Tuesday, November 14, 2023

SeaDream II em doca seca

Registo do SeaDream II em doca seca no estaleiro da NavalRocha em Lisboa. É cliente habitual deste estaleiro, este navio destinado a cruzeiros de exploração e que em tempos já foi considerado um navio de luxo pelo mass market do marketing turístico e agências de viagens.
Deverá deixar a doca seca, apenas o final do corrente mês.

Monday, November 13, 2023

Spirit of Discovery

Após um atraso na partida em cerca de 2 dias, o Spirit of Discovery que teve a sua partida prevista para a passada sexta-feira,
juntamente com o Spirit of Adventure, deixou Lisboa hoje ao final da tarde. Partiu pelas 17:30 h com destino a Bridgetown, Barbados. 
A demora em Lisboa, deveu-se segundo boatos, a reparação de avarias que o navio sofreu a semana passada numa tempestade no golfo da Biscaia. 
Apesar do dia ameno de novembro, em Lisboa, existem sempre passageiros que aproveitam a piscina vazia para nadar um pouco a bordo.


À esquerda, ao fundo os cargueiros Helena Schepers e o Grande Roma

Em porto teve a companhia do Norwegian Star que partiu pelas 21 h com destino ao Funchal, tendo previsto o seu regresso a Lisboa no próximo dia 24 de novembro, para dar início à sua viagem transatlântica com destino ao novo homeport, Buenos Aires.

Friday, November 10, 2023

Spirit od Adventure e Spirit of Discovery

Depois da reunião de frota da Fred. Olsen que aconteceu há 2 dias no Funchal, hoje foi a vez da Saga reunir a sua frota em Lisboa, com a escala simultânea do Spirit of Adventure e do Spirit of Discovery. À saída do Spirit of Adventure ambos os navios cumprimentaram-se efusivamente durante várias vezes tendo o Spirit of Adventure feito uma manobra de posicionamento lado a lado ao Spirit of Discovery que permaneceu em cais. Manobra arriscada, complicada e muito rara mesmo de acontecer neste porto. Depois efectuou uma rotação e deixou o tejo com destino a Portsmouth. 




Vídeo acima, de Rui Minas.

Tuesday, November 7, 2023

Ocean Invincible


Ocean Invincible, o navio de pesquisa oceanográfica que permaneceu fundeado no rio Tejo, enquanto a tempestade assolava o oceano ao largo de Portugal com um registo máximo de onda que atingiu o recorde de 20,3 m de altura na bóia de Leixões a 75 km da costa.
Este navio tem 66,4 m de comprimento e 13 m de largura. Conta já com 15 anos de idade. Tem o IMO 9386550 e bandeira das Bahamas com registo no porto de Nassau.

Silver Dawn e Suffren

O Silver Dawn que permaneceu no cais de Santa Apolónia desde o dia 1 de novembro até ao dia de ontem, dia 6 pela manhã, quando saiu com destino a Cádiz. Pela proa teve a fragata Suffren que aguarda ainda uma melhoria do estado do mar (ondulação) para poder deixar Lisboa em segurança, até à sucata.

Triste Funchal

O mais bonito navio de passageiros português a meio de mais um outono, parado no cais da Matinha. Feliz apenas com o regresso dos Corvos Marinhos de faces brancas que a cada outono regressam para lhe fazer companhia até ao início da primavera.

Monday, November 6, 2023

Manisa Greta no Montijo

Manisa Greta, um dos 10 navios que este fim de semana se refugiou no rio Tejo, fugindo dessa forma ao mau tempo que se fazia sentir no mar. Fundeou no Mar da Palha, mesmo em frente à base aérea do Montijo. 
O Manisa Greta é um navio de carga geral com 16 anos (2007), que navega com a bandeira de Portugal. Tem 108,2 m de comprimento e 18,48 m de largura.
Na foto podemos ver pela popa do Manisa Greta, o cais do Seixalinho, o terminal ferry do Montijo onde se encontra o ferry Eborense, visível na foto, aguardando o seu final. O edifício redondo visível na foto é o Fórum Montijo, um espaço comercial bastante conhecido na zona.

Thursday, November 2, 2023

Silver Dawn

Registo da chegada a Lisboa, do Silver Dawn esta tarde. Auxiliado na manobra de atraque pelo rebocador Portugs Cascais que ainda se identifica nos sistemas AIS como Svitzer Cascais...


O Silver Dawn pernoita em Lisboa e daqui deverá partir no próximo dia 4 com destino a Barcelona, visto que antecipou em 3 dias a chegada a Lisboa, da temporada no norte da Europa. Daqui deverá ir a Barcelona, depois regressa novamente a Lisboa e daqui deverá partir para a temporada do Verão no outro lado do Atlântico.

Wednesday, October 25, 2023

Pacific World

A estreia do Pacific World, ex-Sun Princess em Lisboa. Nesta viagem com passagem por apenas 24 portos e 20 países, o navio é operado pela organização Japonesa que promove a paz mundial, direitos humanos e sustentabilidade a nível global, a Peace Boat.

Está a efectuar a 115ª viagem de volta ao mundo pela Peace Boat, devendo voltar a Lisboa no próximo dia 20 de maio de 2024, na 117ª viagem global desta organização. Na sua 116ª viagem global, não passa pelo hemisfério norte, uma vez que viajará pelo Verão do hemisfério sul.


O design de proa que esconde os seus 28 anos de idade...

A chaminé sem o tradicional logo Princess a que associamos este navio.

Sunday, October 22, 2023

Napoli

Registo do navio ro-ro Napoli fundeado no rio Tejo, no dia de hoje à espera de fazer um reabastecimento de combustível. O navio da Grimaldi, está a operar entre o Norte de França e Sul de Espanha incluindo as ilhas Canárias. Tem passado várias vezes ao largo de Portugal, sem nunca ter entrado contudo nos portos nacionais, tendo isso acontecido hoje. 

Este navio de 1995, construído em Itália, tem capacidade para transportar 145 veículos e 750 contentores. Tem 175 m de comprimento e 24 m de boca. Navega com o IMO 9108568, e bandeira do Panamá.  Avaliando pelo logo da Chaminé o navio da Grimaldi parece estar ao serviço da UkrFerry que em agosto último trouxe também ao Tejo o seu outro navio para um reabastecimento. Veja aqui.

No seu passado a fase mais conhecido foi quando operou como Eurocargo Napoli, tendo sido substituído por navios mais recentes, maiores e mais eficientes. Navegou também como Norse Mersey e Cetam Massilia.