Tuesday, January 28, 2020

Acquamarina

Depois do anterior post, em que mostrei o Acquamarina a descarregar no Barreiro, voltei a apanhá-lo, saindo a barra do Tejo. Um navio elegante.

Monday, January 27, 2020

Graneleiro Tomini Harmony

O terminal de granéis alimentares da Trafaria é o maior terminal de cereais de Portugal, do Mediterrâneo e Europa Ocidental. Tem capacidade para receber 4 navios de grande porte em 4 cais, com 210, 220 225 e 240 m com um calado máximo de 15,5 m. É aqui que habitualmente se encontram os maiores navios cargueiros que visitam Lisboa, normalmente navios do tipo Panamax e Capesize. É possível descarregar ali simultaneamente 3 tipos de produtos, sendo o ritmo de descarga de 25.000 t/dia.  Este terminal é também usado para operações de transhipment, ou seja, para carregar, normalmente navios mais pequenos. Esta operação pode ser realizada de um navio maior para o mais pequeno directamente, ou desde os silos para o navio, com um ritmo idêntico ao de descarga.
O navio que ali registamos é o Tomini Harmony, um navio de 2015 com 200 m de comprimento, 32 m de boca e 13 m de calado que ali está a descarregar. O navio teve precedência de Nova Orleães. Ficará em Lisboa até ao próximo dia 15 de Fevereiro, por isso é provável que venha fundear no Tejo após a descarga neste terminal. 

Elite no nevoeiro

O navio cargueiro, Elite, deixando o cais de Santa Apolónia sob uma neblina que se abateeu sobre o Rio Tejo, no dia 26 de Janeiro de 2020. Embora este tipo de neblina seja usual em Lisboa, nos dias de Inverno, costuma estar presente apenas nas primeiras horas do dia. Neste caso prolongou-se um pouco mais além da hora de almoço, altura em que o navio deixava Lisboa.

Ultrapassagem marítima

Uma ultrapassagem marítima, o navio Acquamarina que havia saído do Barreiro ultrapassa o cargueiro Kurushima que tinha vindo à "gasolineira do Tejo". Isto porque o Acquamarina tinha prioridade por ser um navio de transporte de mercadorias perigosas.

Sunday, January 26, 2020

Mein Schiff 4

Pela popa do Mein Schiff 4, vemos o cargueiro, Elite descendo o Tejo.
Mais uma escala do navio alemão em Lisboa. Uma escala que em nada traz de novidade a não ser as fotos que proporcionou devido ao nevoeiro que existiu sobre o rio até aproximadamente às 15h. No registo vemos o navio envolto no mesmo, atracado em Santa Apolónia. Ao final do dia, o nevoeiro foi embora, e ainda não foi desta que veio D. Sebastião...


O tamanho do navio comparado com a ala nascente do Terreiro do Paço.

Santa Maria Manuela

O Rebocador Ulisses na proa do Santa Maria Manuela. Na popa parte do iate Balto.
Encontra-se no estaleiro NavalRocha o antigo navio bacalhoeiro Santa Maria Manuela. O navio encontra-se na reparação anual antes de iniciar mais uma temporada de cruzeiros que se iniciará em Março e prolongará ao longo de todo o ano de 2020. A primeira viagem está prevista para 21 de Março e será um mini cruzeiro ao Porto Santo, Desertas e Madeira. De referir que muitas viagens de 2020, estão já praticamente esgotadas, mas ainda existem vagas em algumas das viagens. O navio tem a saída da doca seca nº 2 do estaleiro da NavalRocha, prevista para o próximo dia 31 de janeiro. A partilhar a doca com o Santa Maria Manuela, está o rebocador Ulisses que ali deverá permanecer mesmo depois do veleiro sair, estando a sua saída prevista apenas para 9 de março. Poderão consultar o calendário das viagens do Santa Maria Manuela AQUI. Este navio é propriedade do gigante da distribuição alimentar em Portugal, o Recheio Cash&Carry, uma empresa do grupo Jerónimo Martins. Aproveitamos para desejar ao Santa Maria Manuela um excelente ano de cruzeiros que agora vai dar início.

Penhar para o Beato

Navio misto de carga geral e contentores precedente de Southampton e com descarga agendada no terminal do Beato. No momento da foto encontrava-se fundeado no meio do Tejo, a aguardar cais, uma vez que horas depois rumou ao cais de destino para ali operar. O terminal do Beato é um terminal multi purpose, uma vez que pode receber navios com cargas fraccionadas e mistas.
O Penhar é o ex-CFL Penhar, um navio construído em 2010 na Holanda e com 118 m de comprimento, 14 m de boca e 6 m de calado. Mais informação sobre o navio e até um desenho técnico do mesmo podem ser encontrados nos seguintes links:Link 1 e Link 2.

Saturday, January 25, 2020

Acquamarina

Depois de no dia de ontem ter aqui mostrado o navio tanque de transporte de gás, Angela, hoje é a vez de um navio tanque, mas de transporte de produtos químicos. 
Trata-se do navio Acquamarina, um navio construído pelo estaleiro Cantieri Navale Morini em 2004 em Itália e que mantém a bandeira Italiana e registo no porto de Ancona, onde foi construído. O Acquamarina encontra-se a operar no cais da Alkion, no Barreiro. Este é um dos terminais do porto de Lisboa destinado à operação com produtos químicos, combustíveis e óleos. 
Segundo a informação disponibilizada pelo porto de Lisboa, encontra-se ali a descarregar acrilonitrilo, um composto químico utilizado na indústria têxtil e na produção de plástico de engenharia. De referir que as matérias primas descarregadas neste terminal podem ali ser armazenadas e depois seguir por via terrestre até ao destino final dentro do hinterland do porto que abrange no caso deste terminal a parte sudoeste de Espanha.
Neste terminal com capacidade máxima para 175 000 m3 de armazenamento, existe especial cuidado com o manuseio das mercadorias, como seja a recuperação de vapor, manutenção de mercadorias explosivas em atmosferas de azoto e sopragem dos braços de carga e descarga dos navios com azoto para garantir a sua inertização. O Acquarina é um navio com 136 m de comprimento, 20 m de boca e 8,1 m de calado. Neste terminal podem atracar navios com até 9,5 m de calado. Para ali chegarem têm de navegar no canal próprio de acesso ao pontão. 

Funchal

O paquete Funchal continua a sua longa paragem no cais da Matinha em Lisboa, assistindo ao nascer e pôr do sol e à calmaria do Tejo nesta zona. 




Friday, January 24, 2020

Angela

Apenas mais um dos inúmeros navios que descarregam combustíveis na margem sul do Tejo, na zona da Trafaria, para as várias empresas de combustíveis que ali possuem reservatórios de armazenamento.
Neste caso trata-se do Angela, um navio de transporte de gás, com 97 m de comprimento e 17 m de boca. O combustível a granel ali descarregado destina-se ao enchimento de botijas de gás para distribuição comercial no hinterland. O Angela é um navio de 2009 com registo em Hong Kong. Navega com o IMO 9474541. Tal como todos os navios tanque são navios que gozam de condições especiais de navegação devido ao tipo de carga que transportam. Assim como são obrigados a utilizar corredores especiais de navegação e o outro tráfego marítimo tem de lhes dar prioridade quando entram nos portos, de forma a minimizarem-se os riscos de acidentes com consequências bastante graves.