Saturday, October 26, 2019

Cruzeiros em Lisboa

No final de Outubro Lisboa continua a receber um movimento significativo de navios de cruzeiros. Hoje foi mais um desses dias com o registo de 4 escalas de navios de cruzeiros. A saber-se, o Costa Favolosa, o AIDAperla, o Saga Sapphire e o Variety Voyager. 
O Variety Voyager foi o primeiro a chegar, ontem ao final do dia, início da noite, vindo de La Coruña. Também será o último a partir, amanhã pelas 19h com destino a Portimão.
Pelas ordens de chegada, seguiu-se o AIDAperla com origem também em La Coruña e com destino a Santa Cruz de Tenerife, nesta sua viagem posicional do Norte da Europa para as Caraíbas com cruzamento do Atlântico com passagem a Sul (Canárias). Saiu de Lisboa pelas 15h. 
Pelas 6 h chegava de Málaga a Lisboa o Costa Favolosa, em mais um dos seus cruzeiros com visita prolongada a Lisboa. Sairá amanhã pelas 15h com destino a Cádiz.
A terceira idade, o principal cliente da Saga Cruises
Pessoas que ainda lêem jornais, livros e mapas, conversam entre si. Espécimes raros de uma sociedade cada vez mais podre.
E aproveitam mesmo a viagem para descansar sem aparelhos electrónicos. Parabéns Saga por estes clientes de luxo.
Entretanto o comandante Richard Lambert espreita a cidade na asa da ponte do Saga Sapphire
Já o Saga Sapphire carregado com reformados, chegou de Southampton, pelas 7:30h e saiu pelas 18h com destino a Agadir.


Já os passageiros da Costa Crociéri, são de outro tipo...

Sunday, October 13, 2019

Os navios da gota

No fim de semana passado voltou a registar-se um movimento engraçado de navios no Tejo, com o único propósito de abastecerem e continuarem as suas viagens, sem efectuarem qualquer tipo de operação em cais deste porto. Assim Lisboa registou a passagem de dois navios ro-ro, um tipo de navios raro neste porto, devido à falta de interesse neste tipo de navios e inexistência de rampas para operações de carga e descarga. Os navios ro-ro que aqui operam, fazem-nos através de rampas próprias, de popa ou laterais que normalmente equipam este tipo de navios e que lhe possibilitam a operação em cais por acostamento de um dos bordos. 
No sábado o Tenerife Car, esteve em Lisboa a abastecer-se, na sua viagem de Vigo com destino a Tanger Med. Pertence ao grupo Espanhol Suardiaz. Já no domingo dia 6 foi a vez do MN Pelican que a caminho de França vindo de África realizou uma escala neste porto tal como o MN Calao da mesma companhia já havia tido feito no passado dia 10 de Agosto.

Wednesday, October 9, 2019

Um Cubano em Lisboa

Julius S, um dos inúmeros navios cargueiros "anónimos" que escalam Lisboa, desempenhando as suas funções de motores da economia global. Trata-se de um navio de 2004 com 207 de comprimento, por 30 m de boca, que chegou de Valência e sairá com destino ao Canadá, porto de Halifax, Nova Escócia. Efectua um serviço regular quinzenal denominado MEDCAN, que é a ligação marítima entre o Mediterrâneo, Canadá e Cuba com escala em Lisboa. O Julius S é operado pela Melfi Marine  Corporation, um empresa Cubana que através dos navios estabelece o comércio internacional com aquela Ilha, operando no porto de Mariel, a Oeste de Havana. 
O Julius S, é apoiado nesta ligação por mais navios, sendo que o próximo a escalar Lisboa será já o JPO Aries, no próximo dia 17. Curiosamente o JPO Aries, opera com a bandeira Portuguesa encontrando-se registado na Madeira.
Uma ficha completa com os dados do Julius S pode ser encontrada aqui.

Alfeite

Um olhar atento sobre o Alfeite, desde Lisboa e podemos ver os navios patrulha oceânico NRP Figueira da Foz e o NRP Vasco da Gama ambos atracados "em casa".

Bremen e Nautica

Hoje estiveram em Lisboa 3 navios de cruzeiros. O Mein Schiff 3, o Bremen e o Náutica. O Mein Scheiff 3, chegou pela 5 h da manhã de La Coruña e saiu pelas 17h com destino a Cádiz. Não o conseguimos fotografar hoje. 
Já o pequeno Bremen, com a sua nova pintura do casco veio desde o porto de Tesco, nas ilhas Britânicas de Scilly, um pequeno arquipélago no Sul da Inglaterra, no mar Celta à entrada do Canal da Mancha. Este pequeno navio, que descobriu a "Bremen Island", uma ilha com cerca de 1 km quadrado na Antartida  saiu pelas 18 h com destino ao Funchal.
Já o navio da Oceania Cruises, Nautica, está a pernoitar em Lisboa e tem a sua saída apenas prevista para o dia de amanhã pelas 15 h com destino a Cádiz.






