Monday, November 5, 2018

SeaDream I na doca

Registo da docagem do navio de cruzeiros SeaDream I, um navio que tem sido habitual no estaleiro da NavalRocha nos últimos anos. Ao fundo podemos ver também o Corinthian que será o próximo navio de cruzeiros a reparar por este estaleiro, e que já aguarda a entrada em doca seca no cais de espera deste estaleiro, onde se efectuam trabalhos, também. Na doca número dois deste estaleiro vemos ainda o topo do ferry local S. Jorge da Transtejo. Na doca número dois aquando deste registo, domingo passado, podíamos ver também o iate Balto, docado ao mesmo tempo que o S. Jorge.

Tuesday, July 10, 2018

Navios em Pernoita

Registo das escalas, ambas com pernoita dos navios Independence of the Seas e The World.

Tuesday, April 24, 2018

Lisbon Cruise Port

Alguns aspectos da partida do navio Riviera, hoje pelas 19h, do porto de Lisboa. Pelas 20h:30 seguiu-o o Midnatsol, embora com destinos diferentes. O Riviera rumou ao Funchal, e o Midnatsol seguiu para Norte com destino a Leixões.

 Ambos os navios fizeram escala tendo ainda por companhia em porto o navio Marella Celebration que saiu mais cedo do que estes dois, com destino a Portimão.
 As imagens foram obtidas nas novas infraestruturas do "Lisbon Cruise Port", sendo a sua reprodução ou uso totalmente proibidos mesmo que sem fins comerciais.

Friday, April 20, 2018

Ships leaving

 Alguns aspectos dos navios Marco Polo, Balmoral e Boudicca, deixando Lisboa, esta semana.



Saturday, March 10, 2018

Ainda o Betanzos

Mais algumas fotos do navio Betanzos que encalhou na foz do rio Tejo, devido a uma falha total de energia. Tal como os automóveis os navios também avariam, o Betanzos teve uma avaria e como não tinha meios de se movimentar sozinho foi empurrado pelas ondas para um banco de areia onde permanece. Nos últimos dias o Betanzos tem constituído motivo de romaria para curiosos e para fotógrafos anónimos os chamados "papa-likes" das redes sociais.
O Betanzos é um pequeno cargueiro de carga geral. Tem 118 m de comprimento, 15,2 m de largura e 7,05 m de calado. Navega sob o IMO 9263552. 

Tem 7875 t, e foi construído em 2002 no estaleiro Bodewes na Holanda. Até Outubro de 2017 navegou com o nome Vasadiep. 
O Betanzos fotografado como Vasadiep no porto de Aveiro em 2010.
Atualmente navega com bandeira Espanhola, pela Navigasa - Naviera de Galicia (sedeada na Galiza), daí o seu nome ser de uma localidade daquela região. Tem registo em Santa Cruz de Tenerife. 

Thursday, March 8, 2018

Betanzos

Betanzos é um localidade na província da Coruña, Norte de Espanha...mas é também o navio mais famoso dos últimos dias no Tejo. 
Este navio, ex-Vasadiep, encontra-se encalhado na barra Sul da saída do rio Tejo. Foi ali parar após um blackout, que sofreu após a saída do Porto de Lisboa, pela 01h da manhã do passado dia 6. O navio sem propulsão e forma de governo foi levado pelas ondas para os bancos de areia que se formam a Sul do farol do Bugio e que fazem com que este seja apenas contornado por Sul por pequenas embarcações e não navios de grandes dimensões.

Após várias tentativas para libertar o navio do banco de areia onde se encontra encalhado, através da utilização de rebocadores, hoje devido a uma previsão de agravamento do estado do mar, a tripulação foi evacuada por medida de precaução. Logo que as condições de mar sejam favoráveis irão ser retomadas as tentativas para libertar o navio e a tripulação regressar ao mesmo se o seu estado assim o permitir.
Apesar de não serem as melhores condições nem as que mais gosto registei a evacuação da tripulação do navio pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa, operação que pareceu decorrer na normalidade e que provou uma vez mais a elevada eficácia da Força Aérea Portuguesa para este tipo de ajuda aos marítimos que tão frequentemente executa nas águas sob jurisdição Portuguesa e possui elevadas taxas de sucesso, salvando dessa forma centenas de vidas anualmente.

