Sunday, September 12, 2021

Friesch Poort

Até ao momento pode estar entre um dos menos conhecidos navios de cruzeiros fluviais do nosso país. Contudo já opera em Portugal desde 2018, este ex-navio Holandês, que manteve o seu nome, Friesch Poort.
Com apenas 25,9 m de comprimento e 5,6 m de largura, o Friesch Poort, chegou a Portugal a bordo de um camião de transportes especiais, para operar no rio Tejo. Fotos disponíveis no final deste artigo.

Este navio opera no Tejo interior, mais concretamente em Vila Velha de Ródão. O seu raio de acção está bastante limitado, e serve como navio de cruzeiros e restaurante flutuante nesta pequena vila do interior situada entre as barragens de Cedillo (Espanha, Tejo Internacional) e Fratel (Portugal), barragens não transponíveis por navios ou outras embarcações através de eclusas, por não as possuírem.

Propriedade de um empresário local, que se dedicou também à exploração das actividades náuticas no rio, este navio costuma mostrar aos seus passageiros, o monumento natural das Portas de Ródão, incluindo nas suas viagens a refeição e o prazer de navegar no rio Tejo, numa zona exclusiva onde este é o maior navio que ali opera, entre mais algumas embarcações de pequeno porte.

O cais de Vila Velha de Ródão, de onde partem e chegam os cruzeiros deste navio e das restantes embarcações que operam na zona, quase todas elas nesta foto.
O registo do navio é imperceptível, uma vez que não ostenta bandeira de popa nem as obrigatórias inscrições no costado com a indicação do porto de registo.  Ao que tudo indica parece manter o registo no Luxemburgo, por interpretação do seu número ENI 2009699, que não está presente nas suas laterais nem na popa como devia estar. O número ENI é o número Europeu de identificação de navios que navegam em águas interiores. É obrigatório para todos os navios com mais de 20 m de comprimento e deve estar inscrito nos bordos e popa dos navios.


O monumento natural, Portas de Ródão. O estreitamento natural causado por duas formações rochosas, que constituem o ponto mais estreito do Rio Tejo em Portugal. Estas formações rochosas marcam também a fronteira entre duas regiões de Portugal, o Alto Alentejo (Portalegre), concelho de Nisa, à direita da foto e a Beira Baixa, concelho de Vila Velha de Ródão (Castelo Branco) no lado esquerdo da foto.
Abaixo, fotos da transportadora especializada no transporte de embarcações Van de Wetering Boat & Special Transport que efectuou o transporte do navio desde a Holanda até Portugal.




Friday, September 10, 2021

Norwegian Breakaway no Funchal

Estreou-se hoje oficialmente no porto do Funchal o Norwegian Breakaway. Numa escala técnica com destino a Nova York. O navio veio de Gibraltar. Anteriormente tinha estado em Itália onde efectuou trabalhos de manutenção e em França. No Funchal desembarcou 19 passageiros que na verdade eram técnicos que estiveram a bordo aferindo o funcionamento do navio após reparações.

É uma estreia sem passageiros, mas com 1542 tripulantes, que marcou o regresso dos grandes navios ao porto do Funchal quase dois anos depois das últimas escalas regulares de navios de passageiros neste que um dos portos de maior movimento de navios de cruzeiros em Portugal.

Monday, September 6, 2021

Bojador

 

A nova lancha da GNR, a Bojador, que após sofrer um pequeno incidente foi rebocada para o local que adoptou como seu desde que chegou a Lisboa, o interior da doca de Alcântara. Mais um meio naval que veio reforçar a capacidade operacional das forças de segurança Portuguesas.

Statsraad Lehmkuhl

A visita do veleiro Norueguês, Statsraad Lehmkuhl, a Lisboa, aconteceu entre os dias 2 e 5 de Setembro, tendo o navio atracado no Cais de passageiros do Terminal da Rocha Conde D'Óbidos. Não é a primeira vez que o navio visita Lisboa, já cá esteve em outras oportunidades, mas é sempre bonito de ver um verdadeiro veleiro no Tejo. Provavelmente o navio encontra-se a realizar alguma viagem de instrução. De Lisboa saiu com destino a Cádiz.
 

Clio

O navio de cruzeiros Clio, atracado no cais do estaleiro NavalRocha, em Lisboa. O navio encontra-se no estaleiro onde já esteve noutras visitas a Lisboa, aguardando a entrada em doca seca. Nesta viagem veio desde a Polónia porto de Gdansk, com escala nas ilhas Frisian. 

