Monday, September 23, 2019

Maria Francisca

Navio de carga geral multi-deck, Maria Francisca da PSL navegação saindo de Lisboa com destino a São Tomé. Este navio efectua ligações entre a Europa e África. Na Europa efectua escalas em Roterdão, Leixões e Lisboa. Em África opera em São Tomé e Príncipe e Angola. O Maria Francisca é um navio de 2004 com 192 m de comprimento, 28 m de boca e 9 m de calado. Tem 23 132 toneladas e anteriormente navegou com o nomes Cape Delfaro, San Pablo e Baltic Mercur II. Encontra-se afretado à PSL, nesta operação Africana. O Maria Francisca quando se chamou Cape Delfaro operou pela Austral Asia Line, com essa mesma inscrição no casco. Também teve a inscrição Project Asia Service, desde a sua construção e esta ainda é visível no seu casco apesar de se encontrar pintada à mesma cor do casco actualmente. Já operou um pouco por todo o Mundo, desde o Canadá à Austrália, passado pelas Antilhas Holandesas.

A bonita ponte de comando do Maria Francisca
A identificação do actual operador e o primeiro ainda bem visível.

Ventura

A passagem pela ponte 25 de Abril, debaixo de chuva intensa.
Registo de mais uma escala do navio Ventura em Lisboa, um sábado chuvoso. Chegou pelas 07 h de Santa Cruz de Tenerife e partiu pelas 18 h com destino a Southampton, em mais um cruzeiro circular pela Madeira e Canárias com saída de Southampton. Ficam as fotos da sua saída debaixo de chuva, com destaque para o desembarque do piloto, feito ainda de forma muito tradicional e um pouco insegura. O Ventura regressa a Lisboa já no próximo dia 28, numa viagem ao Mediterrâneo.

O desembarque do piloto, para a lancha Barra Norte.



A viragem para Sul, na saída pela barra sul do porto de Lisboa.

Friday, September 20, 2019

Nieuw Statendam estreia-se em Lisboa

Registo da primeira escala do Nieuw Statendam em Lisboa, num dia em que estiveram em porto também os navios Ocean Majesty, AIDAstella e Mein Schiff 4. O Nieuw Statendam após uma temporada inaugural nas Caraíbas, esteve a operar no Norte da Europa, de onde acaba de sair agora para rumar ao Mediterrâneo até final de Outubro, altura em que regressa novamente ao continente Americano. Este navio começou a navegar a 5 de Dezembro último, sendo assim o mais recente navio da Holland America Line. 
O Ocean Majesty, passando pelos residentes no Tejo, veleiro Leão Holandês e cacilheiro Dafundo.
Já o Ocean Majesty está também a sair do Norte da Europa onde esteve a operar nos últimos meses, com destino ao Mediterrâneo. Na presente viagem iniciada a 14 de Setembro em Bremerhaven, o Ocean Majesty tem como destino final o porto de Génova onde deverá chegar no próximo dia 25. Ppor agora segue apenas para Cádiz, onde os passageiros poderão ter a oportunidade de fazer excursões até Sevilha.

O Nieuw Statendam seguindo o Ocean Majesty até Cádiz.
Símbolos de Lisboa os quais os passageiros do Ocean Majesty tiveram a oportunidade de conhecer ao longo das suas 12 horas de escala
A chamiiné do Ocean Majesty(ex- Juan March) com o logótipo do seu dono, a Majestic International Cruises e operador Hansa Touristik. 


Chaminé do Nieuw Statendam e foto onde se podem observar alguns detalhes da classe Pinnacle da Holland America Line.

