Sunday, February 21, 2021

A espera demasiado longa...

Registo dos únicos dois navios de passageiros que permanecem atracados em Santa Apolónia, aguardando serenamente o reinício da sua actividade. Um cais sem navios é triste, mas um cais com navios parados demasiado tempo também é demasiado triste. Pois os navios foram feitos para navegar...

Thursday, February 18, 2021

Ilha da Madeira

Registo de mais uma subida do rio Tejo, pelo navio Ilha da Madeira, na sua escala semanal em Lisboa, que acontece normalmente às quintas-feiras. O navio vem do Caniçal na ilha da Madeira e após descarga e carga, volta ao mesmo porto. 
Pelo final da tarde chegou também a Lisboa, a reboque a draga Pearl River, proveniente de Gibraltar. Esta draga com 182 m de comprimento e 28 m de boca, dirige-se para Roterdão e a escala em Lisboa é indicada como devido ao mau tempo no mar. Como se dirige a reboque, a ondulação elevada pode ser a principal causa, uma vez que pode originar a perda do reboque e consequentemente a perda do controlo sobre o navio.

Wednesday, February 17, 2021

Astoria a leilão

Irá ser leiloado o último navio da extinta Portuscale Cruises. O Astoria, ex-Azores, que se encontra atualmente arrestado em Amesterdão, irá ser leiloado por cerca de 10 M€, um valor que o coloca potencialmente afastado das sucateiras, mas que vê também o seu destino poder ficar incógnito, devido ao valor inicialmente pedido no leilão. Depois da falência da Cruise & Maritime Voyages, empresa para a qual o navio operava em regime de fretamento, o seu futuro ficou incerto e esteve parado em Tilbury. Chegou a iniciar-se o reboque com destino a Lisboa, que posteriormente foi desviado para Amesterdão, onde acabou por atracar e onde foi arrestado. Este é atualmente um dos navios de cruzeiros mais antigos em serviço e que continua a manter um elevado padrão de qualidade, razão que justifica o valor pedido. Este é um dos últimos navios Portugueses ainda em operação, resultantes da diluição da Classic International Cruises empresa que os operava com sucesso no mercado internacional. 

Saturday, February 13, 2021

Niledutch Breda

O navio porta contentores Niledutch Breda, operando no porto de Lisboa, no Terminal de Contentores de Alcântara. A NileDutch efectua a ligação da Europa com África utilizando Lisboa como o porto de ligação em Portugal. Além deste navio, nesta ligação costumam operar os navios ANL Wyong, Lodur, CMA CGM Turquoise, Irenes Resolve, Seaspan Loncomilla e Niledutch Antwerpen, todos familiares ao terminal de Alcântara. O Niledutch Breda é um navio com 224 m de comprimento, 34 m de boca e com 7 anos de idade. Navega o IMO 9612765, sob a bandeira do Chipre. Na foto vemos em primeiro plano o torreão do hotel Lapa Palace. Este torreão faz parte de um quarto com 84 m2, cujo valor de uma noite dá para pagar a 3 empregadas de limpeza um ordenado mínimo nacional, para que a luxúria continue existindo mesmo que do quarto da torre apenas se avistem navios descarregando contentores. 

Friday, February 12, 2021

A falsa venda do paquete Funchal para sucata

Ao longo do dia de hoje, surgiu na internet o rumor de que o paquete Funchal havia sido vendido para sucata, citando um broker Grego. Acontece que o visado apenas publicou um relatório onde incluiu o paquete Funchal na lista de navios à venda para demolição, não contendo este dados suficientes que provem a sua venda efectiva para demolição. Nada mais do que isso. A má interpretação de um simples relatório deu origem a que jornais com jornalistas profissionais copiassem a informação de uma fonte menos credível e a difundissem como correcta, o que prova uma vez mais que hoje em dia um bom profissional deve ser bem pago, face a um mau profissional, de forma a evitar-se erros grosseiros que resultam em desinformação e descredibilização de fontes que deviam ser fidedignas. 


O navio Funchal atracado no Cais da Matinha, local onde se encontra desde Janeiro de 2015.