AIDAperla

Estreou-se ontem no porto de Lisboa o AIDAperla, o mais recente navio da frota da AIDA Cruises. O operador Alemão, colocou assim o seu navio neste porto Português na sua viagem de reposicionamento da Mediterrâneo para o Norte da Europa. Este navio esteve a operar no Mediterrâneo deste Junho de 2017, altura em que entrou, novo, ao serviço. O AIDAperla nos próximos meses estará a efectuar cruzeiros no Norte da Europa com saídas do porto de Hamburgo e Roterdão, e escalas em Southampton, Le Havre e Zeebrugge. O AIDAperla não é propriamente uma novidade, uma vez que é idêntico ao seu irmão AIDAprima, sendo assim não constitui grande atracção apesar do seu design inovador de proa recta, um novo marco na era dos navios actuais.

Saiu de Lisboa pelas 20h do dia de hoje após uma escala de aproximadamente 21h. A  sua escala foi acompanhada pela chuva de Inverno que nos últimos dias se tem feito sentir em Lisboa, após um longo período de seca e Verão interminável.
Agradecimento: Lisbon Cruise Terminals e SEF.

Tuesday, March 6, 2018

Os patos e o Funchal

Os patos e o Funchal num dia de Inverno. 
Com a subida da maré e do nível do rio devido a uma chuva intensa, os patos que habitualmente andam na zona próxima aos navios Porto e Funchal decidiram e bem, refugiar-se em local seguro, fazendo um bom enquadramento para um cenário que não é de todo bonito. 

Tuesday, February 20, 2018

AIDAvita e Oriana


Hoje foi dia de Lisboa receber um dia de Verão após duas semanas de Inverno. E neste dia de Verão marcaram presença na capital Portuguesa os navios AIDAvita e Oriana. 

O AIDAvita havia chegado no dia de ontem do Funchal e saiu com destino a Leixões pelas 16h. 
Duas horas depois foi a vez do Oriana sair com destino a Southampton. Havia chegado hoje pelas 7h desde Arrecife de Lanzarote.




Tuesday, February 13, 2018

O Copernicus

O Copernicus foi a visita surpresa recente de "navios de passageiros", do porto de Lisboa, que mais agradou aos entusiastas de navios, logo depois do Wetspac Express.
Passou em Lisboa, numa viagem do Mediterrâneo com destino à Polónia onde se encontra actualmente. 
O Copernicus passou por Lisboa com a pintura da Moby Cargo. Nos últimos anos, tem operado em Itália e Espanha, principalmente ao serviço da Tirrenia e em fretamento à Balearia. Suponho que nesta viagem esteja em transição para um fretamento na Polónia.
Este tipo de navio (ro/ro cargo) embora seja bastante comum e usual pela Europa, ainda é muito raro de encontrar nos portos nacionais, devido à inexistência de ligações ferry de curta duração, no nosso país. Dentro dos ferrys, este tem como principal tarefa, o transporte rápido de mercadorias em viagens de alto mar, mas de curta distância, não sendo o transporte de passageiros privilegiado para este tipo de navio, embora tenha capacidade de transportar 50 passageiros (condutores dos veículos que transporta).
Apesar de não ser muito bonito, é extremamente útil e eficaz no tipo de transporte que faz.Contudo é um tipo de navio que apenas serve para efectuar ligações em distâncias curtas.
Como principais características ressalva-se; o ano de construção 1995 (Fincantieri Italiani), 150m de comprimento por 23,4 m de largura e 6 m de calado. Tem 1850 m.l. de espaço de carga. Tem 14398 toneladas.
Ficam algumas fotos da sua passagem por Lisboa, fundeado no Mar da Palha, nos últimos dias de Janeiro.