Thursday, March 25, 2021
Halki e Anafi
NRP Figueira da Foz
Tuesday, March 23, 2021
Sky ao amanhecer
A tripulação preparava o levantar do ferro na proa, enquanto a escada quebra-costas aguardava a chegada do piloto. |
O Sky é um tanque petroleiro com 14 anos de idade, 183 m de comprimento e 27,5 m de boca. Navega com o IMO 9380350 e a bandeira das ilhas Marshall.
Sunday, March 21, 2021
Fiesta, o novo ferry de Cabo Verde
Star Istind
O Star Istind, chegou a Lisboa pelas 10 h e saiu pelas 18 h na sua viagem de Ferrol para o Estado Americano do Texas, porto de Corpus Christi.
Este navio tem o IMO 9182954 e pertence ao armador Norueguês, Grieg Shipping II As. Encontra-se com uma carga de pás eólicas a bordo.
Tem a particularidade de não ser um tipo de navio habitual em Lisboa, pelo facto de estar equipado com gruas pórtico, cobertas. Este tipo de navios é designado como OHGC (Open Hatch General Cargo). São navios desenvolvidos especificamente para o transporte de produtos florestais, cargas secas e paletizadas, tais como cargas sensíveis à água, como por exemplo papel. Isto permite-lhe operar mesmo em condições de chuva, sem que isso danifique a carga içada dos porões ou deck do navio. Habitualmente os navios que visitam Lisboa possuem apenas gruas giratórias, não possuindo este tipo de gruas com protecção à chuva, uma vez que somos um país com cerca de 260 dias/ano de sol.
A utilização deste tipo de gruas não é muito usual, porque além de aumentarem a tonelagem do navio, retiram-lhe aerodinâmica e aumentam as restrições de visibilidade, nomeadamente na travessia do Canal do Panamá. Contudo em alguns portos (países) são mesmo essenciais e justificam a existência de inúmeros navios com as mesmas.
Os 13,2 m de calado máximo e a selfie de despedida dos tripulantes a Lisboa, na proa do navio. |
Este navio tem 198 m de comprimento, 32 m de boca e 32628 t (GT). Foi construído em 1999, e pode atingir até 12 nós de velocidade. Navega com registo em Bergen, Noruega.
Saturday, March 20, 2021
Bever
O toca e foge do Frijsenborg
Wednesday, March 17, 2021
Daniel K.
Pormenor da proa do navio, mergulhada nas águas do Tejo. |
Navega com as suas 3037t (GT) com o IMO 9198654 desde 2002. A bandeira é Holandesa com registo em Delfzijl.
A entrada e passagem pelo emblemático pórtico da Lisnave, em Cacilhas. |
Sunday, March 14, 2021
Os Portugs
Da direita para a esquerda: Portugs Sines, Portugs Cascais, Portugs Leixões, e ao fundo o Peneda da ReboSado. |
Portugs Sines, ex-Svitzer Sines |
Lancha Bojador
A GNR divulgou que este meio se destina ao maior controlo e fiscalização de enseadas e angras e aos tipos de actividades que aí se desenrolam.
A nova lancha construída pelo estaleiro Damen em Singapura, chegou a Lisboa a bordo do cargueiro Pia, no dia 28 de Fevereiro, por volta das 11 h. Tem permanecido atracada em Lisboa, primeiro no terminal do Beato onde foi descarregada e depois rumou à Rocha, onde é visível nestas fotos e onde tem recebido a bordo os militares da Guarda Nacional Republicana, muito provavelmente em formação.
A Bojador custou 8 485 770€ sendo a primeira lancha de mais 3 que se seguem. Embora esta vá ser a maior de todas as que se seguem. Tem o IMO 9881718. Em termos de características técnicas esta lancha tem 34,95 m de comprimento, 7,35 m de boca e um calado de 2,5 m. Possui um casco em alumínio marítimo. É o projecto Fast Crew Supplier (FCS) 3307 do estaleiro Holandês Damen e cujas características técnicas assim como fotos de interiores podem ser vistas com mais detalhe aqui. Neste momento é um meio naval que equipa pelo menos 6 países.
O Cabo Bojador é um cabo situado na costa de Marrocos, que foi dobrado em 1434, por Gil Eannes. Até à data era conhecido como o Cabo do Medo. Esperamos que medo seja o que os prevaricadores vão sentir quando esta lancha os abordar em flagrante delito.