Anafi auxiliado pelo rebocador Sirios na proa e Montemuro na popa |
O Halki que saiu da doca seca no dia de ontem. |
Os dois casarios a cruzarem-se na bacia do estaleiro. |
Anafi auxiliado pelo rebocador Sirios na proa e Montemuro na popa |
O Halki que saiu da doca seca no dia de ontem. |
Os dois casarios a cruzarem-se na bacia do estaleiro. |
Este casco não vê tratamento talvez desde que saiu do estaleiro de construção... |
O Shandong Fu You, é um navio Chinês que ostenta o registo de Hong Kong. É um navio relativamente novo, 3 anos. O Shandong Fu You, veio de Nova Orleães e operou no terminal de cereais da Trafaria. Depois fundeou no Tejo e tem previsto seguir para Hamburgo, depois de Lisboa.
Diz-se que falta um acento no FÚ. Será mesmo? |
Uns dizem que Shandong Fu significa Boa Fortuna, outros que significa Montanhas de Este. É mesmo tipico Chinês, não se percebe nada, mas enganam-nos bem e assim vão destruir o Mundo connosco a permitir que nos tragam cereais em troco de "fletes balatos".
Apesar de tudo é um navio bonito e que acabou por conquistar o Tejo, quando todos os outros já se foram embora, afastados por um vírus Chinês, o produto de maior duração que alguma vez a China produziu.
Irá ser leiloado o último navio da extinta Portuscale Cruises. O Astoria, ex-Azores, que se encontra atualmente arrestado em Amesterdão, irá ser leiloado por cerca de 10 M€, um valor que o coloca potencialmente afastado das sucateiras, mas que vê também o seu destino poder ficar incógnito, devido ao valor inicialmente pedido no leilão. Depois da falência da Cruise & Maritime Voyages, empresa para a qual o navio operava em regime de fretamento, o seu futuro ficou incerto e esteve parado em Tilbury. Chegou a iniciar-se o reboque com destino a Lisboa, que posteriormente foi desviado para Amesterdão, onde acabou por atracar e onde foi arrestado. Este é atualmente um dos navios de cruzeiros mais antigos em serviço e que continua a manter um elevado padrão de qualidade, razão que justifica o valor pedido. Este é um dos últimos navios Portugueses ainda em operação, resultantes da diluição da Classic International Cruises empresa que os operava com sucesso no mercado internacional.
Ao longo do dia de hoje, surgiu na internet o rumor de que o paquete Funchal havia sido vendido para sucata, citando um broker Grego. Acontece que o visado apenas publicou um relatório onde incluiu o paquete Funchal na lista de navios à venda para demolição, não contendo este dados suficientes que provem a sua venda efectiva para demolição. Nada mais do que isso. A má interpretação de um simples relatório deu origem a que jornais com jornalistas profissionais copiassem a informação de uma fonte menos credível e a difundissem como correcta, o que prova uma vez mais que hoje em dia um bom profissional deve ser bem pago, face a um mau profissional, de forma a evitar-se erros grosseiros que resultam em desinformação e descredibilização de fontes que deviam ser fidedignas.
O navio Funchal atracado no Cais da Matinha, local onde se encontra desde Janeiro de 2015. |
Entretanto surge a informação de que o navio foi adquirido por investidores Americanos o que a seu tempo irá saber-se, na semana em que o navio completou os seus 60 anos de existência, um facto que é raro em navios, mas contudo não anormal. Foi a 10 de Fevereiro de 1961 que o paquete Funchal foi lançado à água no estaleiro de Helsingør, próximo de Copenhaga, Dinamarca.
O paquete Funchal a brilhar no Cais da Matinha onde aguarda a decisão sobre a leilão de que foi alvo no passado dia 29. Por enquanto ainda nada se sabe sobre o seu futuro.