Thursday, December 1, 2022

Tripla escala em Lisboa

No primeiro dia de Dezembro, Lisboa registou uma tripla escala de navios de cruzeiros. O AIDAbella cuja tripulação aproveitou para fazer um simulacro e treino de incêndio, o Costa Fascinosa e o Norwegian Sun que regressou com os primeiros Portugueses que viajaram neste navio com embarque e desembarque em Lisboa.



Ao fundo o Diane A que aguarda cais para descarregar, juntamente com o CT Daniel, ambos fundeados no Tejo.

Wednesday, November 30, 2022

Sea Star

Sea Star, não o navio que efectua cruzeiros diários no rio Douro pela Barcadouro, mas sim um seu homónimo em Santorini. Estes pequenos navios da Santotini Boat Men, efectuam serviços de desembarque de passageiros dos navios de cruzeiros, em Santorini e portos Gregos próximos. 

O Sea Star é um dos maiores navios desta associação que dinamiza também excursões pela ilha de Santorini e outras próximas, assim como presta serviços de transporte e aluguer de embarcações para fins turísticos. O Sea Star é uma embarcação com casco em fibra de vidro, construído na Grécia em 2020. Tem 25 m de comprimento e 7 m de largura. Consegue transportar 284 passageiros até 28 nós de velocidade.

Tuesday, November 29, 2022

SS La Venezia

 

O navio que homenageia Veneza, o S.S. La Venezia da Uniworld. Nas fotos vemo-lo atracado justamente no porto de Veneza, quase a partir para mais um dos seus cruzeiros pela região de Veneza e Verona. 

Em termos de dimensões o S.S. La Venezia tem 110 m de comprimento, 11,4 m de largura e capacidade para 128 passageiros e 44 tripulantes. Navega com o ENI 7001802. Tem 63 camarotes incluindo suites de grandes dimensões. Entrou ao serviço da Uniworld em Veneza no ano de 2020, até então navegava com o nome River Countess também pela Uniworld, mas nos rios Europeus a Norte de Veneza tais como Danúbio, Sena e Reno, desde 2003 ano que foi construído.

Note-se que a Uniworld também opera no rio Douro com o navio São Gabriel.

Um dos itinerários de 7 dias do navio S.S. La Venezia. Viagens que são preenchidas por muitas actividades e excursões em terra, pratica bastante usual nos navios fluviais.

Pellestrina

O ferry dos transportes públicos de Veneza, Pellestrina que liga Pellestrina à ilha de Lido di Venezia (Alberoni), num pequeno estreito com apenas algumas dezenas de metros, viagem que é realizada numa rota com pouco mais de 1200 m.
O Pellestrina foi construído em 1972 (50 anos), no estaleiro de Poli em Veneza. Tem 282 t GT, um comprimento de 41 m, 9 m de boca e 2,20 m de calado. Navega com o IMO 8137988. 

"Autocarro" Veneziano

 

Numa região onde se vive entre canais, é normal a deslocação por via marítima e fluvial. Tão normal que se chega a confundir "autocarro" com embarcação e o transporte público adapta-se ao ponto de ser feito pela água em embarcações. Esta é a realidade dos locais onde existem muitos canais, mas uma realidade bastante conhecida no caso Veneziano, talvez o mais famoso a nível mundial. Na imagem vemos uma dessas situações, um "autocarro" com o registo VE 9163 que aguarda na paragem pelo início da sua carreira, em Punta Fusina, extremo sul da região de Marghera. Carreira que liga Punta Fusina a Zaterre próximo da Praça de São Marcos. Note-se o abrigo de paragem, muito melhor do que qualquer um abrigo de paragem de autocarro nas cidades e vilas de Portugal. 

MSC Giovanna

MSC Giovanna um dos mais de 200 navios cargueiros propriedade da MSC Cargo, visto operando no porto de Marghera. Este navio costuma operar no Mediterrâneooriental nomeadamente entre Turquia, Israel e Itália.

É também um dos navios mais velhos da frota com 35 anos.

Encontro de Azamaras em Lisboa

O isolamento da zona destinada a estaleiro de obras em Santa Apolónia, nos próximos anos.

 Lisboa teve hoje em cais os navios em escala longa, Azamara Pursuit e do Azamara Journey.
Ambos deverão deixar Lisboa com destino ao Funchal, pelas 2h do primeiro dia de Dezembro.

Saturday, November 26, 2022

Michelangelo em Veneza

De momento os únicos navios autorizados a atracar no porto de Veneza são os navios fluviais e os navios de pequeno porte. O Michelangelo da Croisieurope é um desses navios autorizados, apesar dos seus 110 m de comprimento e 11,4 m de largura.
Construído no ano 2000 e renovado em 2017, oferece 2 decks os seus 154 passageiros que podem ser servidos por apenas 25 tripulantes, média de 6 passageiros para cada tripulante. Um rácio que quase demonstra a selva em que se tornou Veneza, um destino fabuloso mas que se encontra poluído biologicamente por humanos, que não bebem a verdadeira essência cultural da cidade.
Registado na cidade Francesa de Estrasburgo, como é normal nos navios da CroisiEurope, O Michelangelo carrega apenas o nome de um Italiano que está entre os mais famosos criadores de arte do Ocidente, de sempre. Opera sobretudo com as partidas de Veneza e navega pelas diferentes ilhas e canais Venezianos, indo a locais como Burano, ou navegando no Canal Bianco, para que passageiros consigam visitar e conhecer cidades como Milão ou Pádua.

Andorinha e Queen Isabel

O Andorinha e o Queen Isabel atracados na Régua na operação do Verão passado. Dois dos mais recentes navios que operam no Douro, o Andorinha, navio de 80 m de comprimento entrou ao serviço em 2020. Encontra-se ao serviço pela Tauck, no Douro.

O Andorinha à esquerda e o Queen Isabel à direita, com a Régua como pano de fundo à fotografia.

Costa Deliziosa em Bari

 

O navio da Costa, o Costa Deliziosa, atracado no porto de Bari. Ao lado direito da foto podemos ver o edifício da gare de passageiros deste porto, bastante frequentado pelas companhias Italianas, Costa e MSC. No cais aguardam várias cisternas por embarcar nos navios ro-ro cargo que operam neste porto.