Tuesday, March 30, 2021

Phobos

É cada vez mais raro fotografar navios antigos ou navios bonitos. Conjugar as duas coisas então mais difícil ainda se torna. Contudo por vezes acontece e deparo-me com algumas raridades como o Phobos que esteve alguns dias fundeado ao largo de Cascais a aguardar cais, e acabou por entrar em Lisboa, directo ao cais do Poço do Bispo, hoje ao final da tarde. 

O Phobos veio das Canárias e vai carregar no Poço do Bispo, devendo depois sair com destino à proveniência. É um navio de 1983 com o IMO 8208919, propriedade da empresa armadora Arabella Enterprises Corp, com sede nas Canárias. 

Já teve vários nomes desde que saiu do estaleiro JJ Sietas em Hamburgo. Entre eles Hans Gunter Bulow (1983), Timbus (2000), Langenes (2013), P (2018), PCQ E C (2018), estes dois últimos nomes a denunciarem uma proximidade a algum sucateiro...

É um navio de carga geral, bonito, com gruas antigas e design elegante, como já não se constroem navios. Tem apenas 94 m de comprimento, 17 m de boca, e 4043 t (GT). Navega com a bandeira do Panamá muito provavelmente para disfarçar os muitos dias de mar e milhas navegadas. Tem 5,1 m de calado e capacidade para 290 TEUS. 

Enquanto o Phobos chegava a Lisboa, em Alcântara operavam os navios Vega Vela e o Elan.

Sunday, March 28, 2021

Pesqueiros Irlandeses

Registo de alguns navios de pesca, Irlandeses, neste caso dragas de mexilhão fotografadas em plena actividade ao largo da baía de Howth, Dublin.

O Emerald Gratia, com 49 m de comprimento e 10 m de largura. Tem o IMO 9342449 e registo em Westport, Irland. O número de casco é o WT-231 e o ano de construção foi 2005 (16 anos).
O Rona é uma draga de mexilhão. Tem o número de casco SO-977, registo em Sligo, um porto precisamente no lado Oeste da ilha Esmeralda e da sua principal cidade Dublin.
O Rona é um navio de 2005, com 343 t GT, 40 m de comprimento e 9 m de largura. Navega com a bandeira da Irlanda.
A draga de mexilhão, Maria. Apesar de Irlandesa, o nome é bem Português. Navio registado no porto de Sligo e com ano de construção de 1978. Apesar de ser uma construção diferente dos navios nacionais a idade consegue-se notar, pelo design do casco. Tem registo de casco SO 964A.
Para finalizar deixo este interessante vídeo sobre esta técnica de pesca, que para muitos poderá ser desconhecida. De referir que apenas é efectuada em locais devidamente licenciados e que se dispensa comentários sobre amigos de animais e comedores e fumadores de erva.

Thursday, March 25, 2021

Halki e Anafi


O navio Anafi deu saída da doca seca no dia de hoje para dar lugar ao ferry Fiesta. O Anafi como se pode ver pela foto, deu o braço ao seu irmão Halki e encontram-se ambos agora acostados ao cais de aprestamento do estaleiro da Naval Rocha.

NRP Figueira da Foz

O N.R.P. Figueira da Foz passando pela ponte 25 de Abril esta manhã. Na falta de navios de passageiros, resta o registo daqueles que repetidamente entram e saem o Tejo nas suas tarefas quotidianas, neste caso a patrulha das águas territoriais Portuguesas, tarefa para a qual foi construído este navio patrulha Oceânico, em Viana do Castelo. 

Tuesday, March 23, 2021

Sky ao amanhecer

Registo de mais um navio que demandou o Rio Tejo para abastecer, apenas. O Sky, o navio tanque que veio da Corunha, amanheceu no rio Tejo e partiu de Lisboa pelas 9 h da manhã, com destino ao fundeadouro de Cascais onde permanece.
A tripulação preparava o levantar do ferro na proa, enquanto a escada quebra-costas aguardava a chegada do piloto.

O Sky é um tanque petroleiro com 14 anos de idade, 183 m de comprimento e 27,5 m de boca. Navega com o IMO 9380350 e a bandeira das ilhas Marshall.

Sunday, March 21, 2021

Fiesta, o novo ferry de Cabo Verde



Chegou a Lisboa na passada quinta-feira, dia 18 de Março, o pequeno ferry Fiesta, ex-Fiesta Mail. Um navio construído em 2002 na China e que operava até agora nas Caraíbas, na região onde normalmente operam os navios de cruzeiros. Portos como Miami, Fort Lauderdale, Cat Island ou Grand Bahama são alguns home ports deste pequeno ferry.  
Com 68,6 de comprimento e 15 m de boca este navio encontra-se em Lisboa com a bandeira de Vanuatu e a aguardar reparação programada no estaleiro da NavalRocha. Até agora operou pela Mail Boat Company nas Bahamas, empresa que atualmente se encontra com algumas restrições de operação devido à atual pandemia.

Atualmente o seu armador é a empresa Cabo Verdiana CV Interilhas, o que levanta suspeitas de que possa seguir para Cabo Verde quando deixar o estaleiro naval. É um ferry com algumas características que diferem dos outros navios deste tipo, nomeadamente o mastro colocado na proa e as cores que saem do padrão aceite como normal.

