Tuesday, October 13, 2020
Mário Ferreira compra navio de cruzeiros
Umnenga I
Monday, October 12, 2020
X-Press Vesúvio
O X-Press Vesúvio saindo do estaleiro naval da Rocha, após a sua reparação. Navegava à saída da barra do rio Tejo, com destino a Leixões onde carregou com destino a África.
Cargueiros em reparação
Ao fundo o Umnenga I, por baixo do pórtico da Lisnave o Santa Clara e ao lado o Maersk Luz. |
Atracados lado a lado o Negra Matea, petroleiro Venezuelano que ali se encontra arrestado e o graneleiro Star Pyxis. |
Thursday, October 8, 2020
Club Med 2 em Setúbal
No cais ao lado do porta contentores Lana |
O porta contentores nacional, Corvo, no meio dos navios de cruzeiros que atravessam uma das piores fases das suas carreiras. |
Wednesday, October 7, 2020
Fundeados em Cascais
O Agrari tem 11 anos de idade e está em Lisboa, vindo directamente da Arábia Saudita. Pela sua linha de água pode-se arriscar dizer que se encontra quase vazio.
Monday, October 5, 2020
Navaltagus
Wednesday, September 30, 2020
Amis Glory
O Amis Glory, sendo abastecido pelo Sacor II. |
Tuesday, September 29, 2020
Celtic Venture
O ex-Arklow Rose, actual Celtic Venture (2016), a carregar areia para exportação, no Cais do Poço do Bispo. Este navio de carga geral com 18 anos de idade (2002), navega com o registo no porto de Cardiff e sob o IMO 9238399.
Momento em que o carregamento se deu por concluído e o navio começou a fechar as tampas do porão |
Já teve o nome reduzido a uma letra apenas, a letra T. É um navio com 90 m de comprimento e 14 m de largura e com capacidade para 5005 t DWT. Se carregar contentores pode transportar 138 TEUS. A sua tonelagem fica-se pelas 2999 t GT. Foi construído na Holanda no estaleiro Stroobos. É operado pelo Willie Group, um grupo que opera 11 navios cargueiros todos com a particularidade de terem os nomes iniciados por "Celtic".
O Celtic Venture saiu de Lisboa com destino a Garston (U.K.), porto situado nos subúrbios de Liverpool, pelas 22h, onde deverá chegar no próximo dia 4 de Outubro.
Friday, September 25, 2020
Atlantic M
Atlantic M, é um nome bonito para um navio que efectua cruzeiros a animais de 4 patas. O ex-Autotransporter com 37 anos de idade (1983), é um navio que navega com a bandeira do Panamá, e que curiosamente já navegou com a bandeira Portuguesa em 2008, sem nunca ter pertencido a interesses nacionais. Excepto claro da ligação à lavagem de dinheiro e incentivo à escravidão laboral em troca do empréstimo da utilização da bandeira nacional no mastro de popa. Na altura pertencia à UECC, e estava em final de vida como navio de transporte de veículos, o que explica em parte o facilitismo existente.
O Atlantic M encontra-se no cais do estaleiro naval da Rocha a aguardar reparações. Este navio tem 100 m de comprimento, 17 m de largura e um calado de 4,8 m. É especial uma vez que foi construído para o transporte de viaturas no início dos anos 80 e demonstra a evolução deste tipo de navio, nomeadamente o seu crescimento a todos os níveis, claro está na capacidade. Este possuía capacidade para transportar 700 viaturas, os actuais navios de transporte de veículos, excedem os 5 mil veículos.
Agora navega com a antiga rampa de popa, completamente fechada, uma vez que já não precisa dela e foi sujeito a alterações de utilização. Consegue navegar a 14 nós.
English: No "No Tug" |
O nome que utilizou durante mais tempo ainda presente no casco. |
A balsa fechada provavelmente instalada aquando da adaptação a navio de transporte de gado. |
É um navio pequeno, mas bastante bonito. Assemelha-se a um pequeno ferry do Mar Báltico, apesar de ter sido uma construção Japonesa, como era normal nos anos 80 para este tipo de navios. Os navios de transporte de veículos tiveram a sua origem no Japão, devido à necessidade de exportar rapidamente veículos de produção Japonesa, para o resto do mundo e as marcas Japonesas ganharem notoriedade no mercado. Tal assim aconteceu e hoje as mesmas possuem clientes fidelizados aos seus veículos/marca.
Teve precedência do porto do Sul da Irlanda, Waterford, e ainda não é conhecido qual o seu destino após reparação. É habitual estes navios efectuarem o transporte de gado, da Europa, para os países do Norte de África incluindo Médio Oriente, o que em parte pode justificar o tipo de sinalética que possui à entrada, embora este tipo de navios esteja sob a mira atenta dos defensores dos direitos dos animais e seja conveniente esconder parte das condições em que os mesmos viajam num navio que não foi projectado de raiz para esse uso. (Atualização: O navio saiu de Lisboa no dia 25 de Setembro pelas 23 h com destino a Tuzla, Turquia).