Sunday, October 25, 2020

Wilson Drammen

Navio de carga geral, Wilson Drammen, descarregando sucata vinda de Belfast, no terminal do Beato. Após a descarga o navio seguiu para o porto de Setúbal. O ex-Kastor da Wessels, é um navio com 13 anos, 2452 t GT, com 87,9 m de comprimento, 12,9 m de boca e que navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Navega com o IMO 9390094 e tem um calado de 5,8 m. 

Wednesday, October 21, 2020

Corvo e Hamburg

 

Um olhar sobre o navio de cruzeiros Hamburg e o porta contentores Português Corvo. Ambos os navios encontram-se atracados no estaleiro da Lisnave em Setúbal. O Hamburg deverá voltar aos cruzeiros apenas a 17 de Março de 2021.

Tuesday, October 13, 2020

Arlau



Pequeno navio de carga geral, aguardando carga no cais do Poço do Bispo, em Lisboa. Daqui partirá para Rendsburg no interior da Alemanha pelo que este navio terá de navegar no famoso canal de Kiel, para atingir o porto de destino. Com apenas 87,79 m de comprimento e 12,9 m de largura o Arlau navega com a bandeira de Antigua e Barbuda, sob o IMO 9192650. Tem 2461 t GT, e um calado de cerca de 7.2 m. Tem 16 anos.


Graneleiro Yasa Unsal Sunar



Apenas mais um navio a operar no rio Tejo, fundeado no Mar da Palha. O Yasa Unsal Sunar é um navio de 2007 com 31255 t GT, 189,99 m de comprimento, 32,26 m de boca e um calado de 6m. Navega com a bandeira das ilhas Marshale e com o IMO 9396206.

Patara

Navio de transporte de veículos Patara que carregou em Setúbal e foi descarregar no porto Alemão de Emden. Claramente um transporte associado à AutoEuropa e marca Volkswagen.

O Ramelia para o Barreiro

O Ramelia com Lisboa em pano de fundo
Registo fotográfico do navio tanque químico, Ramelia dirigindo-se para o terminal do Barreiro, onde atracou e descarregou a sua mercadoria. Pelas leis náuticas, os navios que transportem mercadorias perigosas, devem ser acompanhados por rebocadores desde a sua entrada em porto até ao cais de atraque, facto que se verifica sempre neste terminal, devido ao tipo de mercadoria que os navios transportam e que exige a existência de condições de segurança no porto.


O Ramelia atracando no terminal da Alkion, Barreiro.

Mário Ferreira compra navio de cruzeiros

A notícia do dia e dos próximos tempos de certeza, no meio marítimo Português, é a aquisição por parte de uma das empresas de Mário Ferreira de um navio de cruzeiros, mais propriamente o Vasco da Gama. Com a pandemia que se vive, os navios têm vindo a sofrer algumas mudanças de operadores e o mercado encontra-se bastante favorável a quem tem vontade de investir no mesmo. É o caso da Mystic Invest Holding que comprou este navio e o qual desejamos que tenha bastante sucesso e possa operar para o mercado Português, ao contrário do que é habitual neste operador que aposta mais nos turistas estrangeiros, face aos cidadão nacionais que sobrevivem com ordenados mínimos miseráveis.
O Vasco da Gama é um navio de 1993, ex-Statendam da Holland America Line, companhia que o vendeu em 2015 para o mercado Australiano. Recentemente havia regressado à Europa e inclusive marcou presença no porto de Lisboa com o nome Vasco da Gama e as cores da Cruise & Maritime Voyages, companhia que não conseguiu sobreviver à actual pandemia e que está a desfazer-se dos seus activos através da venda dos navios. Existem rumores de que o Columbus, o outro navio da empresa poderá mesmo ter sido comprado também por este grupo empresarial. Facto que dentro de mais alguns dias se saberá.

Umnenga I

 

O navio petroleiro Umnenga I, em tratamento de pintura do casco no estaleiro da Lisnave em Setúbal. Este navio tem 248 m de comprimento, 43 m de boca e 56841 t GT. É um navio de 1999 que navega com a bandeira da Libéria.

Pela proa do Umnenga I o porta contentores Santa Clara.


Monday, October 12, 2020

X-Press Vesúvio



O X-Press Vesúvio saindo do estaleiro naval da Rocha, após a sua reparação. Navegava à saída da barra do rio Tejo, com destino a Leixões onde carregou com destino a África.

Cargueiros em reparação

Ao fundo o Umnenga I, por baixo do pórtico da Lisnave o Santa Clara e ao lado o Maersk Luz. 
O estaleiro da Lisnave, em Setúbal, é o maior estaleiro nacional de reparação de navios. Ali é normal chegarem os maiores navios do mundo apenas para serem reparados, entrando e saindo o rio Sado, sem carga e com o único objectivo de entrarem em doca seca para serem reparados. Na foto mostramos alguns desses navios que presentemente ali são reparados. 

Atracados lado a lado o Negra Matea, petroleiro Venezuelano que ali se encontra arrestado e o graneleiro Star Pyxis.