Tem o IMO 9266724, e 2485 t (GT). Tem capacidade para 450 passageiros. Deverá deixar Lisboa por volta do dia 18 de Maio.

Star Istind

Star Istind é mais um navio que veio, hoje, ao Tejo abastecer combustível durante 3 h. Provavelmente o fornecimento de combustível mais amigo do ambiente, com 0,5% de enxofre faz com que mais navios optem por vir ao Tejo abastecer. Este combustível fornecido aos navios em Lisboa, encontra-se de acordo com as novas regras IMO. Permite que os navios sejam menos poluentes e mais eficientes uma vez que o combustível possui menos enxofre. Através da combustão de um combustível menos pesado, os navios acabam por lançar menos poluentes na atmosfera e permite um maior equilíbrio energético global. 

O Star Istind, chegou a Lisboa pelas 10 h e saiu pelas 18 h na sua viagem de Ferrol para o Estado Americano do Texas, porto de Corpus Christi.

Este navio tem o IMO 9182954 e pertence ao armador Norueguês, Grieg Shipping II As. Encontra-se com uma carga de pás eólicas a bordo. 

Tem a particularidade de não ser um tipo de navio habitual em Lisboa, pelo facto de estar equipado com gruas pórtico, cobertas. Este tipo de navios é designado como OHGC (Open Hatch General Cargo). São navios desenvolvidos especificamente para o transporte de produtos florestais, cargas secas e paletizadas, tais como cargas sensíveis à água, como por exemplo papel. Isto permite-lhe operar mesmo em condições de chuva, sem que isso danifique a carga içada dos porões ou deck do navio. Habitualmente os navios que visitam Lisboa possuem apenas gruas giratórias, não possuindo este tipo de gruas com protecção à chuva, uma vez que somos um país com cerca de 260 dias/ano de sol.

A utilização deste tipo de gruas não é muito usual, porque além de aumentarem a tonelagem do navio, retiram-lhe aerodinâmica e aumentam as restrições de visibilidade, nomeadamente na travessia do Canal do Panamá. Contudo em alguns portos (países) são mesmo essenciais e justificam a existência de inúmeros navios com as mesmas.

Os 13,2 m de calado máximo e a selfie de despedida dos tripulantes a Lisboa, na proa do navio.

Este navio tem 198 m de comprimento, 32 m de boca e 32628 t (GT). Foi construído em 1999, e pode atingir até 12 nós de velocidade. Navega com registo em Bergen, Noruega.

Saturday, March 20, 2021

Bever

Castor; Bever em Holandês, é o novo rebocador que se encontra atracado no cais da Rocha, desconhecendo-se se foi ou não adquirido pelas empresas Portuguesas para reforçar a sua actividade de reboques nos portos nacionais. Encontra-se com registo (IJmuiden) e bandeira Holandesa. É um rebocador com 36 m de comprimento por 11 m de boca e com uma força de tracção de 70 toneladas o suficiente para conseguir tracionar um navio de cruzeiros sozinho. Tem o IMO 9492256 e as cores da Iskes tugs (Holanda).

O toca e foge do Frijsenborg

Escala relâmpago, a que o ro-ro ferry Frijsenborg efectuou em Lisboa. Quase nem deu para o registar devidamente. Deu entrada no Tejo e fundeou no quadro ocidental por algumas horas apenas para abastecimento e seguiu a sua viagem de Gibraltar para Hamburgo. Uma oportunidade rara para fotografar um tipo de navio bastante comum pela Europa fora e raríssimo em Portugal. Com bandeira Italiana o Frijsenborg tem 179 m de comprimento, por 26,21 m de largura. Este ferry tem 2546 metros lineares de carga rodada. Foi construído em Itália em 2016, e tem porto de registo em Bari. O nome é emprestado de uma mansão na Dinamarca, próxima de Aarhus. Depois de ter operado no Mediterrâneo e no transporte de peças da Airbus por mar, com o nome Spirit of Montoir, o Frijsenborg tem agora o seu futuro um pouco incerto e desconhece-se qual o seu futuro, embora se suspeite que esta viagem se trata de um reposicionamento do Mediterrâneo para o Norte da Europa ao serviço de eventuais novos afretadores.

Wednesday, March 17, 2021

Daniel K.

Registo da chegada a Lisboa, esta tarde do navio Daniel K, um pequeno navio de carga geral que veio do porto Francês de Rouen, cidade a cerca de 111 km de Paris, nas margens do rio Sena. Vem descarregar cereais para se produzirem os "originais"  produtos Portugueses e demais derivados dos cereais importados de França!
O Daniel k. é um navio pequeno, apenas com 90 m de comprimento e 16 m de largura. Consegue ter um calado máximo de 7m e atingir uma velocidade de 12,3 nós. 


Foi construído no estaleiro Rousse na Bulgária. É operado pela Alstership, sendo o armador a Rufinia Beheer B.V.
Pormenor da proa do navio, mergulhada nas águas do Tejo.

Navega com as suas 3037t (GT) com o IMO 9198654 desde 2002. A bandeira é Holandesa com registo em Delfzijl. 


A entrada e passagem pelo emblemático pórtico da Lisnave, em Cacilhas.