Sunday, August 15, 2021
Pindo
O navio Português, Pindo atracado no cais do Beato. É um dos inúmeros navios que utilizam a bandeira nacional para navegar. Trata-se de um navio de carga geral com 13 anos, relativamente novo. Tem 119,98 m de comprimento, 15,4 m de largura e 7,4 m de calado. Tem 5040 t (GT). Como anteriores nomes já se chamou Vikingdiep e Tip Emden.
É o único navio da Navuera Sicar, com sede em Madrid. Wednesday, August 11, 2021
NRP Mondego
O navio de patrulha costeira da Marinha Portuguesa, NRP Mondego, saindo de Lisboa em mais uma missão. Este navio tem uma autonomia para missões de 7 dias, nos mares Portugueses. Faz parte dos navios da classe Tejo, navios que foram adquiridos à Marinha Real Dinamarquesa para substituição dos navios da antiga classe Cacine. É um navio com um calado de 3,80 m, 9 m de boca e 54 m de comprimento. Trata-se do ex-Glenten (P550).
Além da costa de Portugal continental estes navios efectuam também missões nas ilhas Portuguesas, dos Açores e Madeira.
Além da costa de Portugal continental estes navios efectuam também missões nas ilhas Portuguesas, dos Açores e Madeira.
Don Juan na Eurominas
Navio Don Juan atracado no terminal da Eurominas, em Setúbal. Terminal afecto aos granéis sólidos e minérios. Situado no extremo do porto de Setúbal este terminal é o terminal situado mais a montante do rio Sado, com capacidade para receber grandes navios.
O Don Juan é um navio com registo Português, que tem 158 m de comprimento e 23 m de boca. É um graneleiro com 14 anos (2007) e com 14116 t (GT). Anteriormente já ostentou o nome Eylul K, pela Kaptanoglu. Navega com o nome Madeira na popa e sob o IMO 9394222, pela Ership International, uma empresa Espanhola com sede nas Astúrias. Este grupo detém também entre outros, os navios Dominica e Souselas, habituais frequentadores dos portos nacionais.
O Don Juan atracado na ponte cais do terminal Eurominas, famoso pelas descargas de carvão e areias.
Tuesday, August 10, 2021
Negra Matea
Negra Matea, o petroleiro venezuelano que segundo a comunicação social se encontra arrestado no estaleiro da Lisnave, já há alguns anos. Desde 2018 mais precisamente que este navio começou a aparecer nos jornais nacionais e até venezuelanos com essa indicação. O navio de 183 m de comprimento e com 24 anos de idade, encontra-se atracado a um dos cais da Lisnave. Tem 32 m de largura, e navega com o IMO 9117507.
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Ao lado do Hamburg, partilhando o mesmo pontão cais. |
Thursday, August 5, 2021
P Prince futuro Azamara Onward
P Prince, de passagem no rio Tejo para abastecimento na sua viagem desde Civitavecchia até Amesterdão.
Trata-se do ex-Pacific Princess nome que ainda está presente no casco do navio. Foi vendido em Janeiro deste ano, pela Princess ao grupo Sycamore Partners, que compraram a Azamara. Decidiram, após a compra, adicionar este navio aos outros 3 irmãos gémeos presentes na frota Azamara, o Azamara Journey, o Azamara Pursuit e o Azamara Quest. Assim o ex-R Three, vai passar a chamar-se Azamara Onward. Ficam algumas fotos desta escala rápida desde as 12 h até às 20 h sensivelmente.
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O logótipo da Princess ainda se consegue vislumbrar na proa, embora apagado. |
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Na chaminé também ainda apenas foi dissimulado. |
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Os efeitos da pandemia, que já fizeram o navio dar meia volta ao mundo, ser recusado em vários portos e mudar de operador... |
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O motivo da escala: Abraçar o Sacor II. |
Saturday, July 31, 2021
Nordorchid
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Ao fundo o edifício departamental da Universidade Nova de Lisboa. |
O navio madeirense Nordorchid entrou no rio Tejo no passado fim de semana para efectuar um reabastecimento, na sua viagem entre Liverpool e o porto de Skikda na Argélia.
