Monday, October 18, 2021

Veteranos do Porto Santo


Os dois navios que serviram durante anos a ilha do Porto Santo. O Pirata Azul e o Independência. Agora ambos continuam lado a lado, operando no rio Douro pela empresa Barcadouro.

Saturday, October 16, 2021

MSC Seaview

O MSC Seaview chegou pela madrugada do dia de hoje a Lisboa, 5 h, vindo de França, porto de Cherbourg e saiu pelas 18 h com destino a Cádiz.
Na saída de Lisboa, numa viagem com destino a Cádiz, num posicionamento do Norte da Europa para o Mediterrâneo, proporcionou-nos estas imagens, de beleza ímpar na sua descida do rio Tejo.

Thursday, October 14, 2021

Mestre Jaime Feijó

O navio Mestre Jaime Feijó da Atlântico Line, encontra-se no estaleiro NavalRocha em manutenção. Este pequeno navio ferry, efectua o seu serviço no arquipélago dos Açores maioritariamente entre as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Consegue transportar ate 333 passageiros, com 9 tripulantes e tem capacidade para até 15 viaturas. Um pequeno navio mas que oferece alguma versatilidade. Este navio foi construído para substituir o navio Mestre Simão, um navio em tudo idêntico que teve um acidente fatal a 6 de janeiro de 2018(encalhou  na Madalena-Pico e foi dado como perda total). Do acidente felizmente não houve fatalidades além da perda do próprio navio. 

Além do Mestre Jaime Feijó navega também nas águas dos Açores o seu irmão mais velho o Mestre Gilberto Mariano.
Para ver mais informação e fotos do Mestre Jaime Feijó, veja o site do seu construtor, aqui.

Le Lyrial

Escala de mais um navio da Ponant em Lisboa, desta vez o Le Lyrial que atracou no dia de ontem por volta do meio dia e saiu no dia de hoje pelas 15 h com destino à Lisnave em Setúbal. Irá entrar em doca seca e sair apenas no dia 26 de Outubro já com destino a Santa Cruz de Tenerife.

O Le Lyrial antes de chegar a Lisboa, veio desde a Croácia, contornando a Itália, fazendo navegação costeira, com escala em diversos portos (cerca de 20 portos).

Wednesday, October 13, 2021

Spirit of Discovery

Regresso do Spirit of Discovery a Lisboa. A Saga mantém assim a tradição de visitar Lisboa de forma regular, como até agora o tinha feito. Apenas com a diferença de que agora mantém um navio novo na sua frota, ao contrário dos navios clássicos que nos havia habituado. O Spirit of Discovery saiu com destino a Southampton.

Regresso do Ventura

Depois da estreia do Iona, foi a vez do Ventura, navio da P&O, voltar a Lisboa. Este navio bastante regular nos portos Portugueses, tem viagens que se iniciam nos 300€, um valor bastante atractivo até para o mercado Britânico, no qual opera e os passageiros que trás na sua maioria até aos portos nacionais. Apesar disso a presença de passageiros ainda não se faz notar como nos tempos pré-pandemia e antes do Brexit que certamente estará a afectar também bastante a saída dos Ingleses da terra mãe.

O Ventura deverá regressar a Lisboa, dentro de um mês (15 de Novembro) e depois apenas voltará em Abril próximo.

Silver Spirit

Registo do pretérito dia 8 sobre o regresso do navio Silver Spirit e desta forma dos navios da Silversea a Lisboa, depois da pandemia. O Silver Spirit trouxe consigo o seu novo esquema de cores com o casco cinzento claro até meia altura, e chaminé com logótipo da companhia ao invés de apenas o nome como acontecia até agora. O navio saiu de Lisboa no dia 9 para efectuar uma viagem até aos Açores. 



Tuesday, October 12, 2021

Roaz

Depois da reparação efectuada no estaleiro da Rocha, o navio já ali regressou pelo menos duas vezes para provavelmente afinar alguns pormenores que ficaram por terminar na reparação geral. No registo vemo-lo atracado ao cais do estaleiro, ao cair da noite. A julgar pela inclinação da proa dado pelo equilíbrio de lastro, quase se pode dizer que a intervenção será no propulsor de proa.

Mais fotos do Roaz, aqui e aqui.

Mega iate Crystal Endeavor

O mega iate Crystal Endeavor, mais um navio que se confunde na classificação com a verdadeira actividade que desenvolve. Este navio desenvolve viagens de cruzeiros, direccionadas para clientes que de alguma forma conseguiram pagar a pequena fortuna pedida por alguns dias de luxo extremo no mar. Para este tipo de navios luxuosos nunca é pedido nenhum comprovativo da origem dos valores pagos, e também não existe fiscalização, uma vez que o navio navega com o registo de Nassau, Bahamas, o paraíso das finanças offshore. 

O Crystal Endeavor é um navio de 2021, construído para a Crystal Cruises, uma das companhias mais exclusivas do Mundo. Apesar de ter sido encomendado já em 2016, apenas a 17 de Julho deste ano efectuou a sua viagem inaugural. Tem capacidade para 200 passageiros e 209 tripulantes, ou seja é um navio que ultrapassa o número de tripulantes face ao número de passageiros. Este rácio é compensado pelos valores pagos por quem pode desfrutar do luxo oferecido pelo navio que o equipara a um mega iate de expedição, o mercado emergente de destruição natural dos habitats naturais e locais ainda pouco explorados e conhecidos no nosso planeta.

O Crystal Endeavor é um navio com 164,5 m de comprimento, 23,4 m de boca e 6 m de calado. Navega as suas 20449 GT com o IMO 9821873 e sob a bandeira do paraíso offshore, Bahamas, Nassau.

De entre as ofertas a bordo encontra-se um submersível que é capaz de recolher imagens em directo do fundo do mar e mostrar directamente nas televisões das suites a bordo. Uma novidade em navios deste tipo e no mercado mundial, em geral. A oferta de viagens em botes do tipo Zodíaco é também uma das possíveis escolha, embora os zodíacos a bordo não sejam os melhores a nível mundial. 

Recebeu o nome do HMS Endeavor o navio com que James Cook descobriu a Austrália e Nova Zelândia entre 1768-71.

Segue-se depois da boa experiência que a companhia dos dois cavalos marinhos, Crystal Cruises, teve com o Crystal Esprit, que entretanto saiu da frota e foi adquirido pela Lindblad Expeditions. 



A saída de Lisboa para dar início à travessia transatlântica, sob a protecção da lua, com destino ao porto de Freeport (Bahamas). A Crystal Cruises costuma colocar Lisboa nos seus itinerários, normalmente com escalas prolongadas que ultrapassam as 24 h.

NM Ópera

Registo do NM Ópera, ex-Pinhal Novo em mais uma das suas viagens de poluição sonora no rio Tejo. O antigo navio da linha Terreiro do Paço - Barreiro, actualmente efectua viagens turísticas no Tejo. O único problema é que são viagens direccionadas para turistas que poluem o rio com ruído e falta de etiqueta social de comportamentos em público. São seres que berram a plenos pulmões no meio do rio, mostrando uma selvajaria como se vivessem na idade da pedra ainda. São os mesmos que acusam os navios de cruzeiros de poluírem o rio. Acontece também que são estes mesmos pobres turistas que permitem que o navio navegue...
O NM Ópera, no momento em que iniciava a passagem por baixo da ponte 25 de Abril, para ir despejar os ruidosos turistas.