Tuesday, September 17, 2019

Visita do Zenith

Visita do navio Zenith a Lisboa, no passado Domingo dia 15 de Setembro. O navio da Pullmantur chegou pelas 9h de Vigo e saiu pelas 21 h para Tânger Med. O Zenith é já um veterano, pois é um navio de 1992, construído para a Celebrity Cruises pelo estaleiro Meyer Werf de Papemburgo. Navega com o IMO 8918136 e bandeira de Malta. Tem 47413 toneladas, 202 m de cmprimento, 30 m de boca e 7,7 m de calado. Considerado à época um navio médio, atualmente podemos considerá-lo um navio pequeno pois os seus 9 decks a albergarem 1774 passageiros e 620 tripulantes fazem dele um navio pequeno face aos gigantes com cerca de 6 mil pessoas a bordo.
A passagem nocturna pelo Cristo Rei, na descida do rio Tejo.
O design de proa, partilhado apenas com o irmão Horizon. No mastro podemos ainda observar um traço pertencente à Celebrity Cruises

O Zenith saiu da Celebrity Cruises decorria o ano de 2007 (há 12 anos portanto), quando foi transferido para Pullmantur Cruises. Ainda teve uma breve passagem pela CDF- Croisieres de France, uma marca pela qual operou entre 2014 e 2017 altura em que regressou à Pullmantur e por lá se tem mantido com o atual layout. Em julho deste ano foi anunciada a sua saída da Pullmantur para a Peace Boat em inícios do próximo ano. Provavelmente essa transferência significará o início do fim para este navio de 1992.
Os barcos salva-vidas que denunciam a idade do navio.
Na chaminé o X da Celebrity Cruises ainda lá está, encoberto.
O relógio marcava a hora do registo das fotografias.
A descida nocturna do rio Tejo

Monday, September 16, 2019

Elite

O navio porta contentores Elite entrando no cais de Santa Apolónia no passado dia 11 de Setembro proveniente de Leixões. Voltou a sair deste porto com destino a Setúbal no dia seguinte pelas 22 h. O Elite é um navio de julho de 2005, com 11662 toneladas e 149 m de comprimento por 23 m de boca. Navega com a bandeira Holandesa, com porto de registo em Harlingen. Navega os seus 720 TEUS de carga máxima com o IMO 9315018 sob os 8,71 m de calado a uma velocidade média de 18 nós. É propriedade da JR ship Management, e operado pela WEC lines, assíduo cliente dos portos nacionais.


As pontes modernas, mais ligeiras, onde o espaço para tripulação parece que falta ou ficou esquecido

Wind Surf


Registo da saída do navio Wind Surf do porto de Lisboa, na passada quarta feira, dia 11 de Setembro. O navio havia chegado de Cádiz e partiu de Lisboa com o mesmo destino pelas 20h. Ao descer o Tejo abriu as velas e saiu ao sabor do vento. Ficam algumas imagens da sua saída.





Em rotação para Estibordo
Os passageiros, alguns em Adeus definitivo a Lisboa, muito provavelmente.


O momento mais esperado da largada destes navios, a abertura de forma automática das velas. 

Sunday, September 15, 2019

Lisnave - Mitrena

Da esquerda  para a direita. Liteyny Prospect, Melodia, Pentathlon, Negra Matea e popa do Parnaso.
O estaleiro da Lisnave na Mitrena é o maior estaleiro de reparação naval em Portugal. Recebe navios de grandes dimensões que vêm a Portugal com o único propósito de ali serem reparados, não chegando sequer a efectuar escalas em cais nacionais, além do estaleiro. 
Fui até lá com o objectivo de fotografar o navio Rio Arauca, mas para minha surpresa e como previsto nem sinais dele. Estavam em estaleiros e fotografei a longa distância, os navios petroleiros; Liteyny Prospect (250 m), Melodia (274,3 m), Pentathlon (274 m),  Negra Matea (183 m) e Parnaso (244 m). 
Como shipspotter atento, a doca em que o Rio Arauca entrou estava cheia e os navios não desaparecem mas mudam frequentemente de nome, então o navio que passou dois anos fundeado no rio Tejo, chama-se agora Melodia e podemos vê-lo juntamente com os restantes nas fotos obtidas do estaleiro naval, a longa distância. O Parnaso e o Negra Matea juntamente com o Rio Arauca, fazem parte do lote de 3 navios arrestados em Portugal, por ordens judiciais que envolvem a petrolífera Venezuelana.
Liteyny Prospect, Melodia (ex-Rio Arauca) e Pentathlon.

Petroleiro Liteyny Prospect e o pórtico da doca da maior doca seca de Portugal
Negra Matea e Parnaso, ambos estacionados em cais e apreendidos.

Saturday, August 17, 2019

Mein Schiff 3

Mais uma escala prolongada do navio Alemão Mein Schiff 3 em Lisboa. O navio chegou de Leixões pelas 7 horas e tem a sua saída para Bilbao prevista pelas 22h do dia de hoje, numa viagem com início e término em Bremerhaven. Enquanto os elementos da tripulação fazem as suas tarefas, os passageiros que optaram por ficar no navio aproveitam para descansar.








Njord R

O estaleiro de obra e a ocupação da praia em plena época balnear.
Trabalhos de recarga de areia das praias da Costa da Caparica, que estão sendo efectuados pela draga Dinamarquesa Njord R. O navio efectua a dragagem na foz do rio Tejo, após o farol do Bugio e efectua a descarga da areia para a praia através de um tubo com água. Nas fotos o navio encontra-se carregado, em manobra de fundeamento para a bóia que o prende ao tubo que efectua a descarga para a praia. Baixo podemos ver um vídeo da Boskalis, explicando alguns métodos de trabalho, entre os quais o que aqui está sendo aplicado na protecção à erosão marítima. A Njord R é operada pela Dinamarquesa Rhode Nielson A/S
Nesta foto podemos ver o tubo de descarga já acoplado à proa da draga, assim como os tubos de sucção nos bordos.




Monday, August 12, 2019

MN Calao

MN Calao chegando a Lisboa, vendo-se ao fundo a Trafaria com o ferry da Transtejo lá atracado.
Navio ro-ro MN Calao, proveniente de La Pallice e com destino a Beirute (Líbano). Veio até Lisboa para efectuar um abastecimento de combustível. Sabe-se que nesta viagem trasporta bens perigosos com risco D. Chegou pelas 16 h do dia 10 e saiu pelas 2 h do dia 11, tendo permanecido assim apenas algumas horas no rio Tejo para efectuar a sua operação. Navio com bandeira Francesa propriedade da Maritime Nantaise MN. Tem 160 m de comprimento e 8,4 m de calado. A rampa de embarque situa-se à popa. 


O MN Calao no momento em que se preparava para ser abastecido pelo Sacor II.