Sunday, October 25, 2020

Iate Stormborn

Depois de um tempo de ausência significativa de presença de iates em Lisboa, ontem foi a vez deste porto receber o Stormborn, um iate de 47 m que para cá veio e tem a intenção de por aqui ficar até ao próximo dia 31 de Outubro. A tripulação aproveitou a presença em cais para retirar a água salgada da viagem entre Gibraltar e Lisboa. Este é um iate de 2007, com 499 t GT, capacidade para 19 pessoas (9 tripulantes e 10 passageiros), construído na Holanda e registado nas ilhas Cayman. Pelas medidas em torno do iate, presume-se que a escala esteja condicionada apenas a abastecimento e descanso da tripulação no interior do iate. É a primeira escala de iates, em Lisboa, após a tomada de medidas de incentivo ao regresso à normalidade económica em tempos de Covid.

Furnas

Navio porta contentores, Furnas a carregar no cais de contentores de Santa Apolónia, Lisboa. O navio da Mutualista Açorena, daqui partiu em direcção a Ponta Delgada, Açores em mais uma das suas viagens habituais. Ao seu lado vemos uma embarcação tradicional do Tejo.

A Princesa Fiona a carregar Areia

Navio de carga geral, Fiona, aguardando carregar no cais do Beato, em Lisboa. O ex-SCL Margrit de 2009, tem 108,2 m de comprimento, 18,2 m de largura, 9 m de calado e 5599 t GT. Já navegou também como Kgona. É operado pelos Turcos da Platin Shipping & Trading.


Arklow Ace - o Arklow de nova geração

O Arklow Fortune, o Arklow Ace e ao fundo o Fiona.

Registo de dois navios da Arklow a operar no terminal do Beato em Lisboa. Um da nova geração de navios Arklow, com a proa recta, o Arklow Ace e o outro de antiga geração o Arklow Fortune. O Arklow Ace, que efectuou os seus testes de mar em Abril deste ano, foi construído na Holanda, estaleiro Pattje Waterhuizen, local onde têm sido construídos estes navios de nova geração da Arklow. 
O Arklow Ace, um navio de 2020

O Arklow Ace tem 120 m de comprimento, 15 m de largura,  navega com a bandeira Irlandesa e tem um calado de 6,5 m. Já o Arklow Fortune é um navio com 13 anos, contruído em 2007. Navega também as suas 2998 t GT, com a bandeira da Irlanda, e sob o IMO 9361744. 

O Arklow Fortune

Wilson Drammen

Navio de carga geral, Wilson Drammen, descarregando sucata vinda de Belfast, no terminal do Beato. Após a descarga o navio seguiu para o porto de Setúbal. O ex-Kastor da Wessels, é um navio com 13 anos, 2452 t GT, com 87,9 m de comprimento, 12,9 m de boca e que navega com a bandeira de Antigua e Barbuda. Navega com o IMO 9390094 e tem um calado de 5,8 m. 

Wednesday, October 21, 2020

Corvo e Hamburg

 

Um olhar sobre o navio de cruzeiros Hamburg e o porta contentores Português Corvo. Ambos os navios encontram-se atracados no estaleiro da Lisnave em Setúbal. O Hamburg deverá voltar aos cruzeiros apenas a 17 de Março de 2021.

Tuesday, October 13, 2020

Arlau



Pequeno navio de carga geral, aguardando carga no cais do Poço do Bispo, em Lisboa. Daqui partirá para Rendsburg no interior da Alemanha pelo que este navio terá de navegar no famoso canal de Kiel, para atingir o porto de destino. Com apenas 87,79 m de comprimento e 12,9 m de largura o Arlau navega com a bandeira de Antigua e Barbuda, sob o IMO 9192650. Tem 2461 t GT, e um calado de cerca de 7.2 m. Tem 16 anos.


Graneleiro Yasa Unsal Sunar



Apenas mais um navio a operar no rio Tejo, fundeado no Mar da Palha. O Yasa Unsal Sunar é um navio de 2007 com 31255 t GT, 189,99 m de comprimento, 32,26 m de boca e um calado de 6m. Navega com a bandeira das ilhas Marshale e com o IMO 9396206.

Patara

Navio de transporte de veículos Patara que carregou em Setúbal e foi descarregar no porto Alemão de Emden. Claramente um transporte associado à AutoEuropa e marca Volkswagen.

O Ramelia para o Barreiro

O Ramelia com Lisboa em pano de fundo
Registo fotográfico do navio tanque químico, Ramelia dirigindo-se para o terminal do Barreiro, onde atracou e descarregou a sua mercadoria. Pelas leis náuticas, os navios que transportem mercadorias perigosas, devem ser acompanhados por rebocadores desde a sua entrada em porto até ao cais de atraque, facto que se verifica sempre neste terminal, devido ao tipo de mercadoria que os navios transportam e que exige a existência de condições de segurança no porto.


O Ramelia atracando no terminal da Alkion, Barreiro.