no estaleiro NavalRocha em manutenção. Este pequeno navio ferry, efectua o seu serviço no arquipélago dos Açores maioritariamente entre as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Consegue transportar ate 333 passageiros, com 9 tripulantes e tem capacidade para até 15 viaturas. Um pequeno navio mas que oferece alguma versatilidade. Este navio foi construído para substituir o navio Mestre Simão, um navio em tudo idêntico que teve um acidente fatal a 6 de janeiro de 2018(encalhou  na Madalena-Pico e foi dado como perda total). Do acidente felizmente não houve fatalidades além da perda do próprio navio. 

Além do Mestre Jaime Feijó navega também nas águas dos Açores o seu irmão mais velho o Mestre Gilberto Mariano.
Para ver mais informação e fotos do Mestre Jaime Feijó, veja o site do seu construtor, aqui.

Le Lyrial

Escala de mais um navio da Ponant em Lisboa, desta vez o Le Lyrial que atracou no dia de ontem por volta do meio dia e saiu no dia de hoje pelas 15 h com destino à Lisnave em Setúbal. Irá entrar em doca seca e sair apenas no dia 26 de Outubro já com destino a Santa Cruz de Tenerife.

O Le Lyrial antes de chegar a Lisboa, veio desde a Croácia, contornando a Itália, fazendo navegação costeira, com escala em diversos portos (cerca de 20 portos).

Wednesday, October 13, 2021

Spirit of Discovery

Regresso do Spirit of Discovery a Lisboa. A Saga mantém assim a tradição de visitar Lisboa de forma regular, como até agora o tinha feito. Apenas com a diferença de que agora mantém um navio novo na sua frota, ao contrário dos navios clássicos que nos havia habituado. O Spirit of Discovery saiu com destino a Southampton.

Regresso do Ventura

Depois da estreia do Iona, foi a vez do Ventura, navio da P&O, voltar a Lisboa. Este navio bastante regular nos portos Portugueses, tem viagens que se iniciam nos 300€, um valor bastante atractivo até para o mercado Britânico, no qual opera e os passageiros que trás na sua maioria até aos portos nacionais. Apesar disso a presença de passageiros ainda não se faz notar como nos tempos pré-pandemia e antes do Brexit que certamente estará a afectar também bastante a saída dos Ingleses da terra mãe.

O Ventura deverá regressar a Lisboa, dentro de um mês (15 de Novembro) e depois apenas voltará em Abril próximo.

Silver Spirit

Registo do pretérito dia 8 sobre o regresso do navio Silver Spirit e desta forma dos navios da Silversea a Lisboa, depois da pandemia. O Silver Spirit trouxe consigo o seu novo esquema de cores com o casco cinzento claro até meia altura, e chaminé com logótipo da companhia ao invés de apenas o nome como acontecia até agora. O navio saiu de Lisboa no dia 9 para efectuar uma viagem até aos Açores.