Se a situação antes da pandemia já era incerta para muitos navios, então pós pandemia, muita coisa terá mudado na situação atual de muitos navios, sendo a sucata o destino final de muitos. Para quem ainda não se apercebeu o mundo atravessa a pior situação económica jamais vivida...e ainda existe quem pense que o vírus é apenas uma gripe...Para os dois navios das fotos, paquete Funchal e Azores, o futuro continua uma incógnita. O Funchal está desde 2015 atracado na Matinha e por lá deverá continuar nos próximos meses, já o Azores está pelo que tudo indica a dias de eventualmente poder chegar ao seu lado, caso a situação da atual operadora se agrave. Tentou sair do Reino Unido, indicando os jornais Ingleses que se dirigia para Lisboa, para efectuar uma docagem em estaleiro, mas foi impedido devido a um arresto das autoridades Britânicas, após uma inspecção que detectou algumas irregularidades a bordo e obrigou o navio a permanecer em porto.
Thursday, July 2, 2020
Navio Frigorífico Ice Glacier
O Ice Glacier com o Arklow Brave pela popa e ao fundo o Arklow Cliff |
Encontra-se a descarregar no cais do Beato o navio frigorífico Ice Glacier, proveniente da Argentina, porto de Campana. Sem certezas, quase se pode dizer que a carga será carne ou frutas, uma vez que são os perecíveis mais comuns importados por Portugal, desde os países da América Latina.
Este navio tem 145 m de comprimento, 23,6 m de boca e um calado de 10 m. É um navio de 1988 pelo que apresenta já umas linhas clássicas que lhe atribuem um certo glamour. Pertence à Maestro Refeers com sede na Dinamarca, embora navegue com a bandeira das ilhas Marshall. A presença de navios inteiramente frigoríficos não é muito comum em Lisboa, embora não seja de todo inexistente. Acontece que com o transporte deste tipo de carga, em contentores refrigerados, muita dessa carga passa então a ser transportada em navios porta contentores que têm capacidade de refrigeração de parte dos contentores transportados.
Ao fundo vemos o navio porta contentores Max Stability da Transinsular e o paquete Funchal no seu longo lay-off. |
Tuesday, June 23, 2020
Reggedijk carregando Big Bags
Imagens do navio Reggedijk a carregar esta tarde no cais do Beato, em Lisboa. A carga tem destino ao porto de Londonderry na Irlanda do Norte. Pela popa do Reggedijk vemos o Spanaco Fidelity, um navio de carga geral também e ao fundo o Moon Step. O Reggedijk carrega big bags com um sistema de estiva comum que permite o carregamento de vários big bags em simultâneo. Nas imagens pode ver-se o porão do navio a compôr-se.
Monday, June 22, 2020
Rebecca S
Registo da entrada no rio Tejo, proveniente do Porto Santo, do navio porta contentores madeirense, Rebecca S.
Curiosa uma da sua carga, um camião carregado na ilha da Madeira e cujo destino será muito provavelmente África. Este navio pertence ao armador nacional, madeirense, grupo Sousa. É um navio construído em 2007, inicialmente sem gruas, no estaleiro Sainty Shipbuilding, Yangzhou com o número de estaleiro 05STIG013, com capacidade para 698 TEUs.
Tem 129,65 m de comprimento, 20,83 m de boca e 6,4 m de calado. Tem 8199 toneladas. Navega com o IMO 9428205 e já ostentou os nomes Samba e Ice Sun. Apenas em Setembro de 2010 lhe foram adicionadas as atuais gruas, em Hamburgo.
Friday, June 19, 2020
Reggedijk
Navio Reggedijk proveniente de Gibraltar que irá carregar os big bags que o aguardam no cais do Beato, com destino ao porto de Londonderry na Irlanda do Norte. Este navio tem 90 m de comprimento por 14,5 m de boca. É um navio de 2011 cujas características podem ser vistas em maior detalhe aqui. Pertence à Navigia uma empresa do grupo Shipping Company Groningen.
Pormenor de fixação do ferro ao costado no navio. |
Porta Contentores
Dois navios porta contentores, a operar no terminal de contentores de Santa Apolónia. O Insular que sairá com destino aos Açores e o Maria Luísa que sairá de Lisboa com destino a Leixões. Vemos também parte da composição internacional de transporte ferroviário de passageiros, entre Lisboa e Madrid, que se encontra temporariamente suspensa.