Trata-se de um navio petroleiro, que mede 228,6 m de comprimento, 44 m de boca e tem 57081 toneladas brutas (GT). Foi construído em 2013. É um daqueles navios que despertam a atenção até dos menos atentos, devido às suas dimensões colossais.
Hamburg na Lisnave
Com alguns indicadores de que a actual pandemia pode estar a entrar numa fase de abrandamento e maior controlo, a maior parte do Mundo começa a voltar a viver de uma forma quase normal. O mesmo acontece com o mercado de cruzeiros. Contudo algumas companhias adiam o seu regresso para o mais tarde possível. É o caso da Plantours que apenas deve colocar o navio Hamburg ao serviço a 10 de Agosto próximo.
Entretanto o navio continua atracado num dos cais da Lisnave em Setúbal, ao lado do Negra Matea e dos restantes navios que por ali vão efectuando as suas reparações com o Stena Performance (à direita na foto) e o Bull Sumbawa (à esquerda).
Tuesday, July 27, 2021
World Navigator
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World Navigator, deixando Lisboa pelas 14h. |
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O World Navigator passando pelo Funchal, visível parcialmente na foto, no estaleiro da NavalRocha. |
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Foto: WestSea |
Sunday, July 25, 2021
Ocean Intervention II
Navio americano de apoio a trabalhos em alto mar. Ocean Intervention II, navio de 77,4 m, 16,3 m de boca e 4,6 m de calado. Tem 21 anos de idade.
Encontra-se atracado em Santa Apolónia para abastecimentos. Mais detalhes sobre o navio podem ser obtidos na página do seu armador, aqui.
Encontra-se atracado em Santa Apolónia para abastecimentos. Mais detalhes sobre o navio podem ser obtidos na página do seu armador, aqui.
Funchal na doca seca
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Ao lado do Funchal encontra-se o navio cimenteiro Roaz, um navio mesmo Português. |
Notícia essa que teve origem num convite à imprensa realizado no estaleiro onde o navio se encontra em obras, NavalRocha. Fala-se num proprietário Americano que tem como representação um mandatário permanente no navio e de quem vieram as primeiras declarações à comunicação social. Os projectos são gigantes, interessantes e serão excelentes caso se venham a realizar.
Fala-se na retirada da totalidade do amianto presente a bordo do Funchal, para que exista segurança e confiança na sua frequência pelos seus futuros hóspedes. Fala-se também no redimensionamento dos camarotes do Funchal, para serem transformados em acomodações maiores e com comodidades que actualmente não possuem.A mesma empresa através do seu representante, informou também que adquiriu o navio Astoria, que deverá chegar a Lisboa nos próximos tempos, para ser reparado e colocado numa linha regular de passageiros, entre a Madeira e Lisboa. Linha que se diz ser de baixo custo. Algo inovador umas vez que ainda não existiu nada semelhante no mercado. Note-se que por 75€ conseguia-se navegar entre Portimão e Madeira, num anterior armador que não vendia a viagem como sendo de baixo custo. Pelo que qualquer valor inferior a este será considerado um verdadeiro LOW cost, apesar da saída ser em portos diferentes mas as distâncias já pouco consideráveis no valor final.Ideias fantásticas que fazem-nos recordar os navios de cruzeiros de Rui Alegre e do Montepio Geral, ou a mais recente ideia de transformar o Funchal em boate flutuante no Mediterrâneo. Ambos estes dois projectos não se realizaram, tendo no entanto o banco Montepio investido uns bons milhões que entretanto se "perderam algures". São muitas vezes projectos que ainda não passam de ideias, mas que são apresentados como realidades.
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