Sunday, March 10, 2024

O "novo" Ilha da Madeira

Com a saída de serviço do Ilha da Madeira (IMO 9341976), agora Conmar Najade, entrou ao serviço um "novo" Ilha da Madeira. Com 25 anos, faltam-lhe apenas 5 anos para atingir a idade média limite de serviço para um navio. O "novo" Ilha da Madeira navega com o IMO 9202077 bandeira portuguesa e registo na Madeira. Ainda está com as cores do antigo operador. 

Entre a carga do Ilha da Madeira, veio o helicóptero que na Madeira resgata gratuitamente turistas que vão passear nas montanhas sem as mínimas noções de bom senso.

A lista de nomes anteriores é extensa, mas no casco ainda é visível o seu primeiro nome Westersingel, depois navegou como X Press Italia, MSC Bosphorus, Western, voltou ao nome original em 2005 em 2017 esteve como 2Eykjafoss 0 e em 2028, com Reykjafoss. Antes de vir operar para a Transinsular esteve como RS Mistral.





É um navio com 7541 t GT, com 127 m de comprimento, 20 m de largura e que em relação ao anterior tem a vantagem de possuir 2 gruas. Foi construído no estaleiro Cassens Werft em Emden na Alemanha, o mesmo estaleiro que construiu o Funchalense 5 (2010) um "meio-irmão" deste navio, da empresa concorrente na mesma linha marítima, a GS lines. Ou seja, esta linha passa a ser servida por dois navios "gémeos" mas de empresas concorrentes, embora o Ilha da Madeira embora mais recente na linha, é um navio mais velho. embora uma mais valia.


Tuesday, March 5, 2024

Eemslift Dafne

 

Navio de transportes especiais que esteve fundeado no rio Tejo de 28 de Fevereiro a 4 de Março último. Recorde-se aqui a passagem por Lisboa de um outro navio da Amasus por Lisboa, em 2020.

Fim do catamarã Bica

Chegou ao fim o navio catamarã Bica. Na imagem divulgada esta semana nas redes sociais da empresa Ambigoup (empresa de valorização de resíduos, vulgo empresa sucateira), vemos o navio a ser desmantelado para reciclagem numa fase bastante avançada da demolição. O Bica foi construído nos estaleiros do Mondego, na Figueira da Foz e estava no rio Tejo desde 1996. É um navio com 28 anos, que navegou com o IMO 9112624. Nos últimos anos esteve atracado no cais do Montijo. Abaixo deixamos alguns registos do Bica.
O Bica em 2013, já fora de serviço atracado no Montijo.

O Bica e o Castelo na doca 13 da Lisnave.

Navio Funchal em Santa Apolónia


Sobrevoando o paquete Funchal que agora se encontra atracado em Santa Apolónia montante aguardando um destino final que lhe possa conferir mais glória, aquele que é o paquete Português mais famoso de sempre e que merecia ser transformado em hotel flutuante no porto de Lisboa.

Friday, February 16, 2024

AIDAsol em final de volta ao Mundo

Esteve hoje de passagem por Lisboa o navio AIDAsol, numa viagem de regresso de uma volta ao mundo. Esta viagem iniciou-se em Hamburgo a 27 de Outubro de 2023 e irá terminar no mesmo porto já no próximo dia 21 de fevereiro, após 117 dias de mar.

Saturday, February 10, 2024

Algés e Castelo

Os catamarãs Algés e Castelo, que ainda formam o trio com o catamarã Chiado, cujo destino poderá ser conhecido já no próximo dia 14 de fevereiro. Todos são navios com 45 m de comprimento, por 11,79 m de boca e com um calado de 1,35 m. 

Estas duas unidades foram construídos nos estaleiros de FBM Marine na ilha de Wight. Já o Chiado e o Bica, o quarto navio desta série, foram construídos no estaleiro da Figueira da Foz, em subcontratação. Foram todos construídos em alumínio, daí que o Chiado possa estar a apresentar danos estruturais que o obriguem a ser demolido. Apresentam uma arqueação de 431 t. Conseguem atingir 25 nós de velocidade máxima, mas normalmente operam no Tejo em velocidades inferiores. Maioritariamente faziam a ligação com o Montijo, onde a população os acusou da erosão das pequenas ilhas existentes no Tejo, como a ilha do Rato. Possuem 2 salões de passageiros e serviço de bar, embora esteja sempre fechado. Têm capacidade para 487 passageiros e estão ao serviço desde 1 de Agosto de 1995 (Algés) e 26 de setembro de 1995 (Castelo).
Coincidência, ou não, o facto de ambos os navios desta série que foram construídos em Portugal, estarem já abatidos ou em vias disso e estas duas unidades ainda estarem ao serviço. Poderá estar relacionado com os conhecimentos efetivos sobre construção em alumínio à data da sua construção, em Portugal e no estrangeiro.

Chupa Chups

O momento de fama desta pequena embarcação de pesca residente no rio Tejo.
 

Thursday, February 1, 2024

Naxos II

O regresso do Nsxos II ao estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. O navio encontra-se neste estaleiro em trabalhos de manutenção. Já havíamos registado este navio neste mesmo estaleiro em 2021, reveja aqui. Note-se que a MM Marine costuma atribuir nomes de ilhas gregas aos seus navios, caso do Naxos (II).

Tuesday, January 23, 2024

Monday, January 22, 2024

Navios da Transtejo à venda

A Transtejo está a vender 3 dos seus navios que agora já se encontram fora de serviço. Deixamos um registo dos 3 navios sobre os quais está a decorrer o processo de venda. registos do Chiado e do São Jorge quando ainda estavam operacionais e cruzando as águas do Tejo com passageiros. O Chiado, terá como destino final o abate, já o S. Jorge e o Pedro Nunes ainda poderão vir a ter outros destinos que não o abate.
O São Jorge é uma ótima escolha para quem pretender um navio robusto para cruzeiros fluviais.
Abaixo fica o registo do Pedro Nunes no local onde se encontra, aguardando comprador e novo destino.