Wednesday, June 17, 2020
MSC Sarah
Navio porta contentores MSC Sarah deixando o porto de Sines. O MSC Sarah é um navio com 20 anos de idade, com capacidade para 4690 TEUS. Tem 294 m de comprimento, 32 m de boca e 10 m de calado. Navega com o IMO 9181675, e bandeira Liberiana. É apenas mais um dos navios da MSC que cruzam os mares fazendo escalas em Sines e que fazem desta uma das maiores companhias de navegação do mundo. A MSC opera em Sines há 16 anos, e faz deste o seu principal porto em Portugal, sendo a partir daqui que coloca a carga em todo o território nacional, auxiliada pelo transporte ferroviário.
LNG Adamawa
O LNG Adamawa com a serra da Guarita (Cercal do Alentejo) como pano de fundo. |
Navio de transporte de gás liquefeito, a operar no porto de Sines. O Adamawa é um navio de transporte de gás (metaneiro), construído em 2005, com capacidade para transportar 142646 metros cúbicos de gás. É um gigante com 288 m de comprimento e 48 m de boca, com um calado que pode chegar aos 11 m. É um visitante assíduo de Sines, onde descarrega parte da sua carga para os reservatórios da REN Atlântico que por sua vez os injecta na rede nacional de distribuição de gás natural.
A particularidade deste tipo de navios são os reservatórios preparados para o transporte de gases sob pressão, com a sua forma arredondada bastante distinta das formas usuais de navios, que lhes permite um alívio de pressões sobre a estrutura de armazenamento, minimizando assim o risco de um transporte que está sujeito a constante agitação.
O LNG Adamawa visto pelo exterior do molhe Este do porto de Sines. |
Tuesday, June 16, 2020
Navios de transporte de animais
Dois navios de transporte de gado, atracados no porto de Sines. O Holstein Express e pela sua popa o Mira, um navio de 1983. O Mira é um antigo navio Ro-ro convertido em navio de transporte de gado. Como a maior parte dos navios de transporte de gado que circulam pelos mares, ainda resulta da conversão de antigos cargueiros.
O Holstein Express saiu com destino a Israel, contribuindo para as exportações agropecuárias Portuguesas. O Mira tem a sua saída agendada para o próximo dia 20. Ambos são navios pequenos, o Holstein Express tem 108 m de comprimento por 20 m de boca. Foi construído em 1991. O Mira é ainda menor, tem 77,7 m de comprimento por 13 m de boca. Apesar de não serem navios comuns no porto de Lisboa, ambos os navios já visitaram Lisboa e são regulares as suas escalas em portos nacionais, nomeadamente Setúbal e Sines, portos de onde são exportados os animais vivos para o Mediterrâneo Oriental.
O Holstein Express saiu com destino a Israel, contribuindo para as exportações agropecuárias Portuguesas. O Mira tem a sua saída agendada para o próximo dia 20. Ambos são navios pequenos, o Holstein Express tem 108 m de comprimento por 20 m de boca. Foi construído em 1991. O Mira é ainda menor, tem 77,7 m de comprimento por 13 m de boca. Apesar de não serem navios comuns no porto de Lisboa, ambos os navios já visitaram Lisboa e são regulares as suas escalas em portos nacionais, nomeadamente Setúbal e Sines, portos de onde são exportados os animais vivos para o Mediterrâneo Oriental.
Tuesday, June 9, 2020
RB Ariana e Kotor
O Kotor, em Palença, vendo-se a torre VTS em primeiro plano e ao fundo o santuário de Cristo Rei. |
O Kotor é um navio de 2014 com 180 m de comprimento, 10 m de caldo e 30 m de boca. Deverá deixar este terminal e seguir com destino a França no dia 12.
O Rb Ariana é um navio com 229 m de comprimento e com um calado que pode chegar aos 14,5 m. De boca tem 32,3 m. É uma construção dos estaleiro Coreanos Sundong, do ano de 2017. Pertence à Reuben Brothers, um grupo empresarial que entre outros negócios possui também mais 13 navios além do RB Ariana, numa divisão da empresa que se chama Reuben Shipping. O RB Ariana deverá deixar Lisboa no próximo dia 11, fazendo assim uma escala de cerca de 3 dias, o normal para este terminal e tipo de navios.
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