Thursday, October 3, 2019

World Explorer

Hoje deu-se a estreia em Lisboa, de um navio de cruzeiros Português, facto que já não acontecia há décadas, a estreia de um navio de cruzeiros totalmente Português. Não como os navios de cruzeiros que estão registados na Madeira e utilizam a bandeira Portuguesa apenas por alguma conveniência. 
A chegada a Lisboa pelas 13:30h depois de algum tempo de espera ao largo.
Construído em Viana do Castelo o "Explorador do Mundo" como devia chamar-se está alugado a operadores internacionais por obrigação dos bancos que o financiaram, segundo a comunicação social
A espera ao largo, para entrar em porto à hora marcada.
Vem sendo hábito com navios que operem com bandeira Portuguesa de empresas Portuguesas, neste caso a empresa Mystic Cruises, ou caso não tenhamos vergonha da nossa língua ou do nosso país e o queiramos mesmo vender aos estrangeiros por esse mundo fora, como apregoa, a "Cruzeiros Místicos".
As saliências no corpo do navio.
Nesta escala em Lisboa, foi inaugurado a bordo do navio o auditório Fernão de Magalhães com direito a visitas oficias como é hábito neste tipo de ocasiões, assim como o lançamento de um selo evocativo dos 500 anos da viagem de circum navegação de Fernão de Magalhães. 
A plataforma de acesso aos botes de exploração.
A madrinha deste navio é a terceira esposa do ex-presidente Francês, Carla Bruni Sarkozy, que baptizou o navio em Viana do Castelo em Abril último (dia 6).
O World Explorer tem enormes semelhanças ao ex-ferry Atlântida agora navio de cruzeiros a navegar com o nome Spitsbergen, fruto do know-how ganho nessa construção, tal como o casco reforçado para operar em regiões polares. 
Com 126 m de comprimento por 19 m de boca e 4,7 m de calado, pode receber 200 passageiros e 110 tripulantes, sendo vendido como navio de exploração uma vez que as suas características permitem que possa chegar a portos onde outros navios maiores não chegam. Assim ficamos a aguardar, sentados, os cruzeiros deste navio Português ao Porto Santo assim como a sua visita aos portos Açorianos, portos onde navios maiores não chegam.
A proa, simples e bonita.
Representou um investimento de 75M € financiados pelo dinheiro dos cidadãos Portugueses através da Caixa Geral de Depósitos, Montepio (o mesmo banco que esteve envolvido no financiamento da Portuscale Cruises) e por um banco Chinês, em regime de venda, aluguer e obrigação de recompra.  O World Explorer, por estas obrigações encontra-se agora a ser explorado por empresas estrangeiras, nomeadamente o fretamento que irá agora iniciar à Quark Expeditions, no extemo Sul do planeta. Na Europa as suas viagens são vendidas através da Nicko Cruises uma empresa pertencente ao universo da "Cruzeiros Místicos". 
A chaminé, a baleeira e o recuo à popa, menos bem conseguido.
O navio que saiu de Viana do Castelo a 1 de Agosto último, depois de algum atraso na sua construção (devia ter saído alguns meses antes), ainda navega com os últimos retoques a serem efectuados a bordo, o que não impede a sua exploração comercial.

 Ao World Explorer deverão juntar-se mais dois "fotocópias", visto que serão exactamente iguais a este. 

Thursday, September 26, 2019

World Odyssey e Costa Favolosa

World Odyssey e Costa Favolosa, com dois monumentos em pano de fundo a ambos.
Pernoitam hoje em Lisboa dois navios. O navio de cruzeiros Costa Favolosa e o navio universidade World Odyssey. O Costa Favolosa está a efectuar uma viagem com embarques em vários portos. Chegou hoje pelas 6 h a Lisboa, vindo de Málaga e apenas partirá amanhã pelas 16 h com destino a Cádiz. Os desembarques serão em Barcelona, Savona e Marselha seguindo a mesma ordem dos embarques. O Costa Favolosa irá repetir estas escalas até ao próximo dia 26 de Novembro, neste que  é o seu posicionamento com cruzeiros denominados Mediterrâneo Ocidental.
O World Odyssey (Deutschland), visita Lisboa pela Semester at Sea, a universidade flutuante. Irá permanecer em Lisboa até ao próximo dia 28, quando zarpará pelas 18 h também com destino a Cádiz, nesta sua viagem com precedência em Gdansk (Polónia). O World Odyssey, está a efectuar uma viagem de 106 dias com passagem em 12 países, 13 cidades e 4 continentes que se iniciou a 9 de Setembro em Amesterdão e irá terminar no dia 23 de Dezembro em San Diego na Califórnia.
 A presença do nome Deutschland ainda bem visível no casco deve-se ao facto do navio estar numa fase em que no Inverno (Setembro a Abril) ostenta o nome World Odyssey e opera pela Semester at Sea e no Verão opera como Deutschland pela Phoenix Reisen. Inclusive tem uma escala já planeado para o próximo dia 9 de Maio pela Phoenix Reisen em Lisboa, em que nessa mesma viagem irá estar nos Açores e Madeira com escala na ilha do Porto Santo antes de escalar Lisboa.