Apresenta o logo da Oversear Adeventure Travel, uma companhia do grupo Grand Circle Coporation, conhecida por efectuar cruzeiros para grupos de viajantes bastante restritos e exclusivos. 

Sider Bilbao

Os navio Sider Bilbao e Ponta do Sol, operando no terminal do Beato em Lisboa. O Sider Bilbao, já apresenta o costado a precisar de nova pintura e tratamento, pois já está a aparentar mais do que os 14 anos de idade que o navio tem. Com 136 m de comprimento e 21,2 m de largura o Sider Bilbao apresenta um aspecto esguio, com um casario grande e uma balsa encavalitada à popa. 
Navega com a bandeira do Reino Unido, com registo na ilha de Man. O Sidel Bilbao teve proveniência do Belize, numa viagem que cruzou o Atlântico com passagem a Sul dos Açores e Norte da ilha da Madeira, já com rumo a Lisboa.

Sunday, September 5, 2021

Sea Shepherd, Sam Simon


Chegou hoje a Lisboa, para uma escala de longa duração, o navio Sam Simon. Entrou no Tejo pelas 9 h e rumou ao malogrado cais da Matinha onde deverá permanecer nos próximos tempos aguardando a entrada em estaleiro. Podia ser uma escala de mais um navio no Tejo, não fosse este um dos navios mais conhecido da organização Sea Shepherd, a organização ambientalista que luta pela conservação dos Oceanos a nível global e que adquiriu este navio Japonês com 54 m de comprimento e 720 t GT, de 1993, que curiosamente já serviu para observação das condições meteorológicas de apoio à caça à baleia. Possui o nome do produtor dos Simpsons que pertenceu a esta organização e cujos donativos tornaram possível a aquisição deste navio.

Marian R

O Marian r, ex-Calobra e Blue Carmel. 


O navio de carga geral, Marian R, que chegou a Lisboa no primeiro dia do mês, já se encontra pronto a partir, sem carga. Seguirá viagem até Aveiro, onde deverá carregar. É um navio que navega com a bandeira do Luxemburgo, e o IMO 9491903. Tem 3845 t GT, 89,96 m de comprimento, 15,62 m de largura e um calado que pode ir até aos 6,40 m. Veio desde o porto de Vasteras na Suécia com passagem pelo canal de Kiel, até Lisboa, sem paragens. Tem capacidade para transportar 195 TEUS.

Star Courage

O navio frigorífico Star Courage a operar no terminal do Beato, em Lisboa. Este terminal dispõe de armazenamento frigorífico. Este é um navio de transporte de cargas refrigeradas, vulgarmente conhecidos como navios frigorífico. Transporta frutas avaliando pelos registos da carga paletizada, e colocada armazenada no exterior do armazém à sombra.

O Star Courage é um navio que teve proveniência da África do Sul. Antes de escalar Lisboa, fez escalas em Durban, Port Elizabeth e Cape Town portos onde carregou e de onde saiu no passado dia 21 de Agosto com destino a Lisboa.

É um navio de 2017, relativamente recente e com características que assim o indiciam como a sua irreverente proa, que maximiza o espaço de carga, assim como a popa que imita um casco de catamarã, tudo pequenos segredos da engenharia naval que melhoram a eficiência de um navio que é obrigado a dispender muita energia para poder conservar em boas condições a carga que tranporta.

Tem 188 m de comprimento, 26 m de largura e 17411 t (GT). O seu calado nesta escala estava nos 9,20m com a capacidade de carga quase total (calado máximo de 9,72 m).

Navega com o IMO 9765859 e com a bandeira do Panamá, tal como a foto acima confere. 


Operou no terminal do Beato e daqui saiu com destino a Roterdão o seu próximo porto de descarga na Europa.



Este navio apareceu na ribalta, o ano passado quando as autoridades da Colômbia descobriram um contentor com cocaína, colocado abaixo da linha de água do navio, quando este se preparava para deixar a Colômbia com destino a Espanha. A tripulação do navio que pode chegar aos 23 elementos, foi ilibada do caso e o navio seguiu a sua viagem, após a remoção da carga extra.

Friday, September 3, 2021

Alpha Hero

O Alpha Hero, entrando em Lisboa, proveniente do Brasil. O navio veio ao Tejo algumas horas para efectuar um abastecimento e prosseguir viagem até ao porto de La Curuña. Esteve em porto sensivelmente 5:30 h, apenas para efectuar um abastecimento. Este é um navio de 2018 com 3 anos de idade e 229 m de comprimento. Navega com o IMO 9671826, e mede 32.26 m de boca. Navega totalmente carregado, com 14,45 m de calado, o que o faz parecer um navio pequeno.