Star Istind é mais um navio que veio, hoje, ao Tejo abastecer combustível durante 3 h. Provavelmente o fornecimento de combustível mais amigo do ambiente, com 0,5% de enxofre faz com que mais navios optem por vir ao Tejo abastecer. Este combustível fornecido aos navios em Lisboa, encontra-se de acordo com as novas regras IMO. Permite que os navios sejam menos poluentes e mais eficientes uma vez que o combustível possui menos enxofre. Através da combustão de um combustível menos pesado, os navios acabam por lançar menos poluentes na atmosfera e permite um maior equilíbrio energético global.
O Star Istind, chegou a Lisboa pelas 10 h e saiu pelas 18 h na sua viagem de Ferrol para o Estado Americano do Texas, porto de Corpus Christi.
Este navio tem o IMO 9182954 e pertence ao armador Norueguês, Grieg Shipping II As. Encontra-se com uma carga de pás eólicas a bordo.
Tem a particularidade de não ser um tipo de navio habitual em Lisboa, pelo facto de estar equipado com gruas pórtico, cobertas. Este tipo de navios é designado como OHGC (Open Hatch General Cargo). São navios desenvolvidos especificamente para o transporte de produtos florestais, cargas secas e paletizadas, tais como cargas sensíveis à água, como por exemplo papel. Isto permite-lhe operar mesmo em condições de chuva, sem que isso danifique a carga içada dos porões ou deck do navio. Habitualmente os navios que visitam Lisboa possuem apenas gruas giratórias, não possuindo este tipo de gruas com protecção à chuva, uma vez que somos um país com cerca de 260 dias/ano de sol.
A utilização deste tipo de gruas não é muito usual, porque além de aumentarem a tonelagem do navio, retiram-lhe aerodinâmica e aumentam as restrições de visibilidade, nomeadamente na travessia do Canal do Panamá. Contudo em alguns portos (países) são mesmo essenciais e justificam a existência de inúmeros navios com as mesmas.
|
Os 13,2 m de calado máximo e a selfie de despedida dos tripulantes a Lisboa, na proa do navio. |
Este navio tem 198 m de comprimento, 32 m de boca e 32628 t (GT). Foi construído em 1999, e pode atingir até 12 nós de velocidade. Navega com registo em Bergen, Noruega.