Apenas mais um navio a operar no rio Tejo, fundeado no Mar da Palha. O Yasa Unsal Sunar é um navio de 2007 com 31255 t GT, 189,99 m de comprimento, 32,26 m de boca e um calado de 6m. Navega com a bandeira das ilhas Marshale e com o IMO 9396206.
Tuesday, October 13, 2020
Graneleiro Yasa Unsal Sunar
Apenas mais um navio a operar no rio Tejo, fundeado no Mar da Palha. O Yasa Unsal Sunar é um navio de 2007 com 31255 t GT, 189,99 m de comprimento, 32,26 m de boca e um calado de 6m. Navega com a bandeira das ilhas Marshale e com o IMO 9396206.
Patara
Navio de transporte de veículos Patara que carregou em Setúbal e foi descarregar no porto Alemão de Emden. Claramente um transporte associado à AutoEuropa e marca Volkswagen.
O Ramelia para o Barreiro
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O Ramelia com Lisboa em pano de fundo |
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O Ramelia atracando no terminal da Alkion, Barreiro. |
Mário Ferreira compra navio de cruzeiros
A notícia do dia e dos próximos tempos de certeza, no meio marítimo Português, é a aquisição por parte de uma das empresas de Mário Ferreira de um navio de cruzeiros, mais propriamente o Vasco da Gama. Com a pandemia que se vive, os navios têm vindo a sofrer algumas mudanças de operadores e o mercado encontra-se bastante favorável a quem tem vontade de investir no mesmo. É o caso da Mystic Invest Holding que comprou este navio e o qual desejamos que tenha bastante sucesso e possa operar para o mercado Português, ao contrário do que é habitual neste operador que aposta mais nos turistas estrangeiros, face aos cidadão nacionais que sobrevivem com ordenados mínimos miseráveis.
O Vasco da Gama é um navio de 1993, ex-Statendam da Holland America Line, companhia que o vendeu em 2015 para o mercado Australiano. Recentemente havia regressado à Europa e inclusive marcou presença no porto de Lisboa com o nome Vasco da Gama e as cores da Cruise & Maritime Voyages, companhia que não conseguiu sobreviver à actual pandemia e que está a desfazer-se dos seus activos através da venda dos navios. Existem rumores de que o Columbus, o outro navio da empresa poderá mesmo ter sido comprado também por este grupo empresarial. Facto que dentro de mais alguns dias se saberá.
Umnenga I
Monday, October 12, 2020
X-Press Vesúvio
O X-Press Vesúvio saindo do estaleiro naval da Rocha, após a sua reparação. Navegava à saída da barra do rio Tejo, com destino a Leixões onde carregou com destino a África.
Cargueiros em reparação
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Ao fundo o Umnenga I, por baixo do pórtico da Lisnave o Santa Clara e ao lado o Maersk Luz. |
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Atracados lado a lado o Negra Matea, petroleiro Venezuelano que ali se encontra arrestado e o graneleiro Star Pyxis. |
Thursday, October 8, 2020
Club Med 2 em Setúbal
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No cais ao lado do porta contentores Lana |
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É um navio baseado nos outros navios mais pequenos da WindStar Cruises, o Wind Spirit, Wind Star e ex-Wind Song (com capacidade para 148 passageiros). Tem a particularidade de ser um navio veleiro moderno, com velas controladas por computador. Tem capacidade para 386 passageiros e 284 tripulantes. Tem 194 m de comprimento, 20m de largura e 80m de altura. Pesa 14983 t GT e completou a sua viagem inaugural em 1996.
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O porta contentores nacional, Corvo, no meio dos navios de cruzeiros que atravessam uma das piores fases das suas carreiras. |
Wednesday, October 7, 2020
Fundeados em Cascais
Dois navios tanque fundeados ao largo de Cascais, o Scot Bremen e o Agrari. Um navio tanque pequeno e o outro um navio tanque grande.O Scot Bremen, navio com um design moderno é contudo um navio já com 17 anos de idade.
O Agrari tem 11 anos de idade e está em Lisboa, vindo directamente da Arábia Saudita. Pela sua linha de água pode-se arriscar dizer que se encontra quase vazio.
O Agrari tem 11 anos de idade e está em Lisboa, vindo directamente da Arábia Saudita. Pela sua linha de água pode-se arriscar dizer que se encontra quase vazio.
Monday, October 5, 2020
Navaltagus
Navaltagus, trata-se de um pequeno estaleiro no Seixal, no estuário do rio Tejo. Propriedade do grupo E.T.E.. Este estaleiro tem vindo a evidenciar-se na construção naval e na apresentação de soluções de engenharia para o meio naval. Evidencia-se também na reparação naval, e prova disso é a reparação frequente dos ferrys locais que navegam no rio Tejo e de grande parte da frota de rebocadores nacionais, onde se incluem unidades vindas das ilhas para reparação neste estaleiro.
Na imagem vemos uma prova disso, com o catamarã Fernando Pessoa a seco e o S. Julião em cais, ao lado de um pontão de embarque. Pela popa do Fernando Pessoa está o rebocador madeirense Cte Passos Gouveia e já dentro de água o rebocador Açoriano, Bravo, ao lado do Danado.
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