Atracado em Santa Apolónia montante na sua escala de dois dias. 

Tuesday, September 24, 2019

Morviken

No dia de hoje, o porto de Lisboa, dava conta na sua página oficial do facebook do aumento do número de navios que têm vindo a Lisboa com o único intuito de abastecer. Por acaso na última semana tinha reparado no mesmo, pois nos últimos tempos o quadro central e toda a zona a jusante da ponte 25 de Abril tem servido de "bomba de gasolina", para navios de grande dimensão nos quais se destacam os petroleiros, um tipo de navio que em Lisboa não é frequente, devido ao facto de não existirem terminais petrolíferos de grande dimensão, neste porto. Só na última semana pode-se contar 11 movimentos neste porto pelo mesmo motivo. O principal motivo desse aumento ainda é desconhecido, mas poderá estar relacionado com algum aumento de preço dos combustíveis nos portos a Norte de Lisboa, ou então apenas com tempos de espera que em Lisboa, por esta altura ainda é reduzido ou quase inexistente.
O que estas escalas, sempre curtas proporcionam são boas oportunidades para registar navios que possivelmente nunca mais voltarão a Lisboa, e cuja escala se torna única. Assim e sempre que possível é de aproveitar para ver navios diferentes, nomeadamente navios tanque ou graneleiros, e de portes bastante consideráveis que se equiparam aos maiores navios de cruzeiros que visitam Lisboa.
Foi o caso do Morviken, um navio petroleiro do tipo Suezmax,
com bandeira Norueguesa que veio ao Tejo abastecer tendo fundeado ao largo da Trafaria, bastante próximo aos silos ali existentes. Chegou no domingo de manhã e saiu na segunda-feira ao final do dia com destino incerto, provavelmente a aguardar fretes, mas navegando em direcção a Sul, na costa de Marrocos. Este navio tem 158000 toneladas distribuidas em 274 m de comprimento e 49 m de largura. Foi construído em 2018 nos estaleiros da Samsung. É propriedade da companhia Norueguesa com sede em Bergen, Viken Crude AS. Navega com o IMO 9817494 e o seu calado pode atingir os 23,3 m.

Graneleiro Bright Kowa

Registo do navio graneleiro Bright Kowa a carregar no meio do rio Tejo, operação bastante habitual no que acontece no meio do rio, numa zona denominada Mar da Palha. Aqui as mercadorias chegam de batelão, transportadas por rebocadores, que se colocam ao lado do navio e a partir destes é içada a mercadoria a granel,  com os meios de elevação do próprio navio ou com utilização de gruas flutuantes.
O Bright Kowa fundeado e o batelão Socartagus preso ao navio.
Duas gruas flutuantes efectuam o carregamento do navio, uma em cada bordo do mesmo.
Pela popa do Bright Kowa conseguimos ver o rebocador madeirense Ponta do Pargo e navio cargueiro Açoriano, Ponta da Barca ambos em reparações no estaleiro do Seixal (Navaltagus).
O Bright Kowa é um navio graneleiro que chegou a Lisboa na passada quinta-feira pelas 17 h com origem em Gibraltar. A sua saída está agendada para o final do dia de amanhã, com destino à Guiné Conacri. Tem 183 m de comprimento e 32 m de boca. Navega sob o IMO 9604811 e bandeira das Ilhas Marshall (Porto de Majuro). Foi o casco nº 738 do estaleiro Imabari Shipbuilding Co., Ltd. Teve o assentamento do casco a 28 de Dezembro de 2010, sendo lançado à água a 13 de Janeiro de 2012, cerca de um mês depois, era dada por concluída a sua construção, a 28 de Fevereiro de 2012. Desde então navega as suas 30655 toneladas com um motor de 9480 kW, que gira a 127 rpm. 
O bright Kowa tem um calado de 17,45m. o Seu casco é duplo, reforçado para cargas pesadas. É operado pela Twin Bright Shipping do Japão. 

Monday, September 23, 2019

Maria Francisca

Navio de carga geral multi-deck, Maria Francisca da PSL navegação saindo de Lisboa com destino a São Tomé. Este navio efectua ligações entre a Europa e África. Na Europa efectua escalas em Roterdão, Leixões e Lisboa. Em África opera em São Tomé e Príncipe e Angola. O Maria Francisca é um navio de 2004 com 192 m de comprimento, 28 m de boca e 9 m de calado. Tem 23 132 toneladas e anteriormente navegou com o nomes Cape Delfaro, San Pablo e Baltic Mercur II. Encontra-se afretado à PSL, nesta operação Africana. O Maria Francisca quando se chamou Cape Delfaro operou pela Austral Asia Line, com essa mesma inscrição no casco. Também teve a inscrição Project Asia Service, desde a sua construção e esta ainda é visível no seu casco apesar de se encontrar pintada à mesma cor do casco actualmente. Já operou um pouco por todo o Mundo, desde o Canadá à Austrália, passado pelas Antilhas Holandesas.