Thursday, October 3, 2019

World Explorer

Hoje deu-se a estreia em Lisboa, de um navio de cruzeiros Português, facto que já não acontecia há décadas, a estreia de um navio de cruzeiros totalmente Português. Não como os navios de cruzeiros que estão registados na Madeira e utilizam a bandeira Portuguesa apenas por alguma conveniência. 
A chegada a Lisboa pelas 13:30h depois de algum tempo de espera ao largo.
Construído em Viana do Castelo o "Explorador do Mundo" como devia chamar-se está alugado a operadores internacionais por obrigação dos bancos que o financiaram, segundo a comunicação social
A espera ao largo, para entrar em porto à hora marcada.
Vem sendo hábito com navios que operem com bandeira Portuguesa de empresas Portuguesas, neste caso a empresa Mystic Cruises, ou caso não tenhamos vergonha da nossa língua ou do nosso país e o queiramos mesmo vender aos estrangeiros por esse mundo fora, como apregoa, a "Cruzeiros Místicos".
As saliências no corpo do navio.
Nesta escala em Lisboa, foi inaugurado a bordo do navio o auditório Fernão de Magalhães com direito a visitas oficias como é hábito neste tipo de ocasiões, assim como o lançamento de um selo evocativo dos 500 anos da viagem de circum navegação de Fernão de Magalhães. 
A plataforma de acesso aos botes de exploração.
A madrinha deste navio é a terceira esposa do ex-presidente Francês, Carla Bruni Sarkozy, que baptizou o navio em Viana do Castelo em Abril último (dia 6).
O World Explorer tem enormes semelhanças ao ex-ferry Atlântida agora navio de cruzeiros a navegar com o nome Spitsbergen, fruto do know-how ganho nessa construção, tal como o casco reforçado para operar em regiões polares. 
Com 126 m de comprimento por 19 m de boca e 4,7 m de calado, pode receber 200 passageiros e 110 tripulantes, sendo vendido como navio de exploração uma vez que as suas características permitem que possa chegar a portos onde outros navios maiores não chegam. Assim ficamos a aguardar, sentados, os cruzeiros deste navio Português ao Porto Santo assim como a sua visita aos portos Açorianos, portos onde navios maiores não chegam.
A proa, simples e bonita.
Representou um investimento de 75M € financiados pelo dinheiro dos cidadãos Portugueses através da Caixa Geral de Depósitos, Montepio (o mesmo banco que esteve envolvido no financiamento da Portuscale Cruises) e por um banco Chinês, em regime de venda, aluguer e obrigação de recompra.  O World Explorer, por estas obrigações encontra-se agora a ser explorado por empresas estrangeiras, nomeadamente o fretamento que irá agora iniciar à Quark Expeditions, no extemo Sul do planeta. Na Europa as suas viagens são vendidas através da Nicko Cruises uma empresa pertencente ao universo da "Cruzeiros Místicos". 
A chaminé, a baleeira e o recuo à popa, menos bem conseguido.
O navio que saiu de Viana do Castelo a 1 de Agosto último, depois de algum atraso na sua construção (devia ter saído alguns meses antes), ainda navega com os últimos retoques a serem efectuados a bordo, o que não impede a sua exploração comercial.

 Ao World Explorer deverão juntar-se mais dois "fotocópias", visto que serão exactamente iguais a este. 

Thursday, September 26, 2019

World Odyssey e Costa Favolosa

World Odyssey e Costa Favolosa, com dois monumentos em pano de fundo a ambos.
Pernoitam hoje em Lisboa dois navios. O navio de cruzeiros Costa Favolosa e o navio universidade World Odyssey. O Costa Favolosa está a efectuar uma viagem com embarques em vários portos. Chegou hoje pelas 6 h a Lisboa, vindo de Málaga e apenas partirá amanhã pelas 16 h com destino a Cádiz. Os desembarques serão em Barcelona, Savona e Marselha seguindo a mesma ordem dos embarques. O Costa Favolosa irá repetir estas escalas até ao próximo dia 26 de Novembro, neste que  é o seu posicionamento com cruzeiros denominados Mediterrâneo Ocidental.
O World Odyssey (Deutschland), visita Lisboa pela Semester at Sea, a universidade flutuante. Irá permanecer em Lisboa até ao próximo dia 28, quando zarpará pelas 18 h também com destino a Cádiz, nesta sua viagem com precedência em Gdansk (Polónia). O World Odyssey, está a efectuar uma viagem de 106 dias com passagem em 12 países, 13 cidades e 4 continentes que se iniciou a 9 de Setembro em Amesterdão e irá terminar no dia 23 de Dezembro em San Diego na Califórnia.
 A presença do nome Deutschland ainda bem visível no casco deve-se ao facto do navio estar numa fase em que no Inverno (Setembro a Abril) ostenta o nome World Odyssey e opera pela Semester at Sea e no Verão opera como Deutschland pela Phoenix Reisen. Inclusive tem uma escala já planeado para o próximo dia 9 de Maio pela Phoenix Reisen em Lisboa, em que nessa mesma viagem irá estar nos Açores e Madeira com escala na ilha do Porto Santo antes de escalar Lisboa.



