Thursday, October 14, 2021

Le Lyrial

Escala de mais um navio da Ponant em Lisboa, desta vez o Le Lyrial que atracou no dia de ontem por volta do meio dia e saiu no dia de hoje pelas 15 h com destino à Lisnave em Setúbal. Irá entrar em doca seca e sair apenas no dia 26 de Outubro já com destino a Santa Cruz de Tenerife.

O Le Lyrial antes de chegar a Lisboa, veio desde a Croácia, contornando a Itália, fazendo navegação costeira, com escala em diversos portos (cerca de 20 portos).

Wednesday, October 13, 2021

Spirit of Discovery

Regresso do Spirit of Discovery a Lisboa. A Saga mantém assim a tradição de visitar Lisboa de forma regular, como até agora o tinha feito. Apenas com a diferença de que agora mantém um navio novo na sua frota, ao contrário dos navios clássicos que nos havia habituado. O Spirit of Discovery saiu com destino a Southampton.

Regresso do Ventura

Depois da estreia do Iona, foi a vez do Ventura, navio da P&O, voltar a Lisboa. Este navio bastante regular nos portos Portugueses, tem viagens que se iniciam nos 300€, um valor bastante atractivo até para o mercado Britânico, no qual opera e os passageiros que trás na sua maioria até aos portos nacionais. Apesar disso a presença de passageiros ainda não se faz notar como nos tempos pré-pandemia e antes do Brexit que certamente estará a afectar também bastante a saída dos Ingleses da terra mãe.

O Ventura deverá regressar a Lisboa, dentro de um mês (15 de Novembro) e depois apenas voltará em Abril próximo.

Silver Spirit

Registo do pretérito dia 8 sobre o regresso do navio Silver Spirit e desta forma dos navios da Silversea a Lisboa, depois da pandemia. O Silver Spirit trouxe consigo o seu novo esquema de cores com o casco cinzento claro até meia altura, e chaminé com logótipo da companhia ao invés de apenas o nome como acontecia até agora. O navio saiu de Lisboa no dia 9 para efectuar uma viagem até aos Açores. 



Tuesday, October 12, 2021

Roaz

Depois da reparação efectuada no estaleiro da Rocha, o navio já ali regressou pelo menos duas vezes para provavelmente afinar alguns pormenores que ficaram por terminar na reparação geral. No registo vemo-lo atracado ao cais do estaleiro, ao cair da noite. A julgar pela inclinação da proa dado pelo equilíbrio de lastro, quase se pode dizer que a intervenção será no propulsor de proa.

Mais fotos do Roaz, aqui e aqui.

Mega iate Crystal Endeavor

O mega iate Crystal Endeavor, mais um navio que se confunde na classificação com a verdadeira actividade que desenvolve. Este navio desenvolve viagens de cruzeiros, direccionadas para clientes que de alguma forma conseguiram pagar a pequena fortuna pedida por alguns dias de luxo extremo no mar. Para este tipo de navios luxuosos nunca é pedido nenhum comprovativo da origem dos valores pagos, e também não existe fiscalização, uma vez que o navio navega com o registo de Nassau, Bahamas, o paraíso das finanças offshore. 

O Crystal Endeavor é um navio de 2021, construído para a Crystal Cruises, uma das companhias mais exclusivas do Mundo. Apesar de ter sido encomendado já em 2016, apenas a 17 de Julho deste ano efectuou a sua viagem inaugural. Tem capacidade para 200 passageiros e 209 tripulantes, ou seja é um navio que ultrapassa o número de tripulantes face ao número de passageiros. Este rácio é compensado pelos valores pagos por quem pode desfrutar do luxo oferecido pelo navio que o equipara a um mega iate de expedição, o mercado emergente de destruição natural dos habitats naturais e locais ainda pouco explorados e conhecidos no nosso planeta.

O Crystal Endeavor é um navio com 164,5 m de comprimento, 23,4 m de boca e 6 m de calado. Navega as suas 20449 GT com o IMO 9821873 e sob a bandeira do paraíso offshore, Bahamas, Nassau.

De entre as ofertas a bordo encontra-se um submersível que é capaz de recolher imagens em directo do fundo do mar e mostrar directamente nas televisões das suites a bordo. Uma novidade em navios deste tipo e no mercado mundial, em geral. A oferta de viagens em botes do tipo Zodíaco é também uma das possíveis escolha, embora os zodíacos a bordo não sejam os melhores a nível mundial. 

Recebeu o nome do HMS Endeavor o navio com que James Cook descobriu a Austrália e Nova Zelândia entre 1768-71.

Segue-se depois da boa experiência que a companhia dos dois cavalos marinhos, Crystal Cruises, teve com o Crystal Esprit, que entretanto saiu da frota e foi adquirido pela Lindblad Expeditions. 



A saída de Lisboa para dar início à travessia transatlântica, sob a protecção da lua, com destino ao porto de Freeport (Bahamas). A Crystal Cruises costuma colocar Lisboa nos seus itinerários, normalmente com escalas prolongadas que ultrapassam as 24 h.

NM Ópera

Registo do NM Ópera, ex-Pinhal Novo em mais uma das suas viagens de poluição sonora no rio Tejo. O antigo navio da linha Terreiro do Paço - Barreiro, actualmente efectua viagens turísticas no Tejo. O único problema é que são viagens direccionadas para turistas que poluem o rio com ruído e falta de etiqueta social de comportamentos em público. São seres que berram a plenos pulmões no meio do rio, mostrando uma selvajaria como se vivessem na idade da pedra ainda. São os mesmos que acusam os navios de cruzeiros de poluírem o rio. Acontece também que são estes mesmos pobres turistas que permitem que o navio navegue...
O NM Ópera, no momento em que iniciava a passagem por baixo da ponte 25 de Abril, para ir despejar os ruidosos turistas.

Thursday, October 7, 2021

Os Europas


Escala dupla dos navios Europa em Lisboa. Ambos os navios da Hapag-Lloyd efectuaram uma escala na cidade de Lisboa, trazendo passageiros em viagens de cruzeiro regulares. O Europa 2 ficou no cais de Santa Apolónia e o Europa ficou posicionado mais a montante, uma vez que pernoita em Lisboa, e assim fica posicionado em cais sem interferir com a programação de navios para o dia de amanhã. O Europa pernoita em Lisboa, tendo a sua saída apenas agendada para o dia de amanhã com destino ao Mediterrâneo. Já o Europa 2 saiu de Lisboa pelas 18 h com destino a Ponta Delgada, numa viagem que terá passagem ainda pela Madeira e vai terminar nas Canárias. 

Tuesday, October 5, 2021

Marella Explorer

Saída do navio Marella Explorer, com destino a Málaga. O navio efectuou no dia de hoje mais uma escala em Lisboa. Teve por companhia em porto o navio Seaventure (ex-Bremen). 

Imagens obtidas através da Webcam Tejo live do Porto de Lisboa. 
 

Sunday, October 3, 2021

World Navigator

Dois navios de exploração, o Le Jacques Cartier e o World Navigator operado pela Atlas, atracados em Santa Apolónia, Lisboa.

O World Navigator é um navio construído em Viana do Castelo, 100% Português e que está dedicado ao mercado dos navios de exploração, competindo directamente com os restantes navios do mercado mundial. Ostenta também um registo insular, a Madeira. É o terceiro navio de uma série de navios iguais, construídos em Viana do Castelo.

Em Lisboa o World Navigator recebeu o embarque de mais alguns botes de exploração, cerca de 12 botes que permitem transportar os seus passageiros a 24 nós.
A marca Atlas foi criada para captar turistas no mercado Americano.