A bonita ponte de comando do Maria Francisca
A identificação do actual operador e o primeiro ainda bem visível.

Ventura

A passagem pela ponte 25 de Abril, debaixo de chuva intensa.
Registo de mais uma escala do navio Ventura em Lisboa, um sábado chuvoso. Chegou pelas 07 h de Santa Cruz de Tenerife e partiu pelas 18 h com destino a Southampton, em mais um cruzeiro circular pela Madeira e Canárias com saída de Southampton. Ficam as fotos da sua saída debaixo de chuva, com destaque para o desembarque do piloto, feito ainda de forma muito tradicional e um pouco insegura. O Ventura regressa a Lisboa já no próximo dia 28, numa viagem ao Mediterrâneo.

O desembarque do piloto, para a lancha Barra Norte.



A viragem para Sul, na saída pela barra sul do porto de Lisboa.

Friday, September 20, 2019

Nieuw Statendam estreia-se em Lisboa

Registo da primeira escala do Nieuw Statendam em Lisboa, num dia em que estiveram em porto também os navios Ocean Majesty, AIDAstella e Mein Schiff 4. O Nieuw Statendam após uma temporada inaugural nas Caraíbas, esteve a operar no Norte da Europa, de onde acaba de sair agora para rumar ao Mediterrâneo até final de Outubro, altura em que regressa novamente ao continente Americano. Este navio começou a navegar a 5 de Dezembro último, sendo assim o mais recente navio da Holland America Line. 
O Ocean Majesty, passando pelos residentes no Tejo, veleiro Leão Holandês e cacilheiro Dafundo.
Já o Ocean Majesty está também a sair do Norte da Europa onde esteve a operar nos últimos meses, com destino ao Mediterrâneo. Na presente viagem iniciada a 14 de Setembro em Bremerhaven, o Ocean Majesty tem como destino final o porto de Génova onde deverá chegar no próximo dia 25. Ppor agora segue apenas para Cádiz, onde os passageiros poderão ter a oportunidade de fazer excursões até Sevilha.

O Nieuw Statendam seguindo o Ocean Majesty até Cádiz.
Símbolos de Lisboa os quais os passageiros do Ocean Majesty tiveram a oportunidade de conhecer ao longo das suas 12 horas de escala
A chamiiné do Ocean Majesty(ex- Juan March) com o logótipo do seu dono, a Majestic International Cruises e operador Hansa Touristik. 


Chaminé do Nieuw Statendam e foto onde se podem observar alguns detalhes da classe Pinnacle da Holland America Line.

Tuesday, September 17, 2019

Visita do Zenith

Visita do navio Zenith a Lisboa, no passado Domingo dia 15 de Setembro. O navio da Pullmantur chegou pelas 9h de Vigo e saiu pelas 21 h para Tânger Med. O Zenith é já um veterano, pois é um navio de 1992, construído para a Celebrity Cruises pelo estaleiro Meyer Werf de Papemburgo. Navega com o IMO 8918136 e bandeira de Malta. Tem 47413 toneladas, 202 m de cmprimento, 30 m de boca e 7,7 m de calado. Considerado à época um navio médio, atualmente podemos considerá-lo um navio pequeno pois os seus 9 decks a albergarem 1774 passageiros e 620 tripulantes fazem dele um navio pequeno face aos gigantes com cerca de 6 mil pessoas a bordo.
A passagem nocturna pelo Cristo Rei, na descida do rio Tejo.
O design de proa, partilhado apenas com o irmão Horizon. No mastro podemos ainda observar um traço pertencente à Celebrity Cruises

O Zenith saiu da Celebrity Cruises decorria o ano de 2007 (há 12 anos portanto), quando foi transferido para Pullmantur Cruises. Ainda teve uma breve passagem pela CDF- Croisieres de France, uma marca pela qual operou entre 2014 e 2017 altura em que regressou à Pullmantur e por lá se tem mantido com o atual layout. Em julho deste ano foi anunciada a sua saída da Pullmantur para a Peace Boat em inícios do próximo ano. Provavelmente essa transferência significará o início do fim para este navio de 1992.
Os barcos salva-vidas que denunciam a idade do navio.
Na chaminé o X da Celebrity Cruises ainda lá está, encoberto.
O relógio marcava a hora do registo das fotografias.
A descida nocturna do rio Tejo

Monday, September 16, 2019

Elite

O navio porta contentores Elite entrando no cais de Santa Apolónia no passado dia 11 de Setembro proveniente de Leixões. Voltou a sair deste porto com destino a Setúbal no dia seguinte pelas 22 h. O Elite é um navio de julho de 2005, com 11662 toneladas e 149 m de comprimento por 23 m de boca. Navega com a bandeira Holandesa, com porto de registo em Harlingen. Navega os seus 720 TEUS de carga máxima com o IMO 9315018 sob os 8,71 m de calado a uma velocidade média de 18 nós. É propriedade da JR ship Management, e operado pela WEC lines, assíduo cliente dos portos nacionais.


As pontes modernas, mais ligeiras, onde o espaço para tripulação parece que falta ou ficou esquecido