Tuesday, September 17, 2019

Visita do Zenith

Visita do navio Zenith a Lisboa, no passado Domingo dia 15 de Setembro. O navio da Pullmantur chegou pelas 9h de Vigo e saiu pelas 21 h para Tânger Med. O Zenith é já um veterano, pois é um navio de 1992, construído para a Celebrity Cruises pelo estaleiro Meyer Werf de Papemburgo. Navega com o IMO 8918136 e bandeira de Malta. Tem 47413 toneladas, 202 m de cmprimento, 30 m de boca e 7,7 m de calado. Considerado à época um navio médio, atualmente podemos considerá-lo um navio pequeno pois os seus 9 decks a albergarem 1774 passageiros e 620 tripulantes fazem dele um navio pequeno face aos gigantes com cerca de 6 mil pessoas a bordo.
A passagem nocturna pelo Cristo Rei, na descida do rio Tejo.
O design de proa, partilhado apenas com o irmão Horizon. No mastro podemos ainda observar um traço pertencente à Celebrity Cruises

O Zenith saiu da Celebrity Cruises decorria o ano de 2007 (há 12 anos portanto), quando foi transferido para Pullmantur Cruises. Ainda teve uma breve passagem pela CDF- Croisieres de France, uma marca pela qual operou entre 2014 e 2017 altura em que regressou à Pullmantur e por lá se tem mantido com o atual layout. Em julho deste ano foi anunciada a sua saída da Pullmantur para a Peace Boat em inícios do próximo ano. Provavelmente essa transferência significará o início do fim para este navio de 1992.
Os barcos salva-vidas que denunciam a idade do navio.
Na chaminé o X da Celebrity Cruises ainda lá está, encoberto.
O relógio marcava a hora do registo das fotografias.
A descida nocturna do rio Tejo

Monday, September 16, 2019

Elite

O navio porta contentores Elite entrando no cais de Santa Apolónia no passado dia 11 de Setembro proveniente de Leixões. Voltou a sair deste porto com destino a Setúbal no dia seguinte pelas 22 h. O Elite é um navio de julho de 2005, com 11662 toneladas e 149 m de comprimento por 23 m de boca. Navega com a bandeira Holandesa, com porto de registo em Harlingen. Navega os seus 720 TEUS de carga máxima com o IMO 9315018 sob os 8,71 m de calado a uma velocidade média de 18 nós. É propriedade da JR ship Management, e operado pela WEC lines, assíduo cliente dos portos nacionais.


As pontes modernas, mais ligeiras, onde o espaço para tripulação parece que falta ou ficou esquecido

Wind Surf


Registo da saída do navio Wind Surf do porto de Lisboa, na passada quarta feira, dia 11 de Setembro. O navio havia chegado de Cádiz e partiu de Lisboa com o mesmo destino pelas 20h. Ao descer o Tejo abriu as velas e saiu ao sabor do vento. Ficam algumas imagens da sua saída.





Em rotação para Estibordo
Os passageiros, alguns em Adeus definitivo a Lisboa, muito provavelmente.


O momento mais esperado da largada destes navios, a abertura de forma automática das velas. 

Sunday, September 15, 2019

Lisnave - Mitrena

Da esquerda  para a direita. Liteyny Prospect, Melodia, Pentathlon, Negra Matea e popa do Parnaso.
O estaleiro da Lisnave na Mitrena é o maior estaleiro de reparação naval em Portugal. Recebe navios de grandes dimensões que vêm a Portugal com o único propósito de ali serem reparados, não chegando sequer a efectuar escalas em cais nacionais, além do estaleiro. 
Fui até lá com o objectivo de fotografar o navio Rio Arauca, mas para minha surpresa e como previsto nem sinais dele. Estavam em estaleiros e fotografei a longa distância, os navios petroleiros; Liteyny Prospect (250 m), Melodia (274,3 m), Pentathlon (274 m),  Negra Matea (183 m) e Parnaso (244 m). 
Como shipspotter atento, a doca em que o Rio Arauca entrou estava cheia e os navios não desaparecem mas mudam frequentemente de nome, então o navio que passou dois anos fundeado no rio Tejo, chama-se agora Melodia e podemos vê-lo juntamente com os restantes nas fotos obtidas do estaleiro naval, a longa distância. O Parnaso e o Negra Matea juntamente com o Rio Arauca, fazem parte do lote de 3 navios arrestados em Portugal, por ordens judiciais que envolvem a petrolífera Venezuelana.
Liteyny Prospect, Melodia (ex-Rio Arauca) e Pentathlon.

Petroleiro Liteyny Prospect e o pórtico da doca da maior doca seca de Portugal
Negra Matea e Parnaso, ambos estacionados em cais e apreendidos.