Entretanto surge a informação de que o navio foi adquirido por investidores Americanos o que a seu tempo irá saber-se, na semana em que o navio completou os seus 60 anos de existência, um facto que é raro em navios, mas contudo não anormal. Foi a 10 de Fevereiro de 1961 que o paquete Funchal foi lançado à água no estaleiro de Helsingør, próximo de Copenhaga, Dinamarca. 

Saturday, February 6, 2021

GNG Concord 2

O graneleiro GNG Concord 2 saindo de Lisboa, após ter vindo ao Tejo reabastecer-se de combustível. Saiu ontem ao final do dia com destino a Safi (Marrocos), nesta sua viagem que teve início na Rússia, no porto de Ust-Luga, próximo da Estónia. 

Este navio tem 225 m de comprimento, 12 m de calado e 32,3 m de calado. Pertence à GNG Ocean Shipping Co, lda e navega com a Bandeira de Honk Kong, daí a nomenclatura em caractéres chineses na proa.

Wednesday, February 3, 2021

Funchal shining

 

O paquete Funchal a brilhar no Cais da Matinha onde aguarda a decisão sobre a leilão de que foi alvo no passado dia 29. Por enquanto ainda nada se sabe sobre o seu futuro.

Thursday, January 21, 2021

Ilha da Madeira

Desde há algum tempo que a Transinsular está a operar com este bonito navio, na linha da Madeira. E para homenagear a ilha, deu-lhe o nome, Ilha da Madeira. Vemo-lo nestas imagens, entrando o rio Tejo, hoje pela hora de almoço. Num dia de muita chuva e bastante cinzento e em que alguns navios se refugiaram no porto para fugirem ao mau tempo. Caso do navio Francês, Ile D'aix, que se supõe que esteja envolvido na operação de lançamento do cabo submarino entre Sines e a ilha da Madeira. 
O Ile D'aix encontra-se atracado no Cais da Rocha, onde o Ilha da Madeira se cruzou com ele na sua subida do rio Tejo.
Cruzou-se também com os cacilheiros que incessantemente cruzam o Tejo entre Cacilhas e o Cais do Sodré, numa altura em que todos os transportes verificam uma nova baixa no transporte de passageiros, devido ao confinamento que se atravessa para enfrentarmos a atual pandemia.
Em frente à Praça do Comércio encontrava-se fundeado o ANL Wyong, um navio da CMA CGM que aguardava cais para operar em Lisboa. Chegou ontem pelas 20h, desde Le Havre.
 

Thursday, January 14, 2021

O dia da morte do Marco Polo



Este dia marcou o fim de mais dois navios de cruzeiros, na sucata de Alang, Índia. O Marco Polo (56 anos) e o Grand Celebration (34 anos), não conseguiram sucumbir à pandemia que se vive a nível mundial e acabaram assim numa das piores sucatas do Mundo, para desmantelamento. O seu aço será reciclado, numa altura em que o preço do aço subiu 32%, mesmo perante a pandemia que se atravessa. O Marco Polo para mim tem um significado especial, pois foi o primeiro navio de cruzeiros que visitei, já lá vão mais de 15 anos, no porto do Funchal, numa das centenas de escalas que o navio ali efectuou ao longo dos seus 56 anos de vida. Esta pandemia tem sido terrível em todos os campos, e um deles é o dos navios de cruzeiros que estão a desaparecer a um ritmo bastante elevado, principalmente os mais velhos. 

Já o Grand Celebration, é um ex-Carnival, de primeira geração. Ou seja, um dos primeiros navios construídos de raíz para a companhia Carnival, o líder mundial dos cruzeiros.

Monday, January 11, 2021

O Andros

Registo dos navios graneleiros, Andros e Rainbow a operarem no terminal de águas profundas da Trafaria no passado dia 9 de Janeiro. O Andros é um navio com 10 anos, construído em 2010. Tem 228,99 m de comprimento e 32,26 m de comprimento. O Rainbow apesar de estar escondido, é também um navio de dimensões consideráveis. Tem 189,96 m de comprimento e 32,2 m de largura. Na linha de água do Andros, vemos várias embarcações de pesca, numa área de pesca proibida, com desfocagem devido à distância e ondas de frio que se faziam notar ao momento da foto.