Atracado em Santa Apolónia montante na sua escala de dois dias. 

Tuesday, September 24, 2019

Morviken

No dia de hoje, o porto de Lisboa, dava conta na sua página oficial do facebook do aumento do número de navios que têm vindo a Lisboa com o único intuito de abastecer. Por acaso na última semana tinha reparado no mesmo, pois nos últimos tempos o quadro central e toda a zona a jusante da ponte 25 de Abril tem servido de "bomba de gasolina", para navios de grande dimensão nos quais se destacam os petroleiros, um tipo de navio que em Lisboa não é frequente, devido ao facto de não existirem terminais petrolíferos de grande dimensão, neste porto. Só na última semana pode-se contar 11 movimentos neste porto pelo mesmo motivo. O principal motivo desse aumento ainda é desconhecido, mas poderá estar relacionado com algum aumento de preço dos combustíveis nos portos a Norte de Lisboa, ou então apenas com tempos de espera que em Lisboa, por esta altura ainda é reduzido ou quase inexistente.
O que estas escalas, sempre curtas proporcionam são boas oportunidades para registar navios que possivelmente nunca mais voltarão a Lisboa, e cuja escala se torna única. Assim e sempre que possível é de aproveitar para ver navios diferentes, nomeadamente navios tanque ou graneleiros, e de portes bastante consideráveis que se equiparam aos maiores navios de cruzeiros que visitam Lisboa.
Foi o caso do Morviken, um navio petroleiro do tipo Suezmax,
com bandeira Norueguesa que veio ao Tejo abastecer tendo fundeado ao largo da Trafaria, bastante próximo aos silos ali existentes. Chegou no domingo de manhã e saiu na segunda-feira ao final do dia com destino incerto, provavelmente a aguardar fretes, mas navegando em direcção a Sul, na costa de Marrocos. Este navio tem 158000 toneladas distribuidas em 274 m de comprimento e 49 m de largura. Foi construído em 2018 nos estaleiros da Samsung. É propriedade da companhia Norueguesa com sede em Bergen, Viken Crude AS. Navega com o IMO 9817494 e o seu calado pode atingir os 23,3 m.

Graneleiro Bright Kowa

Registo do navio graneleiro Bright Kowa a carregar no meio do rio Tejo, operação bastante habitual no que acontece no meio do rio, numa zona denominada Mar da Palha. Aqui as mercadorias chegam de batelão, transportadas por rebocadores, que se colocam ao lado do navio e a partir destes é içada a mercadoria a granel,  com os meios de elevação do próprio navio ou com utilização de gruas flutuantes.
O Bright Kowa fundeado e o batelão Socartagus preso ao navio.
Duas gruas flutuantes efectuam o carregamento do navio, uma em cada bordo do mesmo.
Pela popa do Bright Kowa conseguimos ver o rebocador madeirense Ponta do Pargo e navio cargueiro Açoriano, Ponta da Barca ambos em reparações no estaleiro do Seixal (Navaltagus).
O Bright Kowa é um navio graneleiro que chegou a Lisboa na passada quinta-feira pelas 17 h com origem em Gibraltar. A sua saída está agendada para o final do dia de amanhã, com destino à Guiné Conacri. Tem 183 m de comprimento e 32 m de boca. Navega sob o IMO 9604811 e bandeira das Ilhas Marshall (Porto de Majuro). Foi o casco nº 738 do estaleiro Imabari Shipbuilding Co., Ltd. Teve o assentamento do casco a 28 de Dezembro de 2010, sendo lançado à água a 13 de Janeiro de 2012, cerca de um mês depois, era dada por concluída a sua construção, a 28 de Fevereiro de 2012. Desde então navega as suas 30655 toneladas com um motor de 9480 kW, que gira a 127 rpm. 
O bright Kowa tem um calado de 17,45m. o Seu casco é duplo, reforçado para cargas pesadas. É operado pela Twin Bright Shipping do Japão. 

Monday, September 23, 2019

Maria Francisca

Navio de carga geral multi-deck, Maria Francisca da PSL navegação saindo de Lisboa com destino a São Tomé. Este navio efectua ligações entre a Europa e África. Na Europa efectua escalas em Roterdão, Leixões e Lisboa. Em África opera em São Tomé e Príncipe e Angola. O Maria Francisca é um navio de 2004 com 192 m de comprimento, 28 m de boca e 9 m de calado. Tem 23 132 toneladas e anteriormente navegou com o nomes Cape Delfaro, San Pablo e Baltic Mercur II. Encontra-se afretado à PSL, nesta operação Africana. O Maria Francisca quando se chamou Cape Delfaro operou pela Austral Asia Line, com essa mesma inscrição no casco. Também teve a inscrição Project Asia Service, desde a sua construção e esta ainda é visível no seu casco apesar de se encontrar pintada à mesma cor do casco actualmente. Já operou um pouco por todo o Mundo, desde o Canadá à Austrália, passado pelas Antilhas Holandesas.

A bonita ponte de comando do Maria Francisca
A identificação do actual operador e o primeiro ainda bem visível.