Registo do navio Russo Topaz Belaya que se encontra fundeado no porto de Lisboa com uma carga de pás de torres eólicas. O navio veio do porto Turco de Nemrut (próximo do tão famoso destino final, Aliaga). Antes esteve também fundeado na baía de Palma em Maiorca, de onde saiu para Gibraltar. Tem como destino o porto de Bremen. É um navio relativamente recente, 4 anos (2017), com um design que evidencia a sua jovialidade e o diferencia bastante dos outros navios construídos para o mesmo tipo de carga. São comuns nos navios mais recentes os costados mais próximos da linha de água, contudo com a desvantagem de ficarem mais rapidamente imobilizados ou fundeados quando a ondulação no percurso da sua viagem atinge determinados valores máximos.
Não sabemos se é o caso deste navio, mas suspeitou-se que não é bem assim. Pois, este é um navio com 123 m de comprimento, 16,7 m de largura, do tipo carga geral, transportes especiais pesados e com um calado de apenas 2,85 m. É anormalmente baixo para navios deste tipo. Isto para quem gosta de navios e os vê há muitos anos, desconfia que aqui há algo especial neste navio. E há mesmo.
O Topaz Belaya, navega com o IMO 9811579, e com registo no porto de Astrakhan na Rússia. Astrakhan situa-se próximo do Mar Cáspio, o que significa que este navio poderá nunca ter visitado o porto no qual está registado.
Atendendo a que este navio possui 17 (!) navios irmãos todos iguais facilmente se conclui que são uma série de navios construídos para navegar em canais e águas interiores como são o caso dos rios Don e Volga na Rússia e Mar Cáspio. Este navio foi construído no estaleiro Vard Vung Tau, no Vietnam. Um estaleiro subsidiário do grupo Norueguês VARD (parte do grupo Italiano Fincantieri).
Através deste link podemos ficar a conhecer com grande pormenor a história e o porquê de tantos navios iguais. Recomendo vivamente a leitura caso queiram aprofundar e conhecer mais sobre o Topaz Belaya, um projecto que visou substituir os rebocadores e barcaças no transporte em águas interiores de cargas ligadas ao sector energético (petróleo, gás e energias renováveis), sobretudo na Rússia. Isso explica o porquê das limitações em termos de dimensões do navio, quer em altura (possibilidade de transitar debaixo de pontes com vão livre baixo) e limite físico em comprimento e largura para as eclusas de determinados rios onde está previsto navegar. Este navio é o resultado da mudança e evolução no sector marítimo e dos transportes com o resultado do conhecimento e capacidades técnicas dos últimos anos nas mais diversas áreas do conhecimento, resultando num produto extremamente eficaz e bastante competitivo. Veja o vídeo.
O navio é dado como propriedade da P&O Maritime Logistics, pelo estaleiro que o construiu. Contudo opera no mercado energético pela Topaz Marine e ostenta também o logótipo do gigante Blue Water Shipping um player mundial no transporte e logística especializado.
Este é um navio certamente especial e envolvido em muita história recente. Um dos muitos que poderá estar de visita a Lisboa esta única vez na sua vida de navio e que tem muito para contar no mundo do shipping devido a todas as empresas e grandes grupos económicos que o rodeiam e a ele estão ligados de forma directa ou indirecta. Tem a sua partida de Lisboa agendada para o próximo dia 15 (segunda-feira) pelas 23:30 h.
Este post explica todo este navio especial que à vista desarmada para alguns seria apenas mais um navio fundeado no